quarta-feira, 20 de julho de 2011

TÓPICO III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS


D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles
foram produzidos e daquelas em que serão recebidos

   Essa habilidade é avaliada por meio da leitura de dois ou mais textos, de mesmo gênero ou de gêneros diferentes, tendo em comum o mesmo tema, para os quais é solicitado o reconhecimento das formas distintas de abordagem.

Exemplo de item do descritor D20:

                                                                     Texto I
                                                                       Carta
                                                                                                  (Fragmento)

    A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo que ele fizer à trama, a si próprio fará. Carta do cacique Seattle ao presidente dos EUA em 1855.Texto de domínio público distribuído pela ONU.

                                                                      Texto II
                                                        Dicionário de Geografia
                                                                                                      (Fragmento)

     Segundo o geógrafo Milton Santos: “o espaço geográfico é a natureza modificada pelo homem através do seu trabalho”. E “o espaço se define como um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante dos nossos olhos e que se manifestam através de processos e funções”.
GIOVANNETTI, G. Dicionário de Geografia. Melhoramentos, 1996.
 Os dois textos diferem, essencialmente, quanto
 (A) à abordagem mais objetiva do texto I.
 (B)  ao  público a que se destina cada texto
 (C) ao rigor científico presente no texto II.
 (D) ao sentimentalismo presente no texto I.
 (E) ao tema geral abordado por cada autor.
 D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao  mesmo fato ou ao mesmo tema.

Essa habilidade é avaliada por meio do reconhecimento de opiniões diferenciadas sobre um tema, acontecimento ou pessoa, em um mesmo texto ou em textos diferentes.
Exemplo de item do descritor D21:

                         Quando a separação não é um trauma

      A Socióloga Constance Ahrons, de Wisconsin, acompanhou por 20 anos um grupo de 173 filhos de divorciados. Ao atingir a idade adulta, o índice de problemas emocionais nesse grupo era equivalente ao dos filhos de pais casados. Mas Ahrons observou que eles "emergiam mais fortes e mais amadurecidos que a média, apesar ou talvez por causa dos divórcios e recasamentos de seus pais". (...) Outros trabalhos apontaram para conclusões semelhantes. Dave Riley, professor da universidade de Madison, dividiu os grupos de divorciados em dois: os que se tratavam civilizadamente e os que viviam em conflito. Os filhos dos primeiros iam bem na escola e eram tão saudáveis emocionalmente quanto os filhos de casais "estáveis". (...) Uma família unida é o ideal para uma criança, mas é possível apontar pontos positivos para os filhos de separados. "Eles amadurecem mais cedo, o que de certa  forma é bom, num mundo que nos empurra para uma eterna dependência.”  REVISTA ÉPOCA, 24/1/2005, p. 61-62. Fragmento.


  No texto, três pessoas posicionam-se em relação aos efeitos da separação dos pais sobre os filhos: uma socióloga, um professor e o próprio autor. Depreende-se do texto que

  (A )  a opinião da socióloga é discordante das outras duas.
  (B )  a opinião do professor é discordante das outras duas.
  (C)  as três opiniões são concordantes entre si
  (D )  o autor discorda apenas da opinião da socióloga.
  (E )  o autor discorda apenas da opinião do professor.










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