segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino

            
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
    
  Secretária de Educação : Maria Rosivânia Nascimento
Diretora de Ensino : Valdinere Alves dos  Santos

Cortês  , 2019

COMO AVANÇAR NO IDEB DE CORTÊS  
APRESENTAÇÃO :
              Diante da problemática relacionada ao processo ensino aprendizagem, as Escolas de Cortês enfrentam grandes desafios. Nos últimos anos os índices de alunos que chegam ao terceiro ano sem estar alfabetizados completamente tem  crescido muito, temos nas escolas alunos que chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda aqueles que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e raciocínio lógico. Tais dificuldades são fatores que preocupa a secretaria de educação no qual reflete futuramente no IDEB.
Sabemos que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as metas projetadas para o IDEB e consequentemente um ensino de qualidade, de acordo com o sistema de ensino. Foi pensando nestes problemas que a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação propõe desenvolver atividades que venha promover o raciocínio lógico e ações voltadas para o aprendizado do aluno, como o acompanhamento mensal através de fichas de leitura, produção textual, desenvolvendo e aplicando simulados ,projetos de leitura, interpretação de textos e encaminhamento para reforço bem como, trabalhar os gêneros textuais mensalmente.

JUSTIFICATIVA:

         Levando em consideração a análise do baixo nível do IDEB, a defasagem idade/série e o nível de aprendizagem dos alunos é que este plano de ação da coordenação pedagógica tem como proposta desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico  visando ações que venha maximizar os resultados do IDEB   2.019  .A Diretoria De Produção Pedagógica, tem por finalidade promover o desenvolvimento e a qualificação do ensino - aprendizagem da rede municipal; tendo portanto que fazer intervenção no padrão de ensino e no processo de aprendizagem ,estabelecendo um sistema de acompanhamento contínuo da trajetórias escolar do educando, cujos resultados permitam-nos avaliar a qualidade de ensino que está sendo oferecida pelas instituições  municipais e através disso, propor e sistematizar estratégias pedagógicas que viabilizem êxito escolar nas diversas modalidades que o município trabalha, enquanto secretaria, precisamos desenvolver um trabalho com mais eficácia. Mesmo diante do que já conseguimos, precisamos projetar e executar  novas metas a serem cumpridas.
Diante dos resultados  que  alcançamos no IDEB , mesmo obtendo a nota  4,7 em 2015 , onde se repetiu em 2017,  temos  que  alcançar  uma  nota  maior,  e para isso , precisamos vivenciar um plano de Formação Continuada trabalhando os descritores  do SAEPE  e  SAEB  BRASIL  No entanto para que possamos alcançar bons resultados , temos que apoiar os nossos professores realizando formações buscando o  aperfeiçoamento tanto do corpo docente como discente. E para isso, precisamos de Coordenadores pedagógicos atuantes como também, do apoio da secretaria de educação  e de toda equipe gestora municipal.

OBJETIVO GERAL :

Garantir a execução de todas as ações previstas de maneira que venha desenvolver no aluno o conhecimento de suas capacidades afetivas, físicas e cognitivas para agir com perseverança na busca de conhecimento .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

·        Promover atividades (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais. Atendimento aos pais de forma individualizada;
·        Estabelecer parceria com os responsáveis a fim de obter melhores resultados com relação ao comportamento e ao rendimento escolar;
·        Fazer análise dos registros avaliativos;
·        Discutir os resultados das avaliações;
·        Pautar os momentos de planejamento nos resultados da avaliação;
·      Realizar estudos relacionados a práticas avaliativas; principalmente na elaboração das avaliações.
·    Refletir sobre a importância do planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das capacidades pertinentes à avaliação da Prova Brasil;
·        Acompanhar com o professor o planejamento anual;
·    Realizar formação continuada mensalmente para trabalhar os descritores de Língua Portuguesa e Matemática explorando SAEPE e SAEB;
· Inserir no Plano de curso os eixos temáticos das Matrizes de Habilidades do SAEPE e SAE|B;
·       Realizar simulados na rede de acordo com os descritores do SAEPE e SAEB ;
·  Utilizar as aulas atividades para buscar soluções para os problemas identificados em sala de aula;
·        Definir e aplicar as habilidades para o período de sondagem no início do ano letivo;
·        Orientar o professor na elaboração do planejamento diário;
·        Sensibilizar os pais quanto ao seu compromisso na aprendizagem de seu filho;
·        Realizar eventos que proporciona a visita da família na escola;
·        Realizar encontros de formação continuada para a troca de experiências;
·        Acompanhar o desenvolvimento da formação continuada na sala de aula;
·        Acompanhar as turmas com visitas;
·        Estudo e adequação do PPP de acordo com as mudanças as leis educacionais.

METODOLOGIA :
O acompanhamento das turmas acontecerá na própria escola nos turnos matutinos e vespertinos, onde cada coordenadora se responsabilizará pelo acompanhamento. O acompanhamento da aprendizagem seguirá as ações previstas de acordo com as fichas de leitura, escrita e matemática. Além dessas ações a coordenação estará realizando a intervenção pedagógica de encaminhamento de alunos a articuladora, ao professor regente para reforço e convocando os pais quando necessário e em reuniões bimestrais. Além do trabalho intensificado nas respectivas escolas os encontros serão marcados  e coordenador pela diretoria de ensino .Os encontros pedagógicos as escolas deverão estar  munidas  de materiais  essenciais para  a aplicação dessas atividades  .Para  trabalhar  as turmas de 9º ano precisa-se de um formador de Língua Portuguesa e um de Matemática .
DETALHAMENTO DAS AÇÕES
·        Orientar com leitura, adequação e discussão do planejamento anual;
·        Reunir com professores no início do ano letivo para definir habilidades para o período de sondagem;
·        Reunir por fases e planejar o período de sondagem;
·        Levantar o número de alunos com defasagem de aprendizagem e encaminhar para o reforço com o professor regente;
·        Convocar pais de alunos do 1 º ao 5º   e  6º ao  9º ano para comunicar as dificuldades;
·        Viabilizar o cumprimento de reuniões bimestrais;
·        Anexar ao plano de ações as ações do PDE;
·        Executar junto com professor cronograma dos projetos.
·        Levantar com cada professor subsídios para execução dos projetos;
·   Definir e executar o cronograma de ação de acordo com o projeto de formação continuada;
·        Divulgar e analisar resultados da aprendizagem junto com professor;
·        Construir cronograma de visitas de leitura e escrita;
·        Realizar  encontros para estudar e adequar a mudanças e normas educacionais;
·        Elaborar fichas com questionário para a avaliação.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Agos. Set. Out. Nov. Dez
AVALIAÇÃO
O instrumento de avaliação contemplará todas as ações definidas no plano de ação. Os resultados das análises dos instrumentos servirão como fonte para o replanejamento do próximo ano.
REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS
AUTORIA: Departamento de Ensino: Valdinere Alves dos santos :Secretaria Municipal de Educação Cultura  e Desporto- (SEMED)
BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira; Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências. Matrizes Cur­riculares de Referência para o SAEB. (1997). Brasília: MEC/Inep/Daeb, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa­cionais Anísio Teixeira. Qualidade da educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental, Brasília: Inep, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SUGESTÃO  DE  ROTEIRO DE GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVO GERAL :
·        Propiciar o desenvolvimento das habilidades linguísticas e da competência comunicativa e discursiva do aluno para que o mesmo possa conhecer, produzir e utilizar de forma eficiente diversos gêneros textuais em situações sócio comunicativas dentro ou fora da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·        Conhecer e identificar os gêneros textuais a partir das características de cada um.
·        Desenvolver e aprimorar técnicas de leitura e interpretação dos elementos explícitos e implícitos em textos verbais e não-verbais.
·        Classificar os textos de acordo com sua finalidade. Desenvolver habilidades linguísticas adequadas necessárias à efetivação do processo comunicativo em diferentes situações do seu cotidiano.
     
METODOLOGIA
·        Aulas expositivas sobre gêneros: a finalidade, características e classificações de cada um. Apresentação de cartazes com exemplos de diversos gêneros.
·        Apresentação de textos-exemplos e livros para melhor compreensão do que será estudado e produzido.Aulas explicativas e práticas

RECURSOS
·        Livros, revistas, jornais, cartazes, músicas, vídeos e internet.
      MÊS
                                   TIPO DE TEXTO
Fevereiro
bilhetes, convites , cartas
Março
Poemas e poesias
Abril
Biografia , literatura Infanto Juvenil
Maio
Fábulas , Contos de fada
Junho
Textos informativos
Julho
Cartum e Charges
Agosto
Lendas , adivinhações, provérbios, quadrinhas etc.
Setembro
Receitas, lista etc.
Outubro
Paródia  e  Cordel
Novembro
Propagandas, anúncios , classificados ,etc.

 



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