Saúde: A Arte de Viver Bem
1- JUSTIFICATIVA
O Projeto "Saúde: A Arte de Viver Bem” tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste sentido, visa promover a realização de atividades educativas que possibilitem a garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, de forma contextualizada, e com isso, contribui na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
No contexto da nossa escola o presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada em parceria com o “Programa Saúde Escolar”- com acompanhamento de profissionais da área de Nutrição, Odontologia da Unidade Saúde da Família . As experiências mostram que esta parceria permite um trabalho interdisciplinar, uma vez que, promove discussões de temas relacionado à saúde bucal, nutricional, orientações de prevenção, palestras, entre outros. Ampliando assim, o conhecimento dos alunos e, ao mesmo tempo, envolvendo-os na aprendizagem das disciplinas Português, Matemática, Ciências, Artes, Informática e os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
Trata-se de uma iniciativa presente na escola desde o ano de 2007, na qual, compõe uma das ações proposta no Projeto Político Pedagógico. Portanto, o projeto “Saúde: A Arte de Viver Bem” se apresenta enquanto ação articuladora capaz de fomentar uma cultura de comportamentos e estilos de vida. Daí a sua importância como projeto interdisciplinar a ser trabalhado ao longo deste ano letivo, tanto na sala de aula como nas atividades extracurriculares.
2- OBJETIVOS
GERAL:
· Possibilitar a conscientização e reflexão dos educandos sobre a importância dos cuidados com a saúde, no tocante a promoção da saúde e prevenção de doenças.
ESPECÍFICOS:
· Trabalhar de forma interdisciplinar o tema saúde associando aos conteúdos curriculares;
· Realizar ações relativas aos cuidados com a nutrição e a saúde;
· Desenvolver atividades educativas em parceria com o USF, visando ações de prevenção, avaliação e cuidados com a saúde;
· Ampliar espaços de informação e debate que estimulem os alunos a pensar a saúde através do temas transversais: Saúde, Trabalho e Consumo.
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Projeto Político Pedagógico desta escola se fundamenta nas orientações da UNESCO (1999) no que diz respeito ao ensino, fundamentado essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem de conviver com o outro e explorar o seu próprio desenvolvimento enquanto ser humano diante do mundo, ou seja, aprender a ser.
Com este entendimento, a escola tem como função propiciar que o educando tenha condições psicológicas e cognitivas, para assim, ser capaz de se tornar consciente e transformador do seu próprio desenvolvimento intelectual, pessoal e social.
Nesse sentido, se faz necessário que a escola seja promotora de uma prática pedagógica e reflexiva, sobre algumas temáticas pertinentes que estão em constante evidência no cotidiano de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade. Para este ano letivo priorizamos trabalhar as seguintes temáticas: alimentação saudável, orientações nutricionais, obesidade, desnutrição, higiene pessoal e exercícios físicos.
Segundo Lomônaco (2004), um dos objetivos da Educação e Saúde é desenvolver um juízo crítico nos indivíduos e a capacidade de intervir sobre suas vidas e o ambiente, criando condições propícias à saúde.
Assim, o trabalho de promoção à saúde desenvolvido na escola, parte do ponto de vista do saber que os estudantes possuem e da realidade na qual eles vivem. Nas palavras de Paulo Freire (1996),
Porque não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Porque não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos.
Partindo-se dessa metodologia de ensino, atrelada a realidade, torna-se possível estimular o desenvolvimento da capacidade crítica e autonomia nos estudantes para que eles mesmos passem a enxergar as mudanças necessárias para a melhoria das condições de vida que lhe são impostas e assim tornarem-se sujeitos ativos diante da realidade.
4- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Este projeto é realizado de forma interdisciplinar, por caracterizar-se pela intensidade das trocas de experiências entre os professores e alunos e pelo grau de integração real das disciplinas.
Nesse sentido, para do ano em curso destacamos como pontos relevantes as temáticas:alimentação saudável, orientações nutricionais, obesidade, desnutrição, higiene pessoal e exercícios físicos, da seguinte maneira:
- Roda de conversas;
- Discussões sobre como se alimentar de maneira saudável;
- Apresentação de músicas e vídeos sobre as temáticas, para leitura, interpretação e discussão;
- Produção de textos através de gravuras e palavras tanto individuais quanto coletiva;
- Construção de acróstico a partir de palavras sobre o tema discutido;
- Confecção de cartazes com mensagens, construção de frases, textos e gravuras;
- Contação de histórias através de fantoches e leitura individual e coletiva;
- Dramatização sobre o tema;
- Desenho, pintura, recorte e colagem referente ao tema;
- Dinâmicas;
- Palestras.
5- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades
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Mar.
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Abril
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Maio
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Jun.
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Jul.
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Agos.
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Set.
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Out.
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Nov.
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Dez.
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Apresentação do projeto
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Exame clínico com a dentista do PSE
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Escovação
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Diagnóstico inicial – teste do IMC
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Palestra com os pais
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Semana da Alimentação Saudável
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Teste do Minuto
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Postura corporal
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Discutir o tema Obesidade
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Trabalhar o tema desnutrição
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Leituras de livros sobre saúde
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Contação de histórias
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Dramatizações através de fantoches
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Dinâmicas envolvendo o tema saúde
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Apresentação de músicas e vídeos
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Culminância
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REFERÊNCIAS:
● FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra, 1996.
● LOMÔNACO, A. F. S. Concepções de Saúde e Cotidiano Escolar - O Viés do Saber e da Prática. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004.
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