quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

PROJETO DO MÊS MAIO/ RESPONSABILIDADE

PROJETO DO MÊS MAIO/  RESPONSABILIDADE

OBJETIVO

Entender responsabilidade não como uma carga, mas como uma expressão de interesse. Como a habilidade de tomar conta de si mesmo e responder pelos seus atos em relação à sociedade e ao meio ambiente.

“Uma sala de aula em que o valor da responsabilidade é praticado, os alunos serão participantes mais ativos e felizes. Responsabilidade bem-dosada dá autoconfiança aos alunos”.

ATIVIDADE VERBAL

v Discutir com a turma o conceito de responsabilidade, como a ação de responder corretamente. Por ex: em uma avaliação há dois momentos de responsabilidade: o primeiro, é estudar e o segundo, é responder certo. Resposta errada é o mesmo que não responder.
v Extrair dos alunos exemplos de atos responsáveis e irresponsáveis e como se sentem em relação a cada um. Nesta reflexão pode-se incluir a relação professor/aluno, direitos e deveres.
v Conversar sobre as diversas responsabilidades dos funcionários da escola e como seria se eles não cumprissem os seus deveres.
v Conversar sobre as profissões e suas devidas responsabilidades.
v Dividir tarefas do dia-a-dia com os alunos, sempre relembrando a importância do amor na execução destas tarefas.
ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS

v Especificar verbalmente detalhes de um desenho e avaliar o cumprimento ou nas orientações. Por ex.: faça uma paisagem em que contenha pássaros, carros e pessoas, etc.
v Construir um painel: desenhos, recortes, colagem com animais que peculiaridades e as suas responsabilidades (João de Barro, Canguru, Abelha, Formiga, etc).

JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES

v O amigo Robô: Forme grupos de 03 alunos, sendo que um fica como condutor do robô. O jogo começa com dois robôs, um de costas para o outro. Eles começam a andar em direções opostas, numa linha reta. Encontrando um obstáculo o robô começa a fazer barulhos até que seja salvo pelo condutor que vira a cabeça do robô para uma nova direção, fazendo com que o robô prossiga. A responsabilidade do condutor é fazer com que os robôs se aproximem para que possam se abraçar.
v Criando uma visão: talvez você queira começar com um ou dois minutos de silêncio nos quais você imagina a sua escola/mundo melhor. Uma forma interessante de estimular idéias é o professor conduzir palavras orientando a visualização(com uma música suave de fundo, se possível).
v Segue um texto exemplo, porém você professor pode criar outros, se preferir. Leia-o vagarosamente: “À medida que você leva os seus pensamentos para o futuro, visualize-se do lado de fora de sua escola ideal... Você entra no pátio... Olha ao redor... O que você vê? ... Como se parecem os prédios? ... Você vê grupos de alunos brincando? ... Observe como eles estão interagindo... Como você se sente? ... Você entra no prédio e se acha numa sala... Você olha para os móveis, observa como eles estão ordenados... Você vê as cores das paredes... Existem quadros? ... Há um grupo de alunos com seu respectivo professor... Você observa o que estão fazendo... Como eles interagem entre si... Você se aproxima e se junta ao grupo... Como você se comporta? ... Como você fala? ... Como eles se comportam e falam? ... Quais as responsabilidades deles? ... Como você se sente? ... Agora vagarosamente volte ao presente, vá abrindo os olhos lentamente e sinta-se satisfeito com a escola ideal que você visualizou em sua mente.


DIÁLOGO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL:
Ø Como era a escola que você imaginou?
Ø Como você se sentiu naquela escola?
Ø Escreva todas as palavras que vier a sua mente, sobre essa escola.
Ø Forme parágrafos unindo essas palavras.
Ø Elabore agora um texto unindo os parágrafos anteriores.

Ø Responsabilidade gera confiança
Formar duplas, um de olhos fechados com a mão no ombro do outro, que será responsável por conduzí-lo, caminhando pela sala. Em seguida troca-se, o guia vai ser guiado. Depois, pode-se refletir com a turma, as facilidades e dificuldades em ambos os momentos, travando uma relação entre responsabilidade, confiabilidade e chances.
“O aluno deve perceber que, quanto mais responsável ele for, maior número de oportunidades, receberá”.

ATIVIDADE ESCRITA

“Trabalhar com os outros significa ser capaz de ter idéias e saber como oferecê-las. Também significa ser capaz de receber as idéias dos outros”.

Ø Dividir a turma em grupos de 05 alunos para refletir e escrever sobre as diversas formas de responsabilidades:
o Da pessoa consigo mesmo: (conhecer-se/saber seus limites; cuidar do corpo/saúde, alimentação, vestuário; atenção as boas companhias/fazer boas amizades; cultivar bons habitos)
o Dos membros da família: (pais com filhos; filhos com pais; irmãos entre si; cuidados com a casa; cada membro com a unidade familiar; evitar fofocas na comunidade, ser prestativo, positivo, etc)
o Dos professores:
o Dos Diretores e Coordenadores da escola:
o Dos funcionários da escola:
o De um Prefeiro/Governador/Presidente:
o Dos membros do Conselho Escolar/Grêmio estudantil/ Líderes e vice-líderes de sala:
§ Este trabalho pode ser feito em forma de pesquisa utilizando-se ilustrações, recortes, colagens, etc.
ESCREVER UMA LISTA DE PROFISSÕES, COM SUAS RESPECTIVAS RESPONSABILIDADES

ATIVIDADE EXTRA CLASSE

Propor aos alunos anotarem diariamente, as responsabilidades daquele dia, a noite eles podem verificar se conseguiram cumprí-las.
Propor aos alunos observarem-se e verificarem como vem respondendo as solicitações que recebem de um modo geral. Por exemplo: recebo muitas queixas dos professores em relação a minha aprendizagem e meu comportamento? Tenho sido responsável pelas minhas atitudes? Meus pais foram convidados a vir a escola por conta de minha irresponsabilidade como aluno? Tenho sido responsável, ajudando meus pais nas tarefas caseiras? As pessoas precisam ficar me lembrando dos meus afazeres ou seja das responsabilidades que são minhas, como pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário