PLANEJAMENTO
ESCOLAR 2013
“Depois de algum tempo,
você... Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás. Portanto, plante
jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.E
você aprende que realmente pode suportar...que realmente é forte, e que pode ir
muito mais longe depois de pensar que não pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você
tem valor diante da vida.”Cada pessoa é um diamante que precisa ser lapidado .A
lapidação é um trabalho que exige sabedoria, precisão e paciência.
Cada pessoa é um diamante,
que vem ao mundo em estado bruto: o trabalho de cada um de nós é descobrir como
se lapidar para se transformar numa pedra preciosa de muito valor.
Nascemos e crescemos com
determinadas características: mais explosivos, mais impacientes, tímidos,
egoístas, malvados, irritadiços, medrosos ou impulsivos.
No decorrer da vida, muitas
pessoas, situações e acontecimentos participam ativamente desse processo de
lapidação: os pais, e os familiares que nos influenciam, o grupo social que nos
encoraja ou nos oprime, o ambiente de estudo e de trabalho que nos exige,
amolda e direciona...
O que temos em excesso que
precisamos abrandar? O que nos falta que precisamos desenvolver ou expandir?
É preciso que cada um de nós
pense assim: qual será o trabalho de lapidação necessário para mim para que eu
me coloque no caminho do equilíbrio interior, que vai me proporcionar paz,
harmonia, serenidade e força?
Esse é um trabalho de vida
inteira; é para crianças, jovens, adultos e velhinhos, E que ninguém se iluda:
esse trabalho é cansativo e, às vezes, dói bastante!
Mas é o que nos permite
atravessar os períodos difíceis sem nos quebrar por dentro e que nos permite
viver com mais alegria os períodos fáceis.
Mª Tereza Maldonado
O
Professor e o Ato de Ensinar:
A sala de aula é o
espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e
significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares.
Isso acontece em uma
rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história
de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio
conhecimento formal.
Do professor espera-se
que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os
diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem
que planejou.
Tem sido comum
identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a idéia à abordagem
histórico-cultural.
Podemos dizer que a
compreensão que o professor tem do aluno e do que deve realizar com ele tem
muitas implicações para o seu trabalho.
Cabe-lhe permitir que o
aluno revele-se por si, mostre-se naquilo que pede como ajuda. Para isto o que
lhe compete fazer?
A nosso ver, seu papel desdobra-se em muitas
funções que devem ser descobertas e assumidas conforme o fluxo do
desenvolvimento do aluno.
E o professor é o
organizador do ambiente social (conforme escreveu Vygotsky, 2003), que é o
fator educativo por excelência.
É por isso que ele
enfatiza a posição do aluno como aquele que dirige o seu próprio processo de
aprendizagem.
Assumir-se como
professor requer a clareza de muitos aspectos constituintes da missão a ser
realizada. É preciso, sim, ter metas e objetivos, saber sobre o que se vai
ensinar, mas não se pode perder de vista, um segundo sequer, para quem se está
ensinando e é disso que decorre o como realizar.
Integrar tudo inclui dar
conta de diversas facetas do processo ensino-aprendizagem, ou seja, a do aluno
concreto, real, a do conhecimento, a das estratégias de ensino, e a do contexto
cultural e histórico em que se situam (Tacca, 2000).
Conjugar isso exige
compromisso e responsabilidade com o aluno, o que permite avançar na exigência
da compreensão da pessoa no processo de ensinar e
aprender. (O Professor e o Ato de Ensinar de:Elizabeth
Tunes, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto dos Santos Bartholo
Júnior
Lembrete:
Os primeiros dias de aula estão, certamente,
entre os mais importantes de todo o ano letivo. É durante essa fase que os
alunos conhecem os novos professores, os novos colegas e começam a se adaptar à
nova série e, muitos deles, também à nova escola.O papel do professor nesse
momento é de grande relevância, pois ele, mais do que ninguém, pode contribuir
para que todas essas novidades” se encaminhem de um jeito natural e
bem-sucedido, para a felicidade dele próprio, dos alunos e dos pais.
Se o professor não constitui um
vínculo bacana com os alunos nesse início, a relação entre eles pode seguir com
problemas durante todo o ano. Reconquistar é possível, mas é mais difícil .O
trabalho de adaptação é para todos os alunos. A criança ainda é muito ligada ao
ambiente familiar e precisa fazer a transição para o ambiente escolar.
No 1º ano, a insegurança está no fato
de a criança começar a ter uma rotina de alfabetização, a usar mais livros e a
sentir uma outra exigência. No 2º ano, sua responsabilidade aumenta ainda mais,
pois ela precisa se organizar de outra forma e o brincar já não está tão
presente.de todos esses casos, estão os novatos na escola, transferidos de
outras instituições que, independentemente da idade, necessitam de uma boa
recepção por parte da equipe escolar.
“O aluno que vem de outra escola
está passando por uma mudança (mudam as referências de amizade, de ambiente, de
rotina), e toda mudança traz desconforto, portanto ele precisa ser bem
acolhido. Também os pais precisam ser acolhidos em suas inseguranças e em seus
medos.
ü
Para
garantir o seu sucesso como Pessoa/educador:
ü Cuide da aparência
ü Mantenha-se bem humorado (apesar das
dificuldades);
ü Cuide de sua espiritualidade;
ü Reserve um tempo para a leitura e um
momento de estudo;
ü Planeje suas atividades com segurança,
criatividade e antecedência;
ü Acredite profundamente no que faz;
ü Avalie-se constantemente;
ü Para garantir o sucesso da nossa
Escola é necessário:
ü Manter a Ética Profissional;
ü Ser pontual (inclusive nas trocas de
horários e reuniões);
ü Ter disciplina;
ü Respeitar e seguir as regras e normas
da: SEMED e Escola;
ü Ter compromisso com o seu trabalho,
sempre;
ü Respeitar as opiniões divergentes;
ü Participar com empenho nas decisões
coletivas do grupo;
ü Observar e acompanhar o calendário e
cronograma de atividades;
ü Preparar
com responsabilidade as avaliações diagnósticas, bimestrais e
progressão parcial;
ü Manter diário de classe em dias;
ü Aceitar e respeitar os limites dos
alunos;
ü
Fazer
a diferença...
PROFESSOR TENHA SEMPRE
EM MENTE QUE VOCÊ É PEÇA FUNDAMENTAL NO QUEBRA-CABEÇA DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE
NOSSOS ALUNOS.NÃO DESANIME, TENHA FORÇA
E MUITA FÉ... NO FIM TUDO DÁ CERTO!!
Contamos
sempre com o seu entusiasmo, seriedade e compromisso.Tudo que fizer, faça de
todo coração, como se fosse para Jesus.Sucesso em 2013!! Conte sempre conosco.
Coordenação Pedagógica 2013
Coordenação Pedagógica 2013
Caro Professor, Seja Bem
Vindo!
Que neste ano possamos realizar encontros...
conquistar vitórias e muito sucesso! Que os nossos laços de amizades se
estendam cada vez mais...
1º DIA DE AULA:
¬ Receba cada um com um forte abraço;
¬ Apresente-se: Fale sobre o que virão no
decorrer do ano, para que eles fiquem encantados e entusiasmados;
¬ Cante e dance com eles: isso permite maior
interação;
¬ Faça uma dinâmica de apresentação;
¬ Apresente os espaços da escola;
¬ Fale sobre a organização da escola e da sala
de aula;
¬ Determine os combinados;
¬ Recolha o material;
¬ Conte uma história (Coletiva);
¬ Saída: Dê novamente um forte abraço,
desejando que eles voltem no outro dia e entregue um mimo.
¬ Veja com os pais quem virá buscar os alunos,
lembre-os do horário de saída.
Demais dias:
¬ Oração,
cantigas;
¬ Chamada;
¬ Organize
os alunos pelo tamanho e necessidade especial;
¬ Relembre
os combinados (dando ênfase em cada ítem);
¬ Lembre-os
do uso do uniforme e horário de entrada;
¬ Hora
da cantiga;
¬ Organize
os cadernos;
¬ Hora
da história;
¬ Iniciar
diagnóstico de leitura e escrita;
É isso aí! Agora é arregaçar as mangas... inspire e
expire!!
Bom trabalho! Sucesso garantido...
Reflexão
Há três
coisas na vida que jamais retornarão: O tempo, as palavras e as oportunidades.
Há três
coisas na vida que podem destruir uma pessoa: a ira, o orgulho e não perdoar.
Há três
coisas na vida que você nunca deve perder: a paz, a esperança e a honestidade.
Há três
coisas na vida de maior valor: o amor, a bondade, a família.
Há três
coisas na vida que não são seguras: o êxito, a fortuna e os sonhos.
Há três
coisas na vida que formam uma pessoa: a sinceridade, o compromisso e o trabalho
árduo.
Há três pessoas na vida que são essenciais para
nós:O Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Peço a Deus que abençoe todos vocês,guie e
proteja o seu caminho.O amor de Deus sempre estará com vocês, Suas promessas são
verdadeiras...
Quando entregas a Deus tuas preocupações, Ele
estará te olhando e te levará adiante..!!
A todos vocês queridos Professores um descanso
cheio de paz e muita luz!
Que vocês possam estar com seus familiares
gozando de muita saúde!!
Autor
desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário