quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Arte de Viver Bem

Saúde: A Arte de Viver Bem


1-    JUSTIFICATIVA

O Projeto "Saúde: A Arte de Viver Bem” tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste sentido, visa promover a realização de atividades educativas que possibilitem a garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, de forma contextualizada, e com isso, contribui na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
No contexto da nossa escola o presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada em parceria com o “Programa Saúde Escolar”- com acompanhamento de profissionais da área de Nutrição, Odontologia  da Unidade Saúde da Família  . As experiências mostram que esta parceria permite um trabalho interdisciplinar, uma vez que, promove discussões de temas relacionado à saúde bucal, nutricional, orientações de prevenção, palestras, entre outros. Ampliando assim, o conhecimento dos alunos e, ao mesmo tempo, envolvendo-os na aprendizagem das disciplinas Português, Matemática, Ciências, Artes, Informática e os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
Trata-se de uma iniciativa presente na escola desde o ano de 2007, na qual, compõe uma das ações proposta no Projeto Político Pedagógico. Portanto, o projeto “Saúde: A Arte de Viver Bem” se apresenta enquanto ação articuladora capaz de fomentar uma cultura de comportamentos e estilos de vida. Daí a sua importância como projeto interdisciplinar a ser trabalhado ao longo deste ano letivo, tanto na sala de aula como nas atividades extracurriculares.
  
2-    OBJETIVOS

GERAL:
·         Possibilitar a conscientização e reflexão dos educandos sobre a importância dos cuidados com a saúde, no tocante a promoção da saúde e prevenção de doenças.

ESPECÍFICOS:

·         Trabalhar de forma interdisciplinar o tema saúde associando aos conteúdos curriculares;
·         Realizar ações relativas aos cuidados com a nutrição e a saúde;
·         Desenvolver atividades educativas em parceria com o USF, visando ações de prevenção, avaliação e cuidados com a saúde;
·         Ampliar espaços de informação e debate que estimulem os alunos a pensar a saúde através do temas transversais: Saúde, Trabalho e Consumo.

3-    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Projeto Político Pedagógico desta escola se fundamenta nas orientações da UNESCO (1999) no que diz respeito ao ensino, fundamentado essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem de conviver com o outro e explorar o seu próprio desenvolvimento enquanto ser humano diante do mundo, ou seja, aprender a ser.
Com este entendimento, a escola tem como função propiciar que o educando tenha condições psicológicas e cognitivas, para assim, ser capaz de se tornar consciente e transformador do seu próprio desenvolvimento intelectual, pessoal e social.
Nesse sentido, se faz necessário que a escola seja promotora de uma prática pedagógica e reflexiva, sobre algumas temáticas pertinentes que estão em constante evidência no cotidiano de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade. Para este ano letivo priorizamos trabalhar as seguintes temáticas: alimentação saudável, orientações nutricionais, obesidade, desnutrição, higiene pessoal e exercícios físicos.
Segundo Lomônaco (2004), um dos objetivos da Educação e Saúde é desenvolver um juízo crítico nos indivíduos e a capacidade de intervir sobre suas vidas e o ambiente, criando condições propícias à saúde.
Assim, o trabalho de promoção à saúde  desenvolvido na escola, parte do ponto de vista do saber que os estudantes possuem e da realidade na qual eles vivem. Nas palavras de Paulo Freire (1996),

Porque não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Porque não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos.

Partindo-se dessa metodologia de ensino, atrelada a realidade, torna-se possível estimular o desenvolvimento da capacidade crítica e autonomia nos estudantes para que eles mesmos passem a enxergar as mudanças necessárias para a melhoria das condições de vida que lhe são impostas e assim tornarem-se sujeitos ativos diante da realidade.
  
4-    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este projeto é realizado de forma interdisciplinar, por caracterizar-se pela intensidade das trocas de experiências entre os professores e alunos e pelo grau de integração real das disciplinas.
Nesse sentido, para do ano em curso destacamos como pontos relevantes as temáticas:alimentação saudávelorientações nutricionais, obesidade, desnutrição, higiene pessoal e exercícios físicos, da seguinte maneira:
  • Roda de conversas;
  • Discussões sobre como se alimentar de maneira saudável;
  •  Apresentação de músicas e vídeos sobre as temáticas, para leitura, interpretação e discussão;
  • Produção de textos através de gravuras e palavras tanto individuais quanto coletiva;
  • Construção de acróstico a partir de palavras sobre o tema discutido;
  • Confecção de cartazes com mensagens, construção de frases, textos e gravuras;
  • Contação de histórias através de fantoches e leitura individual e coletiva;
  • Dramatização sobre o tema;
  • Desenho, pintura, recorte e colagem referente ao tema;
  • Dinâmicas;
  • Palestras.
5-    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades
Mar.
Abril
Maio
Jun.
Jul.
Agos.
Set.
Out.
Nov.
Dez.
Apresentação do projeto
X









Exame clínico com a dentista do PSE
X
X
X
X
X





Escovação
X
X
X
X
X





Diagnóstico inicial – teste do IMC
X
X
X
X
X





Palestra com os pais
X










Semana da Alimentação Saudável
X










Teste do Minuto

X
X








Postura corporal

X
X
X
X
X
X
X



Discutir o tema Obesidade

X









Trabalhar o tema desnutrição


X








Leituras de livros sobre saúde
X
X
X
X
X
X
X
X
X


Contação de histórias
X
X
X
X
X
X
X
X
X


 Dramatizações através de fantoches


X
X
X
X
X
X
X


Dinâmicas envolvendo o tema saúde
X
X
X
X
X
X
X
X
X


Apresentação de músicas e vídeos
X
X
X
X
X
X
X
X
X


Culminância









X

REFERÊNCIAS: 

● FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra, 1996.

● LOMÔNACO, A. F. S. Concepções de Saúde e Cotidiano Escolar - O Viés do Saber e da Prática. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário