DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS:
MATRIZ CURRICULAR E MATRIZ DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO
Matriz Curricular: Direciona o currículo de uma instituição de ensino, leva em conta
as concepções de ensino e aprendizagem da área e apresenta: objetivos, conteúdos,
metodologias e processos de avaliação.
Matriz de Referência: Também leva em conta as concepções de ensino e
aprendizagem da área, mas é composta apenas por um conjunto delimitado de
habilidades e competências definidas em unidades denominadas descritores,
agrupadas em tópicos (Língua Portuguesa) e Temas (Matemática) que compõem a
matriz de uma dada disciplina em avaliações dos tipos Prova Brasil e SAEB.
Embora a Matriz Curricular e a Matriz de Referência não tenham a mesma
finalidade, é impossível pensar na Matriz de Referência para uma determinada
avaliação sem levar em conta a Matriz Curricular que lhe dá suporte.
O descritor é o
detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade),
que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa
de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada
possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser
observados. Cada tópico (Língua Portuguesa) ou tema (Matemática) reúne um grupo
de descritores que visa à avaliação de diferentes competências do estudante.
...""Essas
matrizes têm por referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e foram
construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos propostos pelas
Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais..."
Habilidade e Competência são amigas inseparáveis
e são mencionadas no mesmo documento:
-Habilidade: plano objetivo e prático do saber fazer. São as capacidades
para realizar ações.
-Competência - “capacidade de agir eficazmente em um determinado
tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”.
Perrenoud. Ou seja, capacidade de mobilizar conhecimento, valores e decisões
para agir em determinada situação.
- Pense...
- Pense...
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência. Viu? Habilidade e Competência estão sempre juntas! No portal do MEC você encontra muito mais sobre Matrizes da Prova Brasil e do SAEB, Sites das Avaliações, Simulado 2011. Na revista Nova Escola poderá se informar sobre A Prova Brasil em detalhes. Você já viu um caderno semelhante a este em sua escola?
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- É o livro PDE/Prova Brasil. MEC/INEP/SAEB. Brasília 2011,
apresentando matéria sobre Avaliação do Rendimento Escolar no Ensino
Fundamental, Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
Utilize-o! Está recheado de informações e sugestões de atividades
relacionadas ao assunto.
Download MEC Matrizes de Referência -
orientações para Prof. SAEB (Ensino Médio).Prova Brasil(Ensino Fundamental).
HABILIDADES
TRABALHADAS NA PROVA BRASIL E SAEPE
D1 (Prova Brasil) – Localizar informações explícitas em um texto. D6 ( SAEPE )
Por meio desse
descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno encontrar o que está enunciado
claramente na superfície do texto. Embora pareça tratar-se de uma habilidade
muito simples, ela vai se tornando complexa à medida que a informação
solicitada estiver em partes do texto de mais difícil compreensão. Essa habilidade
é avaliada por meio de um texto-base que dá suporte ao item, no qual o
participante do teste é orientado a localizar as informações solicitadas
seguindo as pistas fornecidas pelo próprio texto. Para chegar à resposta
correta, o participante do teste deve ser capaz de retomar o texto,
localizando, dentre outras informações, aquela que foi solicitada.
D3 (Prova Brasil) – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D8 ( SAEPE )
Por meio desse
descritor, pode-se avaliar a habilidade de o participante do teste deduzir o
sentido de uma palavra ou expressão, com base na compreensão do que está
implícito no texto, seja atribuindo a determinadas palavras um sentido
conotativo, seja extraindo sentido do próprio texto. Essa habilidade é avaliada
por meio de um texto no qual o participante do teste, ao inferir o sentido da palavra
ou expressão, seleciona informações presentes na superfície e estabelece
relações entre essas informações e seus conhecimentos prévios. Os itens que
avaliam essa habilidade solicitam que o participante do teste identifique o
sentido de uma palavra ou expressão retiradas do texto.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
Esse descritor
descreve a habilidade do aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas
ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são os implícitos, que
decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na
frase, ou seja os pressupostos são linguisticamente marcados. As ideias
subentendidas são insinuações, não marcadas linguisticamente, que se depreendem
de um enunciado. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o
aluno precisa buscar informações para além do que está escrito, mas que é
autorizado pelo texto. Ao realizar esse movimento, o aluno estabelece relações
entre o texto e o seu contexto.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico
diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc).Por
meio desse descritor,
pode-se avaliar a habilidade do aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos
(não-verbais) como apoio na construção do sentido, e de interpretar textos que
utilizam linguagem verbal e não-verbal ).Essa habilidade pode ser avaliada por
meio de textos compostos de gráficos (de barra, de “pizza” etc),diagramas, tabelas,
quadros, planilhas, mapas, desenhos, fotos, tirinhas, charges, etc.
D6 ( Prova Brasil ) –
Identificar o tema de um texto. D9 ( SAEPE
)
Um texto é
tematicamente orientado; ou seja, desenvolve-se a partir de um determinado
tema, o que lhe dá unidade e coerência. A identificação desse tema é
fundamental, pois só assim é possível apreender o sentido global do texto,
discernir entre suas partes, principais e outras secundárias, parafraseá-lo,
dar-lhe um título coerente ou resumi-lo. Em um texto dissertativo, as ideias
principais, sem dúvida, são aquelas que mais diretamente convergem para o tema
central do texto. Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do
aluno identificar do que trata o texto, com base na compreensão do seu sentido
global, estabelecido pelas múltiplas relações entre as partes que o compõem.
Isso efeito ao relacionarem-se diferentes informações para construir o sentido
completo do texto.
D7 ( Prova Brasil) – Identificar o conflito gerador do enredo e
os elementos que constroem a narrativa. D21 (
SAEPE )A
abordagem desse descritor pode ser realizada considerando-se um dos elementos
da narrativa (enredo, personagens, foco narrativo, tempo e espaço) ou a relação
entre eles, de maneira que o participante do teste compreenda a constituição de
um texto narrativo, especialmente o literário. Podem ser trabalhados textos de
curta extensão, literários ou não – anedotas, fábulas, lendas, casos, crônicas,
contos, poemas, roteiros de cinema, documentários, entrevistas etnográficas,
estórias de vida – ou fragmentos de romances. Possibilidades de abordagem do
descritor:
a) identificar
aspectos temporais e/ou espaciais que estruturam a narrativa;
b) identificar
aspectos físicos e/ou psicológicos constitutivos dos personagens;
c) identificar
acontecimento/fato que desencadeia o desenlace/desfecho narrativo, bem como o
clímax e o equilíbrio.
D8( provabrasil ) – Estabelecer
relação de causa/ consequência entre partes e elementos do texto.
D16 (Saepe)
Por meio de itens
referentes a este descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer
os motivos pelos quais os fatos são apresentados no texto, ou seja, as relações
expressas entre os elementos que se organizam, de forma que um é resultado do
outro. Para avaliar essa habilidade, pode-se pedir ao leitor para reconhecer
relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e
comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré condição, entre outras.
D11 – ( prova brasil) Distinguir um fato da opinião relativa a este
fato.D10 (Saepe)
Essa habilidade é
avaliada por meio de um texto, no qual o aluno é solicitado a distinguir as
partes dele referentes a um a fato e as relativas a uma opinião relacionada ao
fato apresentado, expressa pelo autor, narrador ou por algum personagem. Fundamentalmente,
espera-se que o aluno saiba distinguir o que são afirmações baseadas em
valores(opiniões) e afirmações baseadas em evidências (fatos). É comum,
sobretudo em textos dissertativos, que, a respeito de determinados fatos,
algumas opiniões sejam emitidas. Ser capaz de localizar a referência aos fatos,
distinguindo-a das opiniões relacionadas a eles, representa uma condição de
leitura eficaz.
D19 (saepe) – Identificar a tese
de um texto.
A identificação de tese em um texto
pressupõe ser este um texto dissertativo argumentativo.
D27 (saepe) – Diferenciar as partes principais das secundárias em um
texto.
Um item voltado para a
avaliação dessa habilidade deve levar o aluno a distinguir, entre uma série de segmentos,
aqueles que constituem elementos principais ou secundários do texto. É comum,
entre os alunos, confundir “partes secundárias” do texto com a “parte
principal”. A construção dessa competência é muito importante para desenvolver
a habilidade de resumir textos.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Entende-se por
variação linguística os vários falares entre falantes de uma língua. Toda
língua natural tem suas variações. No Brasil temos muitos falares. Essa
variação é justificada não apenas pelo fato histórico, que, necessariamente,
leva a profundas transformações qualquer língua, como também pelas diferenças regionais,
sociais, grau de escolaridade, sexo e principalmente pelas categorias
profissionais.
D26 (saepe) – Identificar as marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. D10(prova Brasil)Entende-se, por esse descritor, a
identificação de marcas linguísticas de variação na linguagem e, em consequência,
a identificação do locutor e do interlocutor de um texto. É um descritor
importante para tratar da diversidade linguística Esse descritor vai exigir do participante do
teste a habilidade de identificar as variedades linguísticas
D12( prova brasil ) – Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.D17 (saepe) Com esse item, pretende-se avaliar a habilidade do
aluno em perceber a coerência textual, partindo da identificação dos recursos
coesivos e de sua função textual. Em todo texto de maior extensão, aparecem
expressões conectoras – sejam conjunções, preposições, advérbios e respectivas
locuções – que criam e sinalizam relações semânticas de diferentes naturezas.
Entre as mais comuns, podemos citar as relações de causalidade, de comparação,
de concessão, de tempo, de condição, de adição, de oposição etc.
Reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos
de conexão é uma habilidade fundamental para a apreensão da coerência do texto.
D22 (saepe) – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D13 (prova Brasil)
Por meio desse
descritor, pode-se avaliar a habilidade de o participante do teste reconhecer
os efeitos de ironia ou humor causados por expressões diferenciadas, utilizadas
no texto pelo autor. A forma como as palavras são usadas ou a quebra na
regularidade de seus usos constituem recursos que, intencionalmente, são
mobilizados para produzir no interlocutor certos efeitos de sentido. Entre tais
efeitos, são comuns os efeitos de ironia ou aqueles outros que provocam humor.
Um item relacionado a essa habilidade deve ter como base textos em que tais
efeitos se manifestem (como anedotas, charges, tiras, o romance machadiano etc)
e deve levar o aluno a reconhecer quais expressões ou outros recursos criaram
os efeitos em jogo.
D23 ( saepe) –
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras anotações.
D14 (Prova brasil)
A habilidade que pode
ser avaliada por meio de itens referentes a este descritor relaciona-se ao reconhecimento,
pelo aluno, dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de
outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação
(travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e
notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre
outros, e atribui sentido a eles. Deve-se entender também nesse descritor os
efeitos de sentido decorrentes dos tipos de oração –interrogativa, exclamativa,
afirmativa e imperativa, uma vez que os tipos de oração estão linguisticamente marcados
pela pontuação.
Entre as notações
gráficas, tem-se as aspas, o negrito e o itálico. Portanto, esse descritor foca
um valor semântico dos sinais de pontuação e de outras notações apontando para
o estado psíquico do autor, das personagens ou do leitor. Esses sinais de
pontuação e notações possuem íntima relação com a coerência textual e com
funções discursivas diversas
Fonte: Adaptado do Material Língua
Portuguesa e Matemática - SAEB / Prova Brasil
– INEP
Organização : VAldinere Alves
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