domingo, 3 de maio de 2015

Projeto : Educação Em Ação Em Defesa da Natureza

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
 PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57        
 DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Educação Em Ação
Em Defesa da Natureza
 

  Secretária de Educação : Maria Eterilda de Amorim Borba Assis
   Diretora de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
                                     

                                               Cortês -2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA  E  DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO  PEDAGÓGICO


Educação Em Ação Em Defesa da Natureza
Elaboração  : Valdinere  Alves


          Apoio Geral :

*      Secretária de Educação: Maria Eterilda de Amorim Borba  Assis
*      Diretor de administração  : Jaelsom Jose do Nascimento
*      Diretora  de Ensino : Valdinere  Alves dos Santos
*      Diretores ,coordenadores, professores  e alunos


Parceria

Secretário de Meio Ambiente : Sérgio Henrique Rodrigues da Silva
          



Cortês -2015



APRESENTAÇÃO
O Projeto Educação em Ação: Em defesa da Natureza é um esforço reservado às apresentações das atividades produzidas nas oficinas criativas realizadas em sala de aula com o respectivo professor, oportunizando a criatividade de produção de seus alunos em consonância ao Tema “Meio Ambiente”. Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.
JUSTIFICATIVA:
A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo deveu mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto. Projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade. Por isso , a Secretaria de Educação visa  apresentar este  projeto em praça pública com o objetivo de inserir alunos, familiares e autoridades no processo ensino aprendizagem interagindo Meio Ambiente, Saúde e Educação.
OBJETIVO GERAL
Despertar a consciência ecológica nas crianças, no intuito de compreender a importância do equilíbrio entre o homem e seu meio ambiente de modo que a teoria se converta em atitudes significativas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer as riquezas naturais do  nosso  município .Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética. Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
Convidar profissionais da saúde para apresentar informações sobre a Dengue  a comunidade. Conscientizar os alunos, que através de medidas simples podemos eliminar o mosquito da Dengue.
Fazer exposições dos trabalhos ou atividades realizadas durante o mês de março. Apresentar stands de acordo com os temas trabalhados. Desenvolver a criatividade dos alunos e professores.
Discutir sobre os animais que estão em extinção. Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade  (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie.
Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.. Levantar problemas e apresentar sugestões do tratamento do lixo na nossa cidade. Refletir sobre a importância da reciclagem do lixo para o ambiente;
Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
Resgatar junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo; Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo fazer com que os alunos  levem essas informações as suas casas
Reconhecer a Educação Ambiental como parte  integrante do currículo escolar, educando a comunidade para  o Meio Ambiente.
Conscientizar os alunos quanto à correta utilização dos recursos hídricos no contexto sócio-ambiental. Identificar problemas ocasionados pelo uso inadequado da água.
Compreender causas e consequências do Aquecimento Global; Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação;
Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o aquecimento global causa à vida animal;
Identificar causas e consequências da destruição da flora considerando a sua importância para a vida no planeta Terra;
Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.                                     

METODOLOGIA
O projeto será apresentado através de Confecção de cartazes, murais ,montagem de maquetes; Músicas com a temática ambiental.
De acordo com a proposta de sugestões, o miniprojeto será apresentado através de stands ornamentados de acordo com os temas trabalhados em sala de aula como também, apresentações  em palco.
Como sugestões, o mesmo pode ser apresentado por meio de paródias, fantoches, elaborações de maquetes ,dramatizações , gibis, confecção de livrinhos além de artes plásticas e visuais .
Poderão apresentar parlendas ,cantigas de roda,leituras de livros e músicas que tratam da questão  ambiental.
A socialização das melhores atividades produzidas irão ser apresentados em praça pública,onde estaremos pondo em evidência a oralidade como forma de incentivo a expressividade.
Escolher uma pessoa de cada escola  para  fazer  a limpeza  no término das  apresentações. Afinal estamos falando  de Meio ambiente .


    A ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTO  DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.

EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Construirá com as crianças as primeiras visões em relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e ações em relação a questão ambiental.
ENSINO FUNDAMENTAL ( 1º ANO AO 5º ANO )
Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos.

ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está.
                                                          ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO POR SEGMENTO
Educação infantil: trabalhará com o ideal de planeta que queremos. (Cenário construído com sucata).As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ). O ideal que queremos. E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e deem uma visão geral do trabalho realizado.
ENSINO FUNDAMENTAL (1ª A 5ª ANO)
As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho.
EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).E produzirão materiais para exposição.

ENSINO FUNDAMENTAL (  6ª ANO AO 9º ANO)

Todos os professores poderão trabalhar a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:
HISTÓRIA  E GEOGRAFIA : Fará a articulação entre a ação do homem no meio ambiente e a transformação do seu entorno, tomando como base a realidade de Cortês , com a leitura de seu processo de urbanização e a preservação do entorno do Rio Sirinhaém, Analisando e refletindo sobre as ações do poder público em relação a preservação, assim como da criação de alternativas de preservação das águas minerais ou não, como tratamento de esgoto, etc
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados 
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?
ÉTICA E CIDADANIA 
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo" 
- Poluição visual 
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto


PORTUGUÊS: Elaboração  de paródias , produção de textos ,sistematização de todas as informações e conhecimentos elaborados pelos alunos.,
- Música e poesias, Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem) 
- Estudo de palavras-chave 
- Gramática e ortografia inserida nos textos 
- Produção de frases

MATEMÁTICA: Análise de dados, baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados. Resolução de problemas (achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais) 
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO) 
- Classificação dos materiais recicláveis 
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças .Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola

EDUCAÇÃO FÍSICA: Proporcionar vivências de integração do ser humano, com Deus e a natureza.
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.

CIÊNCIAS:
Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). Localizar Cortês dentro deste processo: como Cortês sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo? Como o poder público trabalha com isso?
- O que é lixo na verdade? Os perigos dos lixos acumulados 
- Campanha da higiene do meio escolar ;Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia) 
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo

CRONOGRAMA DE AÇÃO  :  Mês de Março

RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.

SUGESTÕES DE TEMAS PARA OS  STANDS  E APRESENTAÇÕES
01 . Água  (  Falta de  Água  ) Energia
02.  Animais em extinção
03.  Aquecimento Global
04.  Biodiversidade (perda da biodiversidade )
05. Desmatamento
06. Dengue
07. Ecossistema
08 Higiene
09. Lixo (Tipos de lixo)
10. Poluição ( Tipos de poluição )
11. Queimadas
12.  Reciclagem  / Solo ( Contaminação do Solo )

PÚBLICO-ALVO
*      Comunidade escolar /Comunidade externa /Familiares dos alunos
*      Autoridades / Secretaria de educação

BIBLIOGRAFIA

*      ANTUNES, Celso. O Ar e o Tempo, São Paulo: Scipione, 1995.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.
*      Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto, 
*      Guimarães, M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1995
*      Jornal mundo Jovem
*      Livro paradidático “O saci e a Reciclagem do Lixo” de Samuel Murgel Branco
*      Livros didáticos
*      Músicas – letras, retiradas do site http://www.vagalume.com.br/ : Chovendo na roseira (Tom Jobim), Planeta Água (Guilherme Arantes) Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
*      Poemas.- Paraíso (José Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
*      Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
*      Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde, 
*      Parâmetros curriculares nacionais. 2. Meio Ambiente. 3. Saúde : Ensino de primeira à quarta série.
*      Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
*       SELEÇÃO DE MÚSICAS FONTE: 4SHARED
*      Site pra gente miúda
   CULMINÂNCIA :
SERÁ APRESENTADO NO DIA: 31  DE MARÇO DE 2015
LOCAL : PRAÇA  ERONIDES CAMPOS



Secretária de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de dezembro nº 57
Departamento de Ensino
                         
                                        SUGESTÕES DE TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
TEMAS PARA STANDS

             TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
             ESCOLAS
   Reciclagem
Abertura do evento :

*      Meu País (  Zezé De Camargo e Luciano)
*      É  preciso saber viver


Escola Santo Antônio
Tipos de animais
Animais  (  Turma  da Mônica )
Creche São Francisco das Chagas
O Lixo
Música lixo no lixo
Carlos de Lima Cavalcante

Desmatamento
Música sobre preservação
Amor Perfeito (Babado Novo)
Creche Sonho de Criança
Dengue
Dramatização Sobre a Dengue
Senador Antônio Farias
Animais Em Extinção
1 Oração de São Francisco o protetor dos animais
2 Xote da Extinção ( cartazes, máscaras de animais)
Escola Padre Antônio Borges

Tipos de poluição e
Aquecimento Global
Dramatização sobre os elementos da natureza
Paródias
Música de Roberto Carlos  (  Amazônia  )
Escola Andrea Aguiar

A Água
Música de Guilherme Arantes  ( Planeta Água )
Dramatização: o Ciclo da Água
Escola Francisca Rocha
Queimadas
Música Queimadas
Escola Santa Teresinha
Reciclagem :

1- Música de  Chitãozinho e Xororó  (  Planeta Azul 
2 - É  preciso reciclar (Turma da Mônica )
Escola Mário Domingues
Meio Ambiente
Os dez mandamentos da Natureza
Música (Como pode um ser vivo)
Música Amigo Planeta (Turma do Balão Mágico) Refazer o Planeta azul
Música Dia do Meio Ambiente

Escolas da Terra


“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas páginas." (Goethe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário