quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Roteiro para Projetos Pedagógicos

Roteiro para Projetos Pedagógicos


Os 7 passos essenciais

Para se conceber um Projeto completo e eficaz, é preciso seguir alguns passos básicos. Veja quais são eles:

Passo 1
Diagnósticos 
O primeiro passo é diagnosticar dificuldades cognitivas e comportamentos das áreas com as quais pretende trabalhar. O projeto deve ter como objetivo prevenir ou minimizar essas dificuldades.
a) Diagnóstico Cognitivo 
O diagnóstico cognitivo  aponta dificuldades de aprendizagem dos alunos. Exemplo: dificuldade com leitura e interpretação de textos, dificuldade com raciocínio, etc. Os diagnósticos orientarão quanto as estratégias e técnicas motivacionais, para que se possa trabalhar as dificuldades levantadas.
b) Diagnóstico Comportamental 
O diagnóstico comportamental aponta as dificuldades nos relacionamentos, consigo mesmo e com os outros, dificuldades em lidar com regras e limites e assim, orienta o professor na escolha dos livros paradidáticos a serem adotados por que esses problemas comportamentais possam ser minimizados, orienta nas escolhas do textos complementares, bem como dos  temas a serem trabalhados com os professores, familiares demais envolvidos no processo.

Passo 2
Ideia do projeto nasce dos diagnósticos, do levantamento de questões-problemas da escola, do educador, do educando, da família e da comunidade. Ele surge como sendo um caminho seguro e viável para trabalhar os problemas existentes na escola, escolhidas pela equipe docente.
a) Tema
Qual o nome do Projeto? O nome é escolhido de acordo com os temas a serem desenvolvidos.
b) Justificativa
Com a junção do diagnóstico cognitivo com o comportamental, o que é o projeto e sua razão de ser?
Exemplo: Um trabalho que visa a minimizar os problemas de leitura, compreensão e interpretação de textos, bem como remeter os nossos educando a reecontrar as virtudes e valores  que muitas vezes perderam no seu dia a dia em função da rotina incansável, que rouba a sua sensibilidade. Distraídos, os alunos vivem sem darem conta da falta que faz o respeito, a solidariedade, a fraternidade, a verdade, a confiança, amizade sincera e o amor para a construção de uma vida de qualidade.
c) objetivos
O que se pretende realizar?
Exemplo: Despertar na criança a importância da vida e de tudo que envolve.
Promover atividades que permitam a valorização do respeito, da solidariedade, da fraternidade, do amor, da confiança e da amizade, entre outros.
Incentivar o sonho de uma sociedade mais humana, comprometida com o "ser" não com o "ter", deixando de lado o egoísmo e a violência.

Passo 3 
Levantamento de conteúdos 
a) Áreas do conhecimento envolvido nesse Projeto
Disciplinas que serão desenvolvidas e áreas que podem se agrupar.
Língua Portuguesa;
Matemática;
História;
Geografia;
Ciências ( Física, Química, Biologia);
Arte;
Educação Física;
Música.

Passo 4
Levantamento de bibliografia e material de apoio 
a) Bibliografia
b) Vídeo
c) Outros

Passo 5
Levantamento de estratégias
A estratégia é  uma combinação dos fins (metas) que a escola busca e dos meios (políticas) pelos quais está buscando chegar lá. Exemplo: Para minimizar os problemas com a leitura e interpretação de textos e desenvolver a competência da comunicação, quais as estratégias adequadas para atingir esses objetivos? Seriam talvez os seminários com apresentação em power point, cartazes, panfletos, dramatizações, sarais, paródicas musicais etc. Qual a melhor estratégia, segundo o corpo docente, que facilitará o caminho junto aos objetivos traçados?


Passo 6
a) Levantar os conceitos, procedimentos e atitudes trabalhadas nos projetos

  • Exemplo de conceitos abordados em um projeto sobre o meio ambiente:
  • Perceber o ambiente em que vive, os hábitos, maneira de pensar e de sentir;
  • Reconhecer mudanças aceleradas e permanências nos hábitos humanos, presentes na sua realidade e nas de outros, face a tecnologia;
  • Ler e interpretar textos e imagens;
  • Reconhecer a existência de diferentes ambientes em vários contextos.
  • Procedimentos:
  • Participar de dinâmicas de sensibilização;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir boa qualidade de vida;
  • Levantar hipóteses e discuti-las;
  • Produzir diversos tipos de textos; 
  • Construir maquetes e montar painéis;
  • Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural; 
  • Utilizar a mímica, teatro como forma de expressão, comunicação e produção coletiva;
  • Elaborar textos  a partir de autoconhecimento;
  • Opinar a partir de dados coletados e pesquisa;
  • Compreender a produção artística como meio de reflexão;
  • Apreciar a própria produção e dos colegas.

Atitudes:

  • Valorizar e respeitar o meio ambiente;
  • Valorizar a troca de ideias e opiniões;
  • Desenvolver posicionamento s pessoais em relação aos vários tipos de comportamento;
  • Desenvolver autoconfiança;
  • Expressar ideias e sentimentos e respeitar os dos colegas.

b) Habilidades
Ler, escrever, analisar, comparar, descrever, relacionar, interpretar, tirar conclusões, confeccionar, aplicar, observar, experimentar, testar, elaborar, simular, demonstrar, sintetizar, e pesquisar, respeitar, tolerar, ponderar, apreciar, praticar, sensibilizar, cooperar, assumir posturas, sentir perceber, etc.
c) Competências 
Exemplos:

  • Competência na Absorção de Informação; 
  • Competência na Transmissão da Informação e na Comunicação; 
  • Competência na Compreensão; 
  • Competência no Plano pessoal;
  • Competência Ética.

Passo 7 
Produto Final ( ações concretas para a comunidade) 
Os projetos devem ser finalizados com atividades concretas, como: teatro, produção de CD, produção de um vídeo, seminários, festivais, debate, danças, painéis, oficinas, paródias, rádio informativo, jogral, sarau, performance, vernissagem, expressão verbal, apresentações com músicas, campanhas com cartazes murais e panfletos, etc.

Fonte: Especial Guia Prático para Professores Projetos

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