Níveis de
Desempenho dos alunos em Matemática
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O que os alunos conseguem fazer nesse nível
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Nível 0
abaixo de
125
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A Prova
Brasil não utilizou itens que avaliam as habilidades abaixo do nível 125.
Os
alunos localizados abaixo deste nível requerem atenção especial, pois ainda
não demonstraram ter desenvolvido as habilidades mais simples apresentadas
para os alunos do 5º ano como exemplo:
· somar e subtrair números
decimais;
· fazer adição com reserva;
· multiplicar e dividir com dois
algarismos;
· trabalhar com frações.
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Nível 1
125 a 150
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Neste
nível os alunos do 5º e do 9ª anos resolvem problemas de cálculo de área com
base na contagem das unidades de uma malha quadriculada e, apoiados em
representações gráficas, reconhecem a quarta parte de um todo.
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Nível 2
150 a 175
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Além
das habilidades demonstradas no nível anterior, neste nível os alunos do 5º e
9º anos são capazes de:
· reconhecer o valor posicional
dos algarismos em números naturais;
· ler informações e dados
apresentados em gráfico de coluna;
· interpretar mapa que representa
um itinerário.
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Nível 3
175 a 200
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Além
das habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível os alunos do
5º e 9º anos:
· calculam resultado de uma
adição com números de três algarismos, com apoio de material dourado
planificado;
· localizam informação em mapas
desenhados em malha quadriculada;
· reconhecem a escrita por
extenso de números naturais e a sua composição e decomposição em dezenas e
unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal;
· resolvem problemas relacionando
diferentes unidades de uma mesma medida para cálculo de intervalos (dias,
semanas, horas e minutos).
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Nível 4
200 a 225
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Além das habilidades descritas anteriormente, os
alunos do 5º e 9º anos:
· lêem informações e dados apresentados em tabela;
· reconhecem a regra de formação de uma seqüência numérica e dão
continuidade a ela;
· resolvem problemas envolvendo subtração, estabelecendo relação entre
diferentes unidades monetárias;
· resolvem situação-problema envolvendo a idéia de porcentagem;
· diferentes significados da adição e subtração;
· adição de números racionais na forma decimal;
· identificam propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos
redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
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Nível 5
225 a 250
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Os alunos do 5º e do 9º anos, além das
habilidades já descritas:
· identificam a localização/movimentação de objeto em mapas, desenhado
em malha quadriculada;
· reconhecem e utilizam as regras do sistema de numeração decimal, tais
como agrupamentos e trocas na base 10 e o princípio do valor posicional;
· calculam o resultado de uma adição por meio de uma técnica operatória;
· lêem informações e dados apresentados em tabelas;
· resolvem problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas;
Resolvem
problemas:
· utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro;
· estabelecendo trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função de seus valores;
· com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração;
· reconhecem a composição e decomposição de números naturais, na forma
· polinomial;
· identificam a divisão como a operação que resolve uma dada
situação-problema;
· identificam a localização de números racionais na reta numérica.
Os alunos do 9ª ano ainda:
· identificam a localização/movimentação de objeto em mapas e outras
representações gráficas;
· lêem informações e dados apresentados em gráficos de colunas;
· conseguem localizar dados em tabelas de múltiplas entradas;
· associam informações apresentadas em listas ou tabelas ao gráfico que
as representam e vice-versa;
· identificam propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos
redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações;
· resolvem problemas envolvendo noções de porcentagem.
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Nível 6
250 a 275
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Os alunos do 5º e 9º anos:
· lidentificam planificações de uma figura tridimensional;
Resolvem problemas:
· estabelecendo trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função de seus valores;
· envolvendo diferentes significados da adição e subtração;
· envolvendo o cálculo de área de figura plana, desenhada em malha
quadriculada;
· reconhecem a decomposição de números naturais nas suas diversas
ordens;
· Identificam a localização de números racionais representados na forma
decimal na reta numérica;
· estabelecem relação entre unidades de medida de tempo;
· lêem tabelas comparando medidas de grandezas;
· identificam propriedades comuns e diferenças entre figuras
bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos;
· reconhecem a composição e decomposição de números naturais em sua
forma polinomial.
Os alunos do 9º ano também:
· reconhecem as representações decimais dos números racionais como uma
extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de
"ordens" como décimos, centésimos e milésimos;
· identificam a localização de números inteiros na reta numérica.
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Nível 7
275 a 300
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Os alunos do 5º e 9º anos:
· resolvem problemas com números naturais envolvendo diferentes
significados da multiplicação e divisão, em situação combinatória;
· reconhecem a conservação ou modificação de medidas dos lados, do
perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando
malhas quadriculadas;
· identificam propriedades comuns e diferenças entre figuras
bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos;
· identificam as posições dos lados de quadriláteros (paralelismo);
Resolvem
problemas:
· utilizando divisão com resto diferente de zero;
· com apoio de recurso gráfico, envolvendo noções de porcentagem;
· estimam medida de grandezas utilizando unidades de medida
convencionais ou não;
· estabelecem relações entre unidades de medida de tempo;
· calculam o resultado de uma divisão por meio de uma técnica operatória;
No 9º ano:
· identificam a localização/movimentação de objeto em mapas;
· resolvem problema com números naturais, inteiros e racionais
envolvendo diferentes operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação);
· calculam o valor numérico de uma expressão algébrica, incluindo
potenciação;
· interpretam informações apresentadas por meio de coordenadas
cartesianas;
· identificam um sistema de equações do 1º grau que expressa um
problema.
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Nível 8
300 a 325
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Os alunos do 5º e do 9º anos:
· resolvem problemas;
· envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas;
· desenhadas em malhas quadriculadas;
· envolvendo o cálculo de área de figuras planas, desenhadas em malha
quadriculada
· utilizando porcentagem;
· utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg,
l/ml;
· com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo operações
de adição e subtração;
· estimam a medida de grandezas utilizando unidades de medida
convencional ou não;
· lêem informações e dados apresentados em gráficos de coluna;
· identificam a localização de números racionais representados na forma
decimal na reta numérica.
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Nível 9
325 a 350
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Neste nível, os alunos do 5º e 9º
anos:
· reconhecem a conservação ou modificação de medidas dos lados, do
perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando
malhas quadriculadas;
· identificam fração como representação que pode estar associada a
diferentes significados;
· resolvem equações do 1º grau com uma incógnita;
· identificam diferentes representações de um mesmo número racional;
· calculam a área de um polígono desenhado em malha quadriculada;
· reconhecem a representação numérica de uma fração a partir do
preenchimento de partes de uma figura.
No 9º ano os alunos também:
· reconhecem círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas
relações;
· realizam conversão e somas de medidas de comprimento;
· identificam a expressão algébrica que expressa uma regularidade
observada em seqüências de números ou figuras;
· resolvem problemas utilizando relações entre diferentes unidades de
medida;
· resolvem problemas que envolvam equação do 2º grau;
· identificam fração como representação que pode estar associada a
diferentes significados;
· resolvem problemas:
· envolvendo a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, utilizando várias operações (adição, subtração, multiplicação e
divisão);
· utilizando as relações métricas do triângulo retângulo;
· reconhecem que as imagens de uma figura construída por uma
ransformação
· homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas
que se modificam ou não se alteram.
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Nível 10
350 a 375
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· Além das habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível,
os alunos do 5º e 9º anos:
· estimam a medida de grandezas utilizando unidades de medida
convencional ou não;
· identificam propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos
redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações;
· calculam o resultado de uma multiplicação ou divisão de números
naturais.
No 9º ano os alunos também:
· resolvem problemas envolvendo:
· o cálculo de área e perímetro de figuras planas;
· o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malha
quadriculada;
· ângulos, inclusive utilizando a Lei Angular de Tales e utilizando o
Teorema de Pitágoras;
· noções de volume;
· relações métricas do triângulo retângulo a partir de apoio gráfico
significativo;
· reconhecem as diferentes representações de um número racional;
· estabelecem relação entre frações próprias e impróprias, as suas
representações decimais, assim como localizam-nas na reta numérica;
· efetuam cálculos simples com valores aproximados de radicais;
· identificam uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um
problema;
· interpretam informações apresentadas por meio de coordenadas
cartesianas;
· reconhecem as representações dos números racionais como uma extensão
do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como
décimos, centésimos e milésimos;
· identificam relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades;
· efetuam cálculos com números inteiros, envolvendo as operações
(adição; subtração; multiplicação; divisão e potenciação);
· identificam quadriláteros observando as posições relativas entre seus
lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares);
· identificam frações equivalentes;
· efetuam somatório e cálculo de raiz quadrada;
· efetuam operações com expressões algébricas;
· identificam as medidas que não se alteram (ângulos) e as que se
modificam (perímetro, lados e área) em transformações (ampliações ou
reduções) de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;
· reconhecem ângulos como mudança de direção ou giros,identificando
ângulos retos e não-retos.
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Nível 11 - 375 a 400
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· Além das habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível
os alunos do 9º ano:
· reconhecem círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas
relações;
· identificam propriedades de triângulos pela comparação de medidas de
lados e ângulos;
· efetuam operações com números racionais, envolvendo a utilização de
parênteses (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação);
· reconhecem expressão algébrica que representa uma função a partir de
uma tabela;
· reconhecem figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações
de proporcionalidade;
Identificam:
· a localização de números racionais na reta numérica;
· propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e
ângulos;
· propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e
tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;
· a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema
de equações do 1º grau;
Resolvem problemas:
· envolvendo noções de volume;
· envolvendo porcentagem;
· utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos,
número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos
regulares);
· utilizando relações métricas do triângulo retângulo;
· interpretando informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
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Nível 12
400 a 425
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Além das habilidades demonstradas nos níveis
anteriores, neste nível os alunos do 9º ano:
· identificam ângulos retos e não -retos;
· identificam a expressão algébrica que expressa uma regularidade
observada em seqüências de números ou figuras (padrões);
· calculam o diâmetro de circunferências concêntricas;
Resolvem problemas:
· envolvendo equação do 2º grau;
· utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos,
· número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos
polígonos regulares);
· envolvendo variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
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sexta-feira, 29 de maio de 2015
Descrição dos níveis da escala de desempenho de Matemática - PROVA BRASIL
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