domingo, 3 de maio de 2015

Família e Escola : Parceria que dá certo

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA  29  DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO

Família e Escola : Parceria que dá certo
Secretária de Educação : Maria Eterilda Amorim
Diretora de Ensino :Valdinere Alves

                            Cortês Maio de 2015


                   Família e Escola :Parceria que dá certo
A busca por uma convivência democrática entre a escola, família e sociedade deve ser um objetivo perseguido constantemente pela instituição, visando o bom desenvolvimento integral dos seus educandos. O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função muito importante: a função educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola. Ter a família como parceira tem sido, sem dúvida de vital importância para o sucesso desta instituição. A fim de manter e fortalecer ainda mais essa parceria, surge a proposta desse projeto envolvendo a família na construção da convivência democrática.
OBJETIVO GERAL: Fortalecer a parceria entre escola e família, visando o sucesso de toda a comunidade escolar
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
*    Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; Valorizando   a importância do diálogo;
*    Promover palestras e encontros com temas de interesse educativo.
*    Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do rendimento escolar do aluno.
*    Informar sobre a frequência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.
*    Aproximar a família da escola através de atividades culturais.
*    Estabelecer vínculos entre a escola e a família;
*    Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
*    Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; Discutir os direitos e deveres de cada instituição: família e escola Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
*    Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvindo e respeitando os outros Manter um clima solidário, afetuoso na recepção das famílias na escola
AÇÕES: Promoção de: Palestras Oficinas Gincanas Festivais
RECURSOS MATERIAIS: Som, dvd, data show, not book, papéis diversos, sucata, outros
AVALIAÇÃO: Será feito através de organização de um portifólio com fotografias, relatos dos participantes, registros de funcionários, depoimentos dos pais.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO

ROTEIRO DE ATIVIDADES

MAIO
                                                      ATIVIDADES
01/05
Dia do Trabalho: Conversar com os alunos  mostrando a necessidade de se estudar para se ter um bom trabalho, enfatizando a importância de cada profissional e de cada profissão. Utilizar gravuras, imagens, elaborar cartazes ou músicas que falem das profissões adequando a realidade de cada turma. O Dia do Trabalho é comemorado em quase todo o mundo. No dia 1º de maio, os trabalhadores e seus representantes se reúnem para comemorar a data escolhida para lembrar a prisão, morte e violência com que a polícia atacou centenas de trabalhadores na cidade de Chicago, Estados Unidos em 1º de maio de 1886.
SUGESTÃO: Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
• Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?
• Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda ou somente trabalha. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
06 /05

Dia da Matemática  :  A Matemática está no nosso dia a dia

10/05
Dia das Mães: Trabalhar poemas, música, dramatização, homenagens, cartazes, gravuras etc.
Durante a semana vamos estar trabalhando essa data tão especial, embora o dia das mães seja todos os dias, não podemos deixar de frisar isso para os pequeninos. Não esquecendo também de valorizar aquelas mulheres que de alguma forma toma esse lugar tão especial na vida de muitas pessoas, as que não tiveram a oportunidade de serem criadas por sua mãe genética, mas que veem nessa pessoa tão especial uma verdadeira" mãe”. Mãe é aquela que ama, da carinho, cuida, respeita e está em todos os momentos presente na vida de cada um.Trabalhar a palavra mãe em letras grandes para os alunos decorarem com pinturas, colagens e etc.
12/05


Dia do (a) Enfermeiro (a): Conversar com as crianças sobre o profissão de Enfermeiro (a) e o qual a função de do mesmo. Perguntar se elas conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
16/05

Dia do Gari: Conversar com as criança sobre o profissão de Gari e o qual a função do mesmo.Perguntar se elas conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
25/05

Dia do Trabalhador Rural: Propor uma pesquisa sobre a vida de um Trabalhador Rural; Promover um debate sobre essa pesquisa; Confecção de um mural sobre as atividades que ele desenvolve diariamente.
25/05

Dia do Vigilante: Conversar com as crianças sobre a profissão de vigilante e o qual a função do mesmo. Perguntar se elas conhecem algum profissional da área. ( Trabalhar, pintura, grafismo, imagens, etc.)


  Dia da Abolição da Escravatura

Dia da Abolição da Escravatura: Explicar para as crianças o que foi a Abolição da Escravatura de maneira lúdica de acordo com a realidade da turma, fazendo uso de gravuras, imagens, cartazes ,contação da história, etc. O Brasil foi o país que mais recebeu escravos: cerca de 5 milhões. Discutir este tema com profundidade em sala de aula é fundamental para o entendimento de nosso país. É preciso refletir, debater, ver, ouvir e sobretudo sentir para que o conteúdo seja compreendido pelos estudantes. 

PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:

·        Apresentar a Lei 10.639 em cordel
·        Provérbios africanos /Produção de textos/Leitura e interpretação de textos/Poemas músicas;
·        Análise /releitura de obras  e biografia de artistas, autores e cantores negros; Produção de poesias / paródias;
·        Leitura e produção de textos narrativos sobre preconceito racial; Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros.
·        Usar charges para analisar criticamente fatos de discriminação e racismos
·        A formação do povo brasileiro
·        História da colonização do Brasil dos povos africanos
·        Os costumes deixados pelos negros empregados na nossa Os povos africanos os quilombos / A origem dos escravos / A luta pela liberdade / Zumbi dos Palmares / Os movimentos abolicionistas /A lei áurea
·        Personagens ilustres negro;
·        O racismo/ preconceito racial/O processo de abolição;
·        Apresentação de figuras ilustres negras e mestiças da história brasileira passada e atual.
·        Discriminação;
·        Construção de painéis informativos



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