sexta-feira, 22 de julho de 2011

SECRETARIA  DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO     57
DEPARTAMENTO  PEDAGÓGICO
                                   
 Equipe de Execução:  
 Secretaria de Educação    e   Comunidade Escolar

PÚBLICO ALVO:
Comunidade Escolar (funcionários, alunos, pais ou responsáveis)


  A Secretaria de Educação  de Cortês, tem como  Missão :
"Assegurar a qualidade de ensino de maneira crítica, para que nossos alunos possam participar da sociedade como verdadeiros cidadãos".

PERÍODO DE EXECUÇÃO:  Ano de 2011


JUSTIFICATIVA:
      A abordagem do tema gerador, através deste  micro projeto parte da necessidade de aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social, baseado no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade.
     O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e tecnológico abrangendo a formação humana, considerando a relevância do bem estar integral do individuo. A partir dessa abordagem pretende-se enquanto secretaria de educação  desenvolver nas escolas um projeto que possa ser aplicado durante o ano letivo  trabalhando temas propícios a realidade educacional do nosso município. 

Objetivo  Geral:

Desenvolver o potencial que há em nosso alunado  visando uma aprendizagem  significativa  com mais entusiasmo.



TEMAS  E HABILIDADES  A  SEREM  DESENVOLVIDAS
A  CADA  MÊS   :

       MÊS
                       TEMA
FEVEREIRO
CONVIVÊNCIA  
MARÇO
MEIO   AMBIENTE   E  SAÚDE
ABRIL
 LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
MAIO
FAMÍLIA  E  ESCOLA
JUNHO
FESTAS JUNINAS
JULHO
VALORES
AGOSTO
FOLCORE
SETEMBRO
PATRIOTISMO
OUTUBRO
DROGAS LÍCITAS   E   ILÍCITAS
NOVEMBRO
RESPEITAR AS DIVERSIDADES
DEZEMBRO
AVALIAÇÃO   DO PROJETO

                                          CONVIVÊNCIA:
Destacar a importância das regras em nossas vidas para uma boa convivência social.
 Destacar a importância da harmonia entre os alunos em sala de aula;
 Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola
Conhecer e entender para conviver
                                      
                                    
                              MEIO AMBIENTE E SAÚDE

Pesquisar as mudanças prejudiciais que ocorreram no planeta por causa da intervenção humana.
Desenvolver  nos  educandos   os conceitos de sustentabilidade  e preservação do meio ambiente.
Pesquisar regras com atitudes que evitam o desperdício.
Vivenciar formas de reciclar materiais diversos
Refletir sobre posturas e atitudes comportamentais, relacionadas ao outro e ao meio ambiente.
Conscientizar as crianças dos cuidados que nosso corpo necessita para conservar a saúde;
Desenvolver  noções  de cuidados com os alimentos e com nossa alimentação;
Compreender o conceito de higiene e saúde;
Sensibilizar a comunidade escolar da importância do exercício dos direitos e deveres para a prática de um bom convívio social e preservação do meio ambiente.
Compreender que a dengue e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti;
 Estimular o aluno a utilizar as técnicas de  dramatização  como forma de expressar situações  criadas ou vivenciadas no controle do mosquito transmissor da dengue.  
Conhecer as medidas que devemos tomar para evitar a dengue; 
Promover campanha de conscientização quanto a prevenção desta doença;
 Identificar as formas do contágio precaução, assim como os sinais sintomas e cuidados básicos para a cura;


                       LITERATURA  INFANTIL  E JUVENIL
                                         
Destacar   e trabalhar textos  de autores   como  Monteiro Lobato, Ziraldo etc.                       
Desenvolver a habilidade de dramatizar  poemas e textos
Valorizar  a ação  de  ler e,   consequentemente  as obras escritas como forma de arte   e  preservação  de  conhecimento.

                                   FAMÍLIA  E ESCOLA
 Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
Valorizar a família e a importância do diálogo;
Estabelecer o contato com a criança e seus familiares, despertando o hábito do dialogo, do toque e do respeito mútuo.
Contribuir para o aprimoramento da convivência dos membros da comunidade escolar,
 
                                   FESTAS  JUNINAS
Conscientizar  os  alunos  a compreender que as festas juninas é um conjunto de tradições folclóricas e religiosas muito divertidas.
Resgatar a origem das raças e conhecendo seus hábitos e costumes.
 Comparar os costumes juninos no nosso Município



                                                          
                                                  VALORES
Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, ética, amizade , honestidade , cooperação  e  união  entre as pessoas
Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola.
Refletir os valores humanos na prática do dia a dia de um cidadãoDespertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários                           
                                       FOLCLORE

Resgatar nossa cultura;
Valorizar o folclore brasileiro;
Identificar o folclore como um conjunto de tradições

                                  
                             PATRIOTISMO
Elevar o amor a Pátria e despertar nos alunos o civismo nesta semana que marcou o rumo do nosso maravilhoso país.
Valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
Cantar e interpretar o Hino Nacional;
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
                                  DROGAS  LÍCITAS  E  ILÍCITAS
Dar informações sobre drogas ,mostrando que elas causam dependência mental e  dependência física.
Identificar  as  drogas  lícitas  e  ilícitas

                          RESPEITAR  AS  DIVERSIDADES
 Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
 Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
Refletir sobre o aceitar as diferenças respeitando as crenças individuais para o crescimento pessoal
Perceber as diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade;
Valorizar as belezas que a mistura das diferenças nos traz,
Reconhecer  a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira e Identificar, respeitar, criticar e repudiar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.
Estimular o respeito à diversidade.
                                             
METODOLOGIA;
       O  Micro Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua  com a participação da  comunidade escolar dividido em temas,  conforme a tabela  visando alcançar os objetivos propostos .
                                           AVALIAÇÃO
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.


Referências:  Secretaria  de Educação  de  Cortês

      Coordenação     :  VALDINERE ALVES 

                             

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