sexta-feira, 22 de maio de 2015

FESTAS JUNINAS

PROJETO PEDAGÓGICO - FESTAS JUNINAS



O presente projeto pedagógico: Festas Juninas, foi elaborado para a E.M.M.W.G, como sugestão para estudo sobre a  temática. Espero que seja útil aos interessados em trabalhar esse tema.


1 Identificação

Temática: Festas Juninas
Tempo de execução: 10 dias 
Áreas envolvidas: História, Geografia, Ensino Religioso, Cultura, Ciências e Linguagem.
Abrangência do Projeto: 6º ao 9º do Ensino Fundamental


2 Justificativa

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da festa acontece no dia 23, noite de São João. São comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.

3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral:

Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.


3.2 Objetivos Específicos:
  • Conhecer a origem das festas juninas (História);
  • Compreender como são comemoradas essas festividades em alguns lugares do mundo(Geografia);  
  • Conhecer a história de vida dos santos padroeiros dessas festividades (Ensino Religioso);
  •  Estudar a simbologia e riqueza de tradições que envolvem as festas (Cultura)
  •  Apreciar e conhecer as características rítmicas – musicais que compõem as festividades (Artes);
  • Estudar a culinária apreciada nessas festas (Ciências);
  • Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos em torno da temática, mediante produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas (Linguagem).

3.3 Objetivo compartilhado:

Realizar um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentarão os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares que dão suporte ao estudo.


4 Procedimentos Metodológicos e Atividades

Sugestões:
  • Em História: pesquisas na internet acerca da origem das festas juninas e resumo do conteúdo pesquisado (atividade individual); 
  •  Em Geografia: pesquisa na Internet sobre as comemorações juninas em outros lugares do mundo, apresentação de seminários sobre o assunto (atividade em grupo- cada grupo fala sobre as tradições em um local diverso); 
  • Em Religião: pesquisa na internet ou em livros acerca da história de vida dos santos: Antônio, João e Pedro; confeccionar cartazes com gravuras ou desenhos,  fazendo um breve resumo da vida de cada um deles;
  • Em Cultura: aulas expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a construção de toda a simbologia junina através de criações artísticas que representem as festas(maquetes); 
  • Em Artes: Pesquisar na internet as características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado e como se dança esses ritmos ou pesquisar os tipos de quadrilhas juninas. Expor os resultado das pesquisas através de aulas expositivas e dialogadas;
  • Em Ciências: Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo;

  
5 Recursos materiais

Computador, impressora, Internet, papeis diversificados, colas, tesouras, isopor, aparelhos de som, projetor, entre outros.

 6 Avaliação

A avaliação será mediante a observação do envolvimento individual e coletivo dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

7 Culminância
Para a culminância do projeto a proposta é realizar um Festival de Cultura Junina, com organização de apresentações das produções por área disciplinar. 

Sugestão de produto final para a culminância, por áreas disciplinares:

Em História - SALA 1 - ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS: Apresentação do conteúdo pesquisado em Slides;
Em Geografia – SALA 2 –  FESTAS JUNINAS PELO MUNDO: Exposição de cartazes com as tradições juninas pelo mundo e apresentação oral do conteúdo pesquisado;
Em Religião – SALA 3 – A RELIGIOSIDADE JUNINA: Exposição de Cartazes e uma breve apresentação oral da vida de cada um dos santos juninos ou dramatização;
Em Cultura – SALA 4 – FESTA JUNINA É ASSIM! : Exposição das maquetes produzidas sobre a simbologia junina;
Em Artes – SALA  5 – RITMOS JUNINOS: Breve exposição oral das características de alguns  ritmos ou quadrilhas juninas e apresentação de danças;
Em Ciências – SALA 6 – CULINÁRIA JUNINA: VENHA DEGUSTAR! Confecção de uma barraquinha expondo pratos típicos da culinária junina, exposição oral de como são feitos e ao final oferecer algo para degustar.

 Observações:
  • Sites de referência para as pesquisas: sua pesquisa.com e Wikipédia.
  • Como a proposta envolve diretamente seis áreas disciplinares, seria interessante que se escolhesse apenas seis turmas para apresentar as produções na culminância e o restante da escola participaria como expectador. Ao final poderia ser servido um lanche coletivo, com algum tipo de comida típica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário