O Mundo Encantado dos Contos

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sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resgate e valorização da cultura Afro-Índigena na Educação Infantil Postado por Adriana, Maria Rosa e Moira on 01/03/2010 Marcadores: Educ.Índigena Na instuição que trabalhamos tivemos a oportunidade de participarmos de um curso com o tema Afro-Índigena voltado para o trabalho de sala de aula. E como trabalho final do curso a proposta era elaborar um projeto de acordo com a faixa etária, que no nosso caso seria Educação Infantil. Conforme os temas abordados dentro do mesmo, deveríamos introduzi-los em nosso ambiente escolar por meio de atividades. Como vários professores também estavam participando do curso, tudo ficou mais prazeroso e produtivo para colocarmos no papel e na prática. Elaboramos um projeto em conjunto com os professores e toda a Instituição que enriqueceu mais ainda, procuramos introduzir atividades simples, porém significativas para os nossos pequenos. Esperamos que deste projeto surjam outras idéias que poderão fazer a diferença no futuro de nossos alunos, contribuindo assim para um mundo livre de preconceitos. Tema: Resgate e valorização da cultura Afro-Indígena na Educação Infantil Justificativa Com a finalidade de combater a discriminação e o preconceito racial, inclusive nas salas de aulas, melhorar a convivência escolar e transmitir conhecimentos sobre a presença Africana e Indígena no Brasil. Percebemos a necessidade de implantar um projeto que aborde o assunto na escola e na comunidade a fim de prepará-los para a conviver com as diferenças em sociedade. Objetivo Geral Reconhecer e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena. Construindo uma imagem positiva dos negros na sociedade e das crianças negras da creche. Objetivos específicos  Reconhecer as diversidades raciais e sua cultura respeitá-las agindo participativamente na mudança de comportamento;  Observar a diversidade nos diferentes tipos de animais, pessoas, cores e frutas;  Conhecer a cultura negra;  Respeitar as diferenças;  Valorizar e conhecer a cultura Indígena (vida, moradia, culinária);  Reconhecer a importância do Índio na nossa história;  Oferecer diversos materiais (livros, gravuras, filmes, bonecas) relacionados ao tema;  Socializar os bonecos com características afro indígenas, aos finais de semana com o aluno e sua família.Público alvo: Berçário- Maternal l- Maternal ll Estratégias Berçário  Fantoches com características Afro-índigena;  Apresentação e leitura do livro A menina bonita do laço de fita;  Confecção do avental com a história A menina bonita do laço de fita;  Atividades de impressão das mãos para cartazes relacionados ao livro;  Confecção de instrumento musical indígena feitos com sucatas (chocalho)  Danças e músicas folclóricas;  Pintura corporal e adereços;  Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro). Maternal l  Trabalhos manuais com argila confeccionando utensílios indígenas;  Utilização de sucata para a confecção de diversos instrumentos musicais indígenas;  Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro);  Vivenciar músicas e danças relacionadas à cultura afro-indígena;  Histórias com diversos livros (Diferentes pensando conceitos e preconceitos, Arca de ninguém e A menina bonita do laço de fita);  Roda de conversa e a escolha dos nomes dos bonecos;  Filmes enfocando as várias etnias (Madagascar 1 e 2, Arca de Noé, Segredo dos animais e Tainá).  Painéis, confecção de livros e jogos com fotos de pessoas, animais e frutas identificando as diferenças. Maternal ll  Pesquisa levantando os conhecimentos prévios dos pais sobre os Índios;  Músicas e danças (indígenas);  Desenhos com interferência relacionados à cultura afro- indígena;  Histórias coletivas com os relatos dos alunos sendo o professor o escriba;  Filmes (Tainá e Kiriku e a Feiticeira);  Confecção de instrumentos musicais com sucatas;  Confecção de artesanato com argila e massa de modelar;  Releitura de obras afro-índigena por meio de pinturas, recorte e colagem. Culminância Confecção de portfólio com as atividades e exposição dos objetos confeccionados pelos alunos para a comunidade. Avaliação Sendo a avaliação um processo contínuo de ensino e aprendizagem, observaremos a participação e desempenho dos alunos de maneira individual e coletiva. Referências Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado Arca de ninguém Mariana Caltabiano - São Paulo: Scipione, 2003 - (Coleção do-ré-mi-fá) Diferentes: pensando conceitos e preconceitos- escreveu Liana Leão - São Paulo: Elementar, 2006

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