O REI DO BAIÃO”
OBJETIVOS:
Mostrar a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, bem como as crenças, os valores e, de forma ampla, o modo de viver do povo Nordestino. Por isso queremos que nossos alunos tomem conhecimento da importância da obra do MESTRE LULA, e lançar a proposta de valorizar esse que foi um dos ícones da cultura popular Brasileira.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa contar a trajetória da vida do grande Luiz Gonzaga, desde o seu nascimento em 1912 até a sua morte em 1989, como também ressaltar a riqueza da cultura nordestina e reivindicar atenção da comunidade para o esquecimento do sertão, utilizando como instrumentos as músicas e letras deste grande músico.
Este mestre abriu as portas da música nordestina e popularizou gêneros regionais, como toadas, aboio, xote, chamego e xaxado. Sua obra é marcada pela originalidade e qualidade do repertório mesmo assim chegou a ser renegado pela elite cultural do país, mas logo ganhou reconhecimento e devidas homenagens pela sua contribuição à cultura brasileira. Tornando-se referência para todas as gerações de compositores e sanfoneiros que vieram depois.
METODOLOGIAS:
· Conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular brasileira.
· Pesquisar os problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor.
· Apresentar através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja.
· Criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades à curiosidade com relação ao tema.
.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR DISCIPLINA
HISTÓRIA, IDENTIDADE HISTÓRICA REGIONAL, ÉTICA E CIDADANIA
Conhecer a vida e obra do autor
· Pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga;
· Criação de vídeos com o Uca e passar para o data show;
· Fazer casos com a vida do autor para apresentação.
· Exposição de fotos da cidade onde ele nasceu.
GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Localização da cidade natal do Estado do autor por meio de mapas gráficos e tabelas.
· Pesquisas sobre a localização da escola, utilizando o Firefox do( uquinha);
· Mapeamento e construção de maquetes
CIÊNCIAS, ECOLOGIA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Pesquisar músicas que retrate a saúde e vida do povo nordestino.
· Dramatização de música referente a saúde e vida dos nordestinos.
PORTUGUÊS, LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) E ARTES
· Paródias
· Poesias. Textos e músicas
· Cartazes
· Mural
· Dramatização
· Teatro
· Produção de livros de receitas (texto instrucional)
· Literatura de Cordel
· Jogral
· Lembranças (distribuições para os visitantes)
EDUCAÇÃO FÍSICA
· Dramatizações
· Danças
RESULTADOS ESPERADOS
Com a culminância pretendemos desenvolver no alunado a curiosidade e o desejo de comemorar o centenário do nascimento de um dos maiores gênios que o Brasil já produziu, um representante autêntico da cultura nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário