SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE
DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
DE ENSINO
Família
e Escola : Parceria que dá certo
Secretária de Educação : Maria Eterilda Amorim
Diretora de Ensino :Valdinere Alves
Cortês Maio de 2015
Família e Escola :Parceria que dá certo
A busca por uma convivência democrática entre a escola, família e
sociedade deve ser um objetivo perseguido constantemente pela instituição,
visando o bom desenvolvimento integral dos seus educandos. O ambiente escolar
tem sem dúvida, uma função muito importante: a função educadora. Por isso se
faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em
todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na
escola. Ter a família como parceira tem sido, sem dúvida de vital importância
para o sucesso desta instituição. A fim de manter e fortalecer ainda mais essa
parceria, surge a proposta desse projeto envolvendo a família na construção da
convivência democrática.
OBJETIVO GERAL: Fortalecer a parceria entre escola e família, visando o
sucesso de toda a comunidade escolar
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Valorizando a importância do diálogo;
Promover palestras e encontros com temas de interesse educativo.
Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do
rendimento escolar do aluno.
Informar sobre a frequência e o rendimento escolar, bem como analisar os
dados com vistas à sua melhoria.
Aproximar a família da escola através de atividades culturais.
Estabelecer vínculos entre a escola e a família;
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do
diálogo;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; Discutir
os direitos e deveres de cada instituição: família e escola Adotar atitudes de
solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvindo e respeitando
os outros Manter um clima solidário, afetuoso na recepção das famílias na
escola
AÇÕES: Promoção de: Palestras Oficinas Gincanas Festivais
RECURSOS MATERIAIS: Som, dvd, data show, not book, papéis diversos, sucata,
outros
AVALIAÇÃO: Será feito através de organização de um portifólio com
fotografias, relatos dos participantes, registros de funcionários, depoimentos
dos pais.
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
DE ENSINO
ROTEIRO
DE ATIVIDADES
MAIO
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ATIVIDADES
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01/05
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Dia
do Trabalho: Conversar com os alunos
mostrando a necessidade de se estudar para se ter um bom trabalho,
enfatizando a importância de cada profissional e de cada profissão. Utilizar
gravuras, imagens, elaborar cartazes ou músicas que falem das profissões
adequando a realidade de cada turma. O Dia do Trabalho é comemorado em quase
todo o mundo. No dia 1º de maio, os trabalhadores e seus representantes se
reúnem para comemorar a data escolhida para lembrar a prisão, morte e
violência com que a polícia atacou centenas de trabalhadores na cidade de
Chicago, Estados Unidos em 1º de maio de 1886.
SUGESTÃO:
Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
• Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar? • Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda ou somente trabalha. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor. |
06 /05
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Dia da Matemática
: A Matemática está no nosso
dia a dia
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10/05
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Dia
das Mães: Trabalhar poemas, música, dramatização, homenagens, cartazes,
gravuras etc.
Durante
a semana vamos estar trabalhando essa data tão especial, embora o dia das
mães seja todos os dias, não podemos deixar de frisar isso para os
pequeninos. Não esquecendo também de valorizar aquelas mulheres que de alguma
forma toma esse lugar tão especial na vida de muitas pessoas, as que não
tiveram a oportunidade de serem criadas por sua mãe genética, mas que veem
nessa pessoa tão especial uma verdadeira" mãe”. Mãe é aquela que ama, da
carinho, cuida, respeita e está em todos os momentos presente na vida de cada
um.Trabalhar a palavra mãe em letras grandes para os alunos decorarem com
pinturas, colagens e etc.
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12/05
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Dia
do (a) Enfermeiro (a): Conversar com as crianças sobre o profissão de
Enfermeiro (a) e o qual a função de do mesmo. Perguntar se elas conhecem
algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
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16/05
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Dia
do Gari: Conversar com as criança sobre o profissão de Gari e o qual a função
do mesmo.Perguntar se elas conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
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25/05
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Dia
do Trabalhador Rural: Propor uma pesquisa sobre a vida de um Trabalhador
Rural; Promover um debate sobre essa pesquisa; Confecção de um mural sobre as
atividades que ele desenvolve diariamente.
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25/05
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Dia
do Vigilante: Conversar com as crianças sobre a profissão de vigilante e o
qual a função do mesmo. Perguntar se elas conhecem algum profissional da
área. ( Trabalhar, pintura, grafismo, imagens, etc.)
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Dia da
Abolição da Escravatura
Dia
da Abolição da Escravatura: Explicar para as crianças o que foi a Abolição da
Escravatura de maneira lúdica de acordo com a realidade da turma, fazendo uso
de gravuras, imagens, cartazes ,contação da história, etc. O Brasil foi o país
que mais recebeu escravos: cerca de 5 milhões. Discutir este tema com
profundidade em sala de aula é fundamental para o entendimento de nosso
país. É preciso refletir, debater, ver, ouvir e sobretudo sentir para que
o conteúdo seja compreendido pelos estudantes.
PROPOSTAS DE
CONTEÚDOS:
·
Apresentar a Lei 10.639 em cordel
·
Provérbios africanos /Produção de
textos/Leitura e interpretação de textos/Poemas músicas;
·
Análise /releitura de
obras e biografia de artistas, autores e cantores negros; Produção
de poesias / paródias;
·
Leitura e produção de textos
narrativos sobre preconceito racial; Leitura de imagens: várias realidades
vivenciadas por negros.
·
Usar charges para analisar
criticamente fatos de discriminação e racismos
·
A formação do povo brasileiro
·
História da colonização do Brasil dos
povos africanos
·
Os costumes deixados pelos negros
empregados na nossa Os povos africanos os quilombos / A origem dos escravos / A
luta pela liberdade / Zumbi dos Palmares / Os movimentos abolicionistas /A lei
áurea
·
Personagens ilustres negro;
·
O racismo/ preconceito racial/O
processo de abolição;
·
Apresentação de figuras ilustres
negras e mestiças da história brasileira passada e atual.
·
Discriminação;
·
Construção de painéis informativos
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