questões de português
Texto:
PARE! ATENÇÃO! Joãozinho é distraído. Em nada presta atenção. Mas Totó, o seu amigo, É um excelente cão. Lá vem os dois na calçada. E agora, olhem só! Na hora de atravessar, Morde a calça do menino! “Ficou louco este meu cão?” Não Joãozinho! O amarelo mostra: Pare! Atenção!
(Luciana Passos). Vejam o que faz Totó:
De acordo com o Texto – Pare! Atenção! , qual é o assunto principal do texto?
(A) Amizade. (B) A atenção no trânsito.
(C) A cão está louco. (D) Totó é o melhor cão do mundo.
VILA DOS PÁSSAROS 2 QUARTOS
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Alugo um apto c/ sala, cozinha, banheiro e área de serviço, localizado na beira mar.
Fone – 3456 - 7890
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O objetivo deste texto é:
(A) avisar. (B) anunciar. (C) convidar. (D) comemorar
O que é daltonismo?
É uma deficiência na visão que dificulta a identificação das cores. O olho humano tem células que separam as cores em três grupos: verde; amarelo e vermelho; azul e violeta. Os daltônicos têm poucas dessas células ou têm alterações em parte delas.
Por isso eles não conseguem perceber cor nenhuma ou confundem algumas delas como vermelho e o verde, por exemplo.
De acordo com o texto, a deficiência do daltônico está relacionada com :
(A) a cor. (B) o som. (C) o paladar. (D) o tato.
A pomba e a formiga
À beira de um riacho, uma branca pomba bebia água. De repente, ouviu uma voz fraca, fraca.
- Socorro! Estou afogando!
Uma formiguinha tinha caído na água e, por mais que se debatesse, não conseguia chegar à margem. A correnteza a arrastava.
A pomba arrancou com o bico um fio de grama e jogou na água. A formiga subiu nele e alguns minutos depois estavam em terra firme. Queria agradecer a sua benfeitora, mas ela já tinha ido embora.
Alguns dias mais tarde, a formiga caminhava por uma trilha no bosque, quando viu um camponês de pés descalços armado de arco e flecha, mirar alguma coisa:[...]
(Jean de La Fontaine)
Por que o camponês estava descalço?
(A) Para molhar os pés. (B) Porque ele gosta.
(C) Para não fazer barulho. (D) Para descansar os pés.
Homem não chora
Meu pai chegou bravo do serviço.
Eu sai de perto.
Ele subiu para o quarto, minha mãe
Foi atrás [...]
Senti vontade de chorar.
Mas não chorei. Porque ...
Com que intenção o autor utilizou as reticências no penúltimo verso?
(A) Para dizer que homem não chora.
(B) Para dar uma pausa, interromper o pensamento, indicando uma dúvida.
(C) Para fazer uma pergunta.
(D) Para valorizar o poema Homem Não Chora.
Nova Andradina, 04 de maio de 2009.
Oi, Magda,
Fiz minha primeira amiga na nova escola. Ela se chama Érica e também gosta de gibis. Ontem ela veio aqui em casa e a gente brincou muito. Minha mãe e a mãe dela também ficaram amigas e combinaram um rodízio. Um dia a mãe da Érica nos levará para a escola em outro dia será a minha mãe. Assim não ficaremos mais horas e horas na perua. Sobra mais tempo para brincar, assistir televisão e escrever para você.
Um beijo de sua prima,
Anita.
Nesta carta é correto afirmar que:
(A) a mãe de Érica que é autora da carta.
(B) Magda é a autora da carta.
(C) Anita é a autora da carta.
(D) a mãe de Magda é a autora da carta.
Anedota:
A professora perguntou aos alunos do que eles tinham medo:
Eu tenho medo de Lobisomem, disse Mariazinha.
Não precisa ter medo. É só uma lenda, disse a professora.
Eu tenho medo de Cuca, disse Pedrinho.
Não precisa ter medo. É só uma lenda.
Eu tenho medo do Malamém, disse Joãozinho.
Quem é o Malamém? Perguntou a professora.
Não sei, mas quando a minha mãe vai dormir, ela sempre diz no final das orações:
Livrai-nos do Malamém!
Pelo texto percebe-se:
(A) que Joãozinho não entendia o final das orações de sua mãe.
(B) que Joãozinho não gostava de rezar.
(C) que tinha medo de tudo.
(D) que a mãe de Joãozinho fazia com que ele fosse medroso.
Carlos Drummond de Andrade. Para gostar de ler – Crônicas. São Paulo, Ática, 1987.
Nasceu em Itabira, no estado de Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902, e faleceu, no rio de Janeiro, em 1987, aos 85 anos.
Aos 16 anos, inicia sua vida de escritor com a publicação do poema “Onda!”, na revista Maio, de Itabira. Apesar de ter-se formado em Farmácia, dedicou-se a vida toda a escrever, trabalhando nos principais jornais de Minas e do Rio de Janeiro.
Drummond escreveu contos, crônicas e poemas. Mas foi como poeta que se tornou um dos mais conhecidos e apreciados autores brasileiros.
São algumas de suas obras: Alguma poesia; Brejo das almas; Sentimento do mundo; Contos de aprendiz; Confissões de Minas e a coleção Verso na prosa, prosa no verso- Drummond, destinada ao público infantil, com os títulos Criança d’agora é fogo!; A cor de cada um; Vó caiu na piscina; A senha do mundo.
(Para gostar de ler – Crônicas. São Paulo, Ática, 1987).
A finalidade do texto acima é:
(A) descrever sobre poesias,contos e crônicas. (B) divulgar sobre os livros de um autor.
(C) ensinar os leitores a comprar livros. (D) informar sobre a vida de um autor.
O Leão e as outras feras
Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:
__ Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.
Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.
FÁBULAS DE ESOPO. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
O texto “O Leão e as outras feras” tem por finalidade:
(A) ensinar algo através de uma fábula. (B) informar que o leão é o rei dos animais.
(C) descrever a vida na selva. (D) ensinar sobre a divisão em partes iguais.
Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos.
Nisso, veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinquenta cavalos!
– E – Vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro
virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Aí, o caipira falou pro motorista:
– Oi, “cumpadre”! Dando água pra tropa, é?
(Trecho retirado do livro As últimas anedotinhas do bichinho de maçã, de Ziraldo)
O que a expressão“Vrruuum!" representa no texto
(A) o som do carro. (B) a voz do caipira.
(C) o som da disparada do cavalo. (D) a voz do motorista.
Leia o conto popular.
Um pão e três sonhos No primeiro dia, comeram as frutas, no segundo, os biscoitos, no terceiro, os cereais e assim foram viajando e comendo sem confusão. O camponês era hábil e prestativo, mas não dormia com os olhos dos outros. (trecho) Marcelo Castro.
Editora Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2007
A palavra, prestativo no texto significa:
(A) pedir ajuda. (B) prejudicar os outros.
(C) estar sempre pronto a ajudar. (D) não gosta de ajudar o próximo.
A borboleta cinza
Ninguém prestava atenção na borboleta perdida no meio da poluição.
As pessoas só olhavam para a televisão.
A borboleta então foi embora para longe.
O lugar era cheio de bichinhos coloridos.
Ela se escondeu com vergonha da sua cor.
Chorou a noite inteira e tomou um banho de lágrimas.
De manhã bem cedinho, não agüentado de frio, foi secar-se ao sol.
Quando os bichinhos viram a borboleta gritaram:
- Que linda!!!
E a borboleta voou, fazendo um arco-íris no céu.
Graça Batituci (Adaptação)
Maneira Lúdica, volume
Segundo o texto, a causa de tanta tristeza da borboleta era
(A) a situação em que a poluição deixou suas asas.
(B) a falta de interesse que as pessoas tinham por ela.
(C) o frio da noite.
(D) a falta do arco-íris.
Gostaria de ver o gabarito.
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