segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

AÇÕES PRINCIPAIS PARA 2019



SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE  DEZEMBRO Nº 57
DIRETORIA DE ENSINO E ADMINISTRAÇÃO





Secretária de Educação : Maria Rozivânia do Nascimento
Diretora de Ensino :  Valdinere Alves dos Santos



Cortês-2019



SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57



OBJETIVOS:

Educação Infantil: Garantir o acesso, a permanência e o sucesso da criança no processo de alfabetização que se inicia na creche e se estende as séries do Ensino Fundamental para formarmos leitores e escritores críticos e criativos.

Ensino Fundamental: Garantir o ensino fundamental de qualidade para todas as crianças de 06 a 14 anos, visando desenvolver suas potencialidades, seus valores culturais e sua integração com o meio ambiente.

Educação Inclusiva: Possibilitar às crianças portadoras de necessidades especiais educacionais a integração no ensino regular e sua respectiva interação nas salas inclusivas, oferecendo um acompanhamento que atenda às demandas específicas.

Educação de Jovens e Adultos  : Oferecer oportunidade de alfabetização e aceleração da escolaridade para jovens e adultos.

METAS:
·       Iniciar o ano letivo cumprindo as normas estadual em consonância com a Gerência Regional Palmares;
·       Aderir aos Projetos e Programas Educacionais oferecidos visando melhorias para a educação;
·       Investir na Área Cultural e Esportiva visando desenvolver potencialidades, valores culturais, integrando crianças e  adolescentes ;
·       Promover Formação dentro do Contexto da Base Curricular Nacional
·       Adequar e elaborar os  Currículos de Ensino de acordo com a Base Nacional
·       Garantir a implementação dos Currículos nos Anos Iniciais  obedecendo as normas da Gerência Regional bem como estadual ;
·       Garantir a participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar, na revisão permanente da Proposta Pedagógica e do regimento escolar das Instituições de Ensino da Rede Municipal, com observância das Diretrizes Curriculares Nacionais e da proposta curricular em vigência para o Ensino Fundamental;
·       Assegurar o percentual destinado à hora-atividade dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, de acordo com o estabelecido na   legislação educacional;
·       Desenvolver projetos nas áreas de humanas e exatas nas escolas da rede municipal de ensino;
·       Assegurar o pleno funcionamento do Ensino Fundamental da rede municipal na zona rural, com professores capacitados para atender as especificidades da educação no campo;
·       Elevar o índice de aprovação do SAEPE e SAEB implementando aulões de Língua Portuguesa e Matemática para toda  rede ;
·       Realizar parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde para atendermos os alunos e professores do Município, a fim de fortalecer a nossa educação;
·       Investir melhorando o ambiente e acervo da biblioteca para melhor interação com as escolas e a comunidade;
·       Promover encontros pedagógicos (Estudos) com os professores e coordenadores pedagógicos periodicamente;
·       Realizar palestras com profissionais de saúde nas escolas;
·       Realizar plantão pedagógico e conselhos de classe para melhorar a interação professor e aluno;
·       Promover atividades de desenvolvimento e estímulo a habilidades esportivas nas escolas,
·       Monitorar as escolas de Ensino Fundamental na implementação dos processos pedagógicos, administrativos e financeiros;
·       Realizar formação continuada para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano, visando atender as especificidades e dificuldades de cada ano escolar;
·       Melhorar a qualidade do desempenho acadêmico do aluno elevando o índice de aprovação;
·       Assegurar as condições adequadas de funcionamento das escolas e núcleos administrativos;
·       Elaborar em cada escola projetos de intervenção pedagógica para minimizar a distorção idade /série, evasão escolar, analfabetismo funcional, entre outros;
·       Elaborar feiras culturais com a participação de todas as escolas e comunidade;
·       Estruturar um programa de acompanhamento pedagógico centrado no aperfeiçoamento permanente dos gestores e coordenadores de escolas e creches;
·       Fortalecer e dinamizar o ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para habilitar professores e oportunizar aos jovens fora de faixa etária o acesso à educação;
·       Vivenciar nas Escolas as Datas Comemorativas de acordo como calendário anual;
·       Minimizar o índice de reprovação nas turmas de  3º ,5º e 9º ano;
·       Desenvolver a elaboração e a vivência de Projetos Didáticos Interdisciplinares que viabilizem a prática de leitura entre outras.
·       Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola;
·       Redirecionar as aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências;
·       Incrementar os conteúdos básicos para um projeto de cidadania ativa, abordando temas transversais entre outros;
·       Diagnosticar e monitorar mensalmente o nível de desempenho dos alunos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, e desenvolver ações direcionadas à superação das dificuldades, apresentadas, com objetivo de melhorar a qualidade do ensino;
·       Incentivar a participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento das atividades escolares dos filhos por meio do estreitamento das relações entre as escolas e as famílias;
·       Garantir o acesso e permanência dos estudantes na educação pública, viabilizando transporte escolar;
·       Garantir a oferta da alimentação escolar, com segurança alimentar e nutricional, preferencialmente com produtos da região;
·       Criar mecanismos que garantam a organização pedagógica, o currículo e as práticas pedagógicas, evitando o transporte de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental do campo, para escolas nucleadas ou para a cidade;
·       Investir em formação para professores em Educação Especial;
                                          


                                                

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