A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
(imagem divulgação)
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos diversos institutos de pesquisa na área da nutrição vêm desenvolvendo estudos que comprovam que uma alimentação deficiente a qual não atente para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na Escola.
Os alimentos e bebidas oferecidos normalmente nas cantinas Escolares limitam-se a lanches rápidos, salgados, balas e doces, entre outros, que contém altos índices de gordura e açúcar, além, é claro dos refrigerantes. Este tipo errado de alimentação pode causar diversos problemas de saúde, podendo-se destacar entre eles a obesidade infantil, cujos índices vêm aumentando ano após ano.
Por outro lado é possível constatar também que os lanches levados pelos alunos para a Escola não atendem às necessidades alimentares destes, e que por falta de informação, ou melhor, dito de educação alimentar, não se prepara, na maioria das vezes, um alimento saudável, aliado no desenvolvimento e na prevenção de doenças e sim uma merenda pobre em vitaminas e proteínas.
OS BENEFICIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO
Anúncios GoogleOs alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças.
“A saúde está na mesa. Um novo estudo questiona os benefícios da dieta na prevenção de doenças como infarto e derrame, o colesterol, a diabetes, o Alzheimer, a depressão, a osteoporose, a hipertensão e até o câncer. Acredite: há alimentos que podem, sim ajuda-lo a ter uma vida saudável.”
Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na Escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar.
Existe hoje uma preocupação das autoridades na Educação a fim de prover as Escolas de uma merenda que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva, já que o desafio é também fazer com que os alunos se adaptem ao novo cardápio, aceitando substituir as guloseimas, as quais já estão habituados, por alimento verdadeiramente nutritivo.
É importante aliar ás iniciativas de mudança de cardápio a disciplinas de re-educação alimentar, tornando-as disciplinas curriculares. Desta maneira os alunos poderão compreender a importância de uma alimentação equilibrada, e sendo, consequentemente, disseminadores desta cultura nos espaços por eles freqüentados além da Escola.
Não é possível ignorar que a situação sócio-econômica de uma grande parcela da comunidade escolar, principalmente nas Escolas Públicas, não permite que a alimentação no dia-a-dia em casa seja correta, por este motivo há que se pensar de um ponto de vista mais amplo.
É possível desenvolver cardápios nutritivos, variados e de baixo custo, aproveitando de forma diferente os alimentos e evitando muitas vezes o desperdício. Por isso, seria interessante que as famílias também interagissem com a Escola, esta promovendo cursos na área de nutrição ensinando o melhor aproveitamento dos alimentos e as famílias aplicando os conhecimentos adquiridos revertendo-os numa alimentação de qualidade no lar.
CONCLUSÃO
É necessário promover uma re-educação alimentar a nível escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental, fazendo desta maneira o possível para reverter os hábitos alimentares incorretos. Isto será possível através de disciplinas que abordem a saúde alimentar e, sobretudo com o exemplo da Escola aplicando estes conhecimentos oferecendo um cardápio equilibrado e saudável.
A participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor.
obrigado isso me ajudou muito (-;
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