sexta-feira, 29 de maio de 2015

DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS: MATRIZ CURRICULAR E MATRIZ DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO

      DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS: MATRIZ CURRICULAR E MATRIZ DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO

Matriz Curricular: Direciona o currículo de uma instituição de ensino, leva em conta as concepções de ensino e aprendizagem da área e apresenta: objetivos, conteúdos, metodologias e processos de avaliação.

Matriz de Referência: Também leva em conta as concepções de ensino e aprendizagem da área, mas é composta apenas por um conjunto delimitado de habilidades e competências definidas em unidades denominadas descritores, agrupadas em tópicos (Língua Portuguesa) e Temas (Matemática) que compõem a matriz de uma dada disciplina em avaliações dos tipos Prova Brasil e SAEB. Embora a Matriz Curricular e a Matriz de Referência não tenham a mesma finalidade, é impossível pensar na Matriz de Referência para uma determinada avaliação sem levar em conta a Matriz Curricular que lhe dá suporte.


O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados. Cada tópico (Língua Portuguesa) ou tema (Matemática) reúne um grupo de descritores que visa à avaliação de diferentes competências do estudante.
...""Essas matrizes têm por referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e foram construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais..."
Habilidade e Competência são amigas inseparáveis e são mencionadas no mesmo documento: 
-Habilidade: plano objetivo e prático do saber fazer. São as capacidades para realizar ações.
-Competência - “capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”. Perrenoud. Ou seja, capacidade de mobilizar conhecimento, valores e decisões para agir em determinada situação.
- Pense...
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência.  Viu? Habilidade e Competência estão sempre juntas!
No portal do MEC você encontra muito mais sobre Matrizes da Prova Brasil e do SAEB, Sites das Avaliações, Simulado 2011. Na revista Nova Escola poderá se informar sobre A Prova Brasil em detalhes. Você já viu um caderno semelhante a este em sua escola?
- É o livro PDE/Prova Brasil. MEC/INEP/SAEB. Brasília 2011, apresentando matéria sobre Avaliação do Rendimento Escolar no Ensino Fundamental, Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores. Utilize-o! Está recheado de informações e sugestões de atividades relacionadas ao assunto. 
Download MEC Matrizes de Referência - orientações para Prof. SAEB (Ensino Médio).Prova Brasil(Ensino Fundamental).


                           HABILIDADES TRABALHADAS NA PROVA BRASIL  E SAEPE

D1 (Prova Brasil) – Localizar informações explícitas em um texto.   D6 ( SAEPE )

Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno encontrar o que está enunciado claramente na superfície do texto. Embora pareça tratar-se de uma habilidade muito simples, ela vai se tornando complexa à medida que a informação solicitada estiver em partes do texto de mais difícil compreensão. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto-base que dá suporte ao item, no qual o participante do teste é orientado a localizar as informações solicitadas seguindo as pistas fornecidas pelo próprio texto. Para chegar à resposta correta, o participante do teste deve ser capaz de retomar o texto, localizando, dentre outras informações, aquela que foi solicitada.

D3 (Prova Brasil) – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.  D8 ( SAEPE )

Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o participante do teste deduzir o sentido de uma palavra ou expressão, com base na compreensão do que está implícito no texto, seja atribuindo a determinadas palavras um sentido conotativo, seja extraindo sentido do próprio texto. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto no qual o participante do teste, ao inferir o sentido da palavra ou expressão, seleciona informações presentes na superfície e estabelece relações entre essas informações e seus conhecimentos prévios. Os itens que avaliam essa habilidade solicitam que o participante do teste identifique o sentido de uma palavra ou expressão retiradas do texto.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
Esse descritor descreve a habilidade do aluno inferir uma informação com base em ideias pressupostas ou subentendidas no texto. As ideias pressupostas são os implícitos, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase, ou seja os pressupostos são linguisticamente marcados. As ideias subentendidas são insinuações, não marcadas linguisticamente, que se depreendem de um enunciado. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o aluno precisa buscar informações para além do que está escrito, mas que é autorizado pelo texto. Ao realizar esse movimento, o aluno estabelece relações entre o texto e o seu contexto.

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc).Por
meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido, e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal ).Essa habilidade pode ser avaliada por meio de textos compostos de gráficos (de barra, de “pizza” etc),diagramas, tabelas, quadros, planilhas, mapas, desenhos, fotos, tirinhas, charges,  etc.

D6 (  Prova Brasil  )  – Identificar o tema de um texto.   D9  (  SAEPE )
Um texto é tematicamente orientado; ou seja, desenvolve-se a partir de um determinado tema, o que lhe dá unidade e coerência. A identificação desse tema é fundamental, pois só assim é possível apreender o sentido global do texto, discernir entre suas partes, principais e outras secundárias, parafraseá-lo, dar-lhe um título coerente ou resumi-lo. Em um texto dissertativo, as ideias principais, sem dúvida, são aquelas que mais diretamente convergem para o tema central do texto. Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno identificar do que trata o texto, com base na compreensão do seu sentido global, estabelecido pelas múltiplas relações entre as partes que o compõem. Isso efeito ao relacionarem-se diferentes informações para construir o sentido completo do texto.
D7   (  Prova Brasil)   – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.   D21 (  SAEPE )A abordagem desse descritor pode ser realizada considerando-se um dos elementos da narrativa (enredo, personagens, foco narrativo, tempo e espaço) ou a relação entre eles, de maneira que o participante do teste compreenda a constituição de um texto narrativo, especialmente o literário. Podem ser trabalhados textos de curta extensão, literários ou não – anedotas, fábulas, lendas, casos, crônicas, contos, poemas, roteiros de cinema, documentários, entrevistas etnográficas, estórias de vida – ou fragmentos de romances. Possibilidades de abordagem do descritor:
a) identificar aspectos temporais e/ou espaciais que estruturam a narrativa;
b) identificar aspectos físicos e/ou psicológicos constitutivos dos personagens;
c) identificar acontecimento/fato que desencadeia o desenlace/desfecho narrativo, bem como o clímax e o equilíbrio.
D8( provabrasil  ) – Estabelecer relação de causa/ consequência entre partes e elementos do texto.
D16 (Saepe)
Por meio de itens referentes a este descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer os motivos pelos quais os fatos são apresentados no texto, ou seja, as relações expressas entre os elementos que se organizam, de forma que um é resultado do outro. Para avaliar essa habilidade, pode-se pedir ao leitor para reconhecer relações de causa e efeito, problema e solução, objetivo e ação, afirmação e comprovação, justificativa, motivo e comportamento, pré condição, entre outras.

D11 –  ( prova brasil)  Distinguir um fato da opinião relativa a este fato.D10 (Saepe)

Essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o aluno é solicitado a distinguir as partes dele referentes a um a fato e as relativas a uma opinião relacionada ao fato apresentado, expressa pelo autor, narrador ou por algum personagem. Fundamentalmente, espera-se que o aluno saiba distinguir o que são afirmações baseadas em valores(opiniões) e afirmações baseadas em evidências (fatos). É comum, sobretudo em textos dissertativos, que, a respeito de determinados fatos, algumas opiniões sejam emitidas. Ser capaz de localizar a referência aos fatos, distinguindo-a das opiniões relacionadas a eles, representa uma condição de leitura eficaz.

D19 (saepe)  – Identificar a tese de um texto.
A identificação de tese em um texto pressupõe ser este um texto dissertativo argumentativo.

D27 (saepe) – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Um item voltado para a avaliação dessa habilidade deve levar o aluno a distinguir, entre uma série de segmentos, aqueles que constituem elementos principais ou secundários do texto. É comum, entre os alunos, confundir “partes secundárias” do texto com a “parte principal”. A construção dessa competência é muito importante para desenvolver a habilidade de resumir textos.

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Entende-se por variação linguística os vários falares entre falantes de uma língua. Toda língua natural tem suas variações. No Brasil temos muitos falares. Essa variação é justificada não apenas pelo fato histórico, que, necessariamente, leva a profundas transformações qualquer língua, como também pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e principalmente pelas categorias profissionais.





D26 (saepe) – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. D10(prova Brasil)Entende-se, por esse descritor, a identificação de marcas linguísticas de variação na linguagem e, em consequência, a identificação do locutor e do interlocutor de um texto. É um descritor importante para tratar da diversidade linguística  Esse descritor vai exigir do participante do teste a habilidade de identificar as variedades linguísticas

D12( prova brasil  )  – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.D17  (saepe) Com esse item, pretende-se avaliar a habilidade do aluno em perceber a coerência textual, partindo da identificação dos recursos coesivos e de sua função textual. Em todo texto de maior extensão, aparecem expressões conectoras – sejam conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções – que criam e sinalizam relações semânticas de diferentes naturezas. Entre as mais comuns, podemos citar as relações de causalidade, de comparação, de concessão, de tempo, de condição, de adição, de oposição etc.

Reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos de conexão é uma habilidade fundamental para a apreensão da coerência do texto.

D22 (saepe) – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D13 (prova Brasil)

Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade de o participante do teste reconhecer os efeitos de ironia ou humor causados por expressões diferenciadas, utilizadas no texto pelo autor. A forma como as palavras são usadas ou a quebra na regularidade de seus usos constituem recursos que, intencionalmente, são mobilizados para produzir no interlocutor certos efeitos de sentido. Entre tais efeitos, são comuns os efeitos de ironia ou aqueles outros que provocam humor. Um item relacionado a essa habilidade deve ter como base textos em que tais efeitos se manifestem (como anedotas, charges, tiras, o romance machadiano etc) e deve levar o aluno a reconhecer quais expressões ou outros recursos criaram os efeitos em jogo.
D23 ( saepe)  – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras anotações. D14 (Prova brasil)

A habilidade que pode ser avaliada por meio de itens referentes a este descritor relaciona-se ao reconhecimento, pelo aluno, dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação. O aluno identifica esses efeitos da pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação, entre outros) e notações como tamanho de letra, parênteses, caixa alta, itálico, negrito, entre outros, e atribui sentido a eles. Deve-se entender também nesse descritor os efeitos de sentido decorrentes dos tipos de oração –interrogativa, exclamativa, afirmativa e imperativa, uma vez que os tipos de oração estão linguisticamente marcados pela pontuação.

Entre as notações gráficas, tem-se as aspas, o negrito e o itálico. Portanto, esse descritor foca um valor semântico dos sinais de pontuação e de outras notações apontando para o estado psíquico do autor, das personagens ou do leitor. Esses sinais de pontuação e notações possuem íntima relação com a coerência textual e com funções discursivas diversas

 Fonte: Adaptado do Material Língua Portuguesa e Matemática - SAEB / Prova Brasil   – INEP   


 Organização : VAldinere Alves 

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