PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
Educação
Em Ação
Em
Defesa da Natureza
Secretária de
Educação : Maria Eterilda de Amorim Borba Assis
Diretora
de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Cortês
-2015
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE
DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Educação Em Ação Em Defesa da Natureza
Elaboração : Valdinere Alves
Apoio Geral :
Secretária de Educação: Maria Eterilda de Amorim Borba Assis
Diretor
de administração : Jaelsom Jose do
Nascimento
Diretora de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Diretores ,coordenadores, professores
e alunos
Parceria
Secretário
de Meio Ambiente : Sérgio Henrique Rodrigues da Silva
Cortês -2015
APRESENTAÇÃO
O Projeto Educação em Ação: Em defesa
da Natureza é um esforço reservado às apresentações das atividades produzidas
nas oficinas criativas realizadas em sala de aula com o respectivo professor, oportunizando
a criatividade de produção de seus alunos em consonância ao Tema “Meio
Ambiente”. Cabe à escola provocar a discussão dessa
temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do
conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se
relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações
perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira
nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas
também para suas soluções.
JUSTIFICATIVA:
A
escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande
geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de
envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação
modifique, formando novos hábitos. O convívio escolar será um fator
determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes Partindo do princípio
que a educação ambiental é um processo longo e contínuo deveu mudar nossos
hábitos e atitudes de maneira espontânea. A Educação Ambiental é muito mais do
que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. Desta forma, teremos
uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos
esquecer isto. Projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão
responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o
resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações
com fraternidade e sustentabilidade. Por isso , a Secretaria de Educação
visa apresentar este projeto em praça pública com o objetivo de
inserir alunos, familiares e autoridades no processo ensino aprendizagem
interagindo Meio Ambiente, Saúde e Educação.
OBJETIVO
GERAL
Despertar a consciência ecológica nas
crianças, no intuito de compreender a importância do equilíbrio entre o homem e
seu meio ambiente de modo que a teoria se converta em atitudes significativas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Reconhecer
as riquezas naturais do nosso município .Participar de
ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida,
responsabilidade, solidariedade, amizade e ética. Envolver a comunidade escolar
e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da
escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel,
destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou
prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
Convidar profissionais da saúde para apresentar
informações sobre a Dengue a comunidade.
Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o
mosquito da Dengue.
Fazer exposições dos trabalhos ou atividades
realizadas durante o mês de março. Apresentar stands de acordo com os temas
trabalhados. Desenvolver a criatividade dos alunos e professores.
Discutir sobre os animais que estão em extinção. Conhecer
os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos
e outras peculiaridades relativas a cada espécie.
Estabelecer
diferença entre separar, reciclar e reutilizar.. Levantar problemas e
apresentar sugestões do tratamento do lixo na nossa cidade. Refletir sobre a importância da reciclagem do
lixo para o ambiente;
Relacionar
as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal;
Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
Resgatar
junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula,
assim sendo fazer com que os alunos
levem essas informações as suas casas
Reconhecer
a Educação Ambiental como parte
integrante do currículo escolar, educando a comunidade para o Meio Ambiente.
Conscientizar os alunos quanto à correta utilização dos recursos
hídricos no contexto sócio-ambiental. Identificar problemas ocasionados pelo
uso inadequado da água.
Compreender causas e consequências do Aquecimento Global; Reconhecer
a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação;
Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o aquecimento
global causa à vida animal;
Identificar causas e consequências da destruição da flora
considerando a sua importância para a vida no planeta Terra;
Adotar posturas pessoais e comportamentos
sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a
construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
METODOLOGIA
O projeto será apresentado através de Confecção de cartazes, murais
,montagem de maquetes; Músicas com a temática ambiental.
De acordo com a proposta de sugestões,
o miniprojeto será apresentado através de stands ornamentados de acordo com os
temas trabalhados em sala de aula como também, apresentações em palco.
Como sugestões, o mesmo pode ser
apresentado por meio de paródias, fantoches, elaborações de maquetes ,dramatizações
, gibis, confecção de livrinhos além de artes plásticas e visuais .
Poderão apresentar parlendas ,cantigas
de roda,leituras de livros e músicas que tratam da questão ambiental.
A socialização das melhores atividades
produzidas irão ser apresentados em praça pública,onde estaremos pondo em
evidência a oralidade como forma de incentivo a expressividade.
A ATUAÇÃO DE CADA
SEGMENTO DA ESCOLA NO PROJETO
MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Construirá com as crianças as primeiras visões em
relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e
produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e
ações em relação a questão ambiental.
ENSINO
FUNDAMENTAL ( 1º ANO AO 5º ANO )
Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.
ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.
Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.
ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POR SEGMENTO
Educação infantil: trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos. E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e deem uma visão geral do trabalho realizado.
Educação infantil: trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos. E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e deem uma visão geral do trabalho realizado.
ENSINO
FUNDAMENTAL (1ª A 5ª ANO)
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho.
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho.
EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua
extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com
os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno
imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).E produzirão
materiais para exposição.
ENSINO FUNDAMENTAL ( 6ª ANO AO 9º ANO)
Todos os professores poderão trabalhar a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:
ENSINO FUNDAMENTAL ( 6ª ANO AO 9º ANO)
Todos os professores poderão trabalhar a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:
HISTÓRIA
E GEOGRAFIA : Fará
a articulação entre a ação do homem no meio ambiente e a transformação do seu
entorno, tomando como base a realidade de Cortês , com a leitura de seu processo
de urbanização e a preservação do entorno do Rio Sirinhaém, Analisando e
refletindo sobre as ações do poder público em relação a preservação, assim como
da criação de alternativas de preservação das águas minerais ou não, como
tratamento de esgoto, etc
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?
ÉTICA
E CIDADANIA
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto
PORTUGUÊS: Elaboração de paródias , produção de textos
,sistematização de todas as informações e conhecimentos elaborados pelos
alunos.,
- Música e poesias, Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem)
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frases
- Música e poesias, Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem)
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frases
MATEMÁTICA: Análise de
dados, baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados. Resolução de
problemas (achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças .Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola
EDUCAÇÃO FÍSICA: Proporcionar vivências de integração do ser humano, com Deus e a natureza.
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.
CIÊNCIAS: Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). Localizar Cortês dentro deste processo: como Cortês sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo? Como o poder público trabalha com isso?
- O que é lixo na verdade? Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar ;Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo
CRONOGRAMA DE AÇÃO : Mês de Março
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças .Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola
EDUCAÇÃO FÍSICA: Proporcionar vivências de integração do ser humano, com Deus e a natureza.
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.
CIÊNCIAS: Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). Localizar Cortês dentro deste processo: como Cortês sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo? Como o poder público trabalha com isso?
- O que é lixo na verdade? Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar ;Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo
CRONOGRAMA DE AÇÃO : Mês de Março
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos
atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a
consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente
assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.
SUGESTÕES
DE TEMAS PARA OS STANDS E APRESENTAÇÕES
01 . Água ( Falta
de Água ) Energia
02. Animais em extinção
03. Aquecimento Global
04. Biodiversidade (perda da biodiversidade )
05. Desmatamento
06. Dengue
07. Ecossistema
08 Higiene
09. Lixo (Tipos de lixo)
10. Poluição ( Tipos de
poluição )
11. Queimadas
12. Reciclagem / Solo ( Contaminação do Solo )
PÚBLICO-ALVO
Comunidade
escolar /Comunidade externa /Familiares dos alunos
Autoridades
/ Secretaria de educação
BIBLIOGRAFIA
ANTUNES, Celso. O Ar e o Tempo, São
Paulo: Scipione, 1995.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 –
Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
Guimarães, M. A dimensão
Ambiental na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1995
Jornal mundo Jovem
Livro paradidático “O saci e a
Reciclagem do Lixo” de Samuel Murgel Branco
Livros
didáticos
Músicas – letras, retiradas do
site http://www.vagalume.com.br/ :
Chovendo na roseira (Tom Jobim), Planeta Água (Guilherme Arantes) Planeta azul
(Chitãozinho e Xororó)
Poemas.- Paraíso (José Paulo Paes),
Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
Parâmetros Curriculares Nacionais:
Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
Parâmetros Curriculares Nacionais,
vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
Parâmetros
curriculares nacionais. 2. Meio Ambiente. 3. Saúde : Ensino de primeira à
quarta série.
Projetos Pedagógicos 3º Milênio –
Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
SELEÇÃO
DE MÚSICAS FONTE: 4SHARED
Site
pra gente miúda
CULMINÂNCIA :
SERÁ APRESENTADO NO DIA: 31 DE MARÇO DE 2015
LOCAL : PRAÇA
ERONIDES CAMPOS
Secretária de Educação Cultura e
Desporto
Praça 29 de dezembro nº 57
Departamento de Ensino
SUGESTÕES DE TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
TEMAS PARA
STANDS
|
TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
|
ESCOLAS
|
Reciclagem
|
Abertura do
evento :
Meu País ( Zezé De Camargo e Luciano)
É preciso
saber viver
|
Escola Santo
Antônio
|
Tipos de
animais
|
Animais (
Turma da Mônica )
|
Creche São
Francisco das Chagas
|
O Lixo
|
Música lixo
no lixo
|
Carlos de
Lima Cavalcante
|
Desmatamento
|
Música sobre
preservação
Amor
Perfeito (Babado Novo)
|
Creche Sonho
de Criança
|
Dengue
|
Dramatização
Sobre a Dengue
|
Senador
Antônio Farias
|
Animais Em
Extinção
|
1 Oração de
São Francisco o protetor dos animais
2 Xote da
Extinção ( cartazes, máscaras de animais)
|
Escola Padre
Antônio Borges
|
Tipos de poluição
e
Aquecimento
Global
|
Dramatização
sobre os elementos da natureza
Paródias
Música de Roberto Carlos (
Amazônia )
|
Escola
Andrea Aguiar
|
A Água
|
Música de
Guilherme Arantes ( Planeta Água )
Dramatização:
o Ciclo da Água
|
Escola
Francisca Rocha
|
Queimadas
|
Música
Queimadas
|
Escola Santa
Teresinha
|
Reciclagem :
|
1- Música
de Chitãozinho e Xororó (
Planeta Azul
2 - É preciso reciclar (Turma da Mônica )
|
Escola Mário
Domingues
|
Meio
Ambiente
|
Os dez
mandamentos da Natureza
Música (Como
pode um ser vivo)
Música Amigo
Planeta (Turma do Balão Mágico) Refazer o Planeta azul
Música Dia
do Meio Ambiente
|
Escolas da
Terra
|
“A natureza
é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas páginas."
(Goethe)
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