quarta-feira, 20 de julho de 2011

                                                                     Valorize
 
     Certa vez, o dono de um pequeno sítio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
     Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

         "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes  águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda". Meses depois, o poeta encontra o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.  
         Nem pense mais nisso, disse o homem.  Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!  Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros.
        Valorize o que você tem, os amigos que estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso do seu filho.  Esses são os verdadeiros tesouros
                                                                                       Autor Desconhecido
Aprenda em confiar em quem merece.

     
Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.
    Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...No terceiro dia, já sem forcas, o vaga-lume parou e disse a cobra:
* Posso lhe fazer três perguntas?
* Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
* Pertenço a sua cadeia alimentar ?
* Não.   Eu te fiz algum mal?
* Não.  Então, por que você quer acabar comigo?
 Porque não suporto ver você brilhar...

"PENSE NISSO E SELECIONE AS PESSOAS EM QUEM CONFIAR"


                                            
 VIVA COMO AS FLORES
 - Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.
  - Pois viva como as flores, advertiu o mestre.- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.  Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
           É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.  Isso é viver como as flores. 

                                                                       (Autor Desconhecido)
                                                                           SABER MUDAR

        Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.
        Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou: "-Tem um canudo ali, nade até lá e suba". A mosca tenaz respondeu: "-Pode deixar que eu sei como resolver esse problema". E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.
        Moral da história: soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas.
        Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir...
        Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

PARA ENTENDER O VALOR DO TEMPO
Para entender o valor de um ano: Pergunte a um estudante que não passou nos exames finais;Para entender o valor de um mês:Pergunte a mãe que teve um filho prematuro;
Para entender o valor de uma semana:Pergunte ao editor de uma revista semanal;
Para entender o valor de uma hora:Pergunte aos apaixonados que estão esperando o momento do encontro;
Para entender o valor do minuto:Pergunte a uma pessoa que perdeu o avião, o trem, ou o ônibus;
Para entender o valor de um segundo:Pergunte a uma pessoa que sobreviveu a um acidente;
Para entender o valor de um milissegundo:Pergunte a uma pessoa que ganhou a medalha de prata nas olimpíadas;O tempo não espera por ninguém.Valorize cada momento de sua vida.
(autor desconhecido
TRÊS ATITUDES
  Você se considera uma pessoa egoísta, orgulhosa, ou é alguém que sempre busca praticar o bem? Talvez a resposta para essa pergunta não seja tão fácil assim, por isso vamos fazer uma análise dessas três atitudes considerando alguns quadros e circunstâncias da vida
Na sociedade  O egoísmo faz o que quer.  O orgulho faz como quer .
O bem faz o que pode, acima das próprias obrigações.
No trabalho  O egoísmo explora o que acha. O orgulho oprime o que vê.  O bem produz incessantemente.
Na  equipe  O egoísmo atrai para si. O orgulho pensa em si.  O bem serve a todos.
Na amizade: O egoísmo utiliza as situações. O orgulho clama por privilégios.
O bem renuncia ao próprio bem.          
Na fé  O egoísmo aparenta.     O orgulho reclama. O bem  ouve
Na responsabilidade O egoísmo foge. O orgulho tiraniza. O bem colabora.
Na dor alheia:        O egoísmo esquece.     O orgulho condena. O bem ampara.
No estudo:     O egoísmo finge que sabe. O orgulho não busca saber.O bem aprende sempre, para realizar o melhor.Considerando essas três atitudes, você poderá avaliar qual é a que mais se destaca nas suas ações diárias.Fazendo essa análise você poderá responder se é uma pessoa egoísta, orgulhosa ou que age de acordo com o bem. Com a avaliação em mãos, considere o seguinte:  O egoísmo e o orgulho são dois corredores sombrios que conduzem ao vício, à delinqüência, à desgraça. O bem é ampla e iluminada avenida que nos leva à conquista das virtudes sublimes e à felicidade suprema que tanto desejamos. Mas para isso não basta apenas admirar o bem ou divulgá-lo; é preciso, acima de tudo, praticá-lo com todas as forças da alma. E a decisão entre uma atitude e outra, cabe exclusivamente a cada um de nós. Não esqueça de que o bem que se faz é o único trabalho que faz bem, e esse serviço em favor dos outros é a caridade única em favor de nós mesmos. O bem é a alavanca capaz de libertar o homem dos vícios e elevá-lo aos altos planos da harmonia consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.Assim, a prática do bem é e sempre será nossa melhor atitude             
                                                                Autor  Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário