Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ter atitude positiva


Ter atitude positiva é uma escolha, uma decisão. Muito do que acontece em nossa vida depende da atitude que adotamos nas situações. Uma atitude positiva nos ajuda a enfrentar os desafios e superar os obstáculos. Mas se tivermos uma atitude negativa, ficamos confusos em nossos problemas, sem saber como resolvê-los nem administrá-los.

Pessoas com atitude negativa não aceitam que tem esta atitude. Acham que têm uma atitude correta e que os problemas são dos outros. Culpam os acontecimentos, culpam as pessoas, não aceitam que precisam mudar sua própria atitude e assim, se tornam ansiosas, tristes, estressadas, angustiadas, com raiva e com atitudes defensivas.

Não querem descobrir a causa de seu sofrimento. Apenas pensam e não agem. Não querem mudar e assumir a responsabilidade pelo seu bem estar. Estão sempre reclamando, sempre insatisfeitas, sempre procurando imperfeições e defeitos, sempre criticando o outro e dizendo o que está errado ou inadequado.

Olhe para sua realidade. Quem lhe prometeu que estaria protegido dos reveses da vida? Quem lhe disse que as pessoas não seriam injustas com você? Quem lhe certificou segurança neste emprego? Quem lhe assegurou que seria um amor para sempre? Independente das decepções, traições, medos, inseguranças, injustiças, ainda lhe resta a escolha de ter uma atitude positiva.

A pessoa que tem atitude positiva aceita os acontecimentos, mesmo quando esses não são o que se desejava e ainda mantém o foco nos objetivos da vida.

A pessoa que tem atitude positiva busca a realização dos seus sonhos. Vive todos os dias com objetivo, observa o que está acontecendo para aprender o que fazer e o que não fazer, o que funciona e o que deve ser descartado.

A pessoa que tem atitude positiva  admite sua realidade, seja uma decepção amorosa, uma perda, uma dificuldade na saúde, um desequilíbrio financeiro, a solidão, o ciúme que provoca destruição e o que mais não desejaria experienciar novamente. Reconhecer o momento difícil, aceitá-lo e interagir até superá-lo é a base da atitude positiva.

A pessoa que tem atitude positiva abre mão das emoções negativas e aprende a habilidade de estar acima delas, gerando o que de bom deseja produzir em sua vida.  Faz da observação a chave para identificar o que não é saudável e produtivo. Percebe a negatividade sem se deixar envolver por ela. Aprende a não se deixar dominar pelas emoções do momento. Assume o que sente, pensa, diz e faz.

A pessoa que tem atitude positiva observa sem julgamento, numa posição neutra. Não julga, não condena, não critica. Não se deixa tomar pela culpa ou pelo ressentimento. Abre-se para novos conhecimentos e mudanças de comportamento.

Comece a exercitar ter atitude positiva diante de sua vida. Olhe para Deus o Autor da vida e veja a excelência da criação. Tudo de bom que existe está à sua disposição. Assuma a posição de filho de Deus e viva tudo o que Ele preparou para você: Uma vida feliz e abundante. Assuma uma postura de vencedor e celebre cada uma de suas atitudes positivas.

Seja excelente! Seja feliz!

Por Eliana Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário