quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA

PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA

MARÇO – AMOR
OBJETIVO
Apresentar à criança que, ao despertar o amor que existe no indivíduo, inicia-se o processo de transformação da realidade social.

Se o professor cultiva amor nos seus pensamentos, palavras e ações, quando em contato com seus alunos, estes receberão bem tudo que vem dele. Eles assimilarão melhor os conteúdos. O amor torna possível, o impossível.
ATIVIDADE VERBAL/ESCRITA
v O que você ama em você?
v Quem você ama?
v Como você fala com quem você ama?
v O que você deseja a quem você ama?
v Como você trata as coisas de quem você ama? (inserir o meio ambiente)

1. Sentar-se em círculo com os alunos, e criar um momento em que eles possam falar de situações que eles viveram ou ouviram falar sobre gestos de amizades. Refletir sobre as diversas formas de amizades. Amizades entre parentes, casais, amigos, homem e mulher. Amizade e Amor.
2. Sugerir aos alunos que contem histórias de amor verdadeiras ou imaginadas dentro de diversas relações. Por ex: amor de criança pela mãe, amor do jardineiro pelo jardim, amor pelos objetos que se possui, etc.
3. Sugerir, que através de gravuras pre selecionadas, os alunos, em grupo ou individualmente, escrevam uma história relacionada a amor e amizade.

ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS
1. Oferecer aos alunos uma folha de papel, desenhado um círculo no centro e pedir que façam pétalas, ao redor, representando o que amam. Dentro das pétalas podem escrever sobre o que amam. Em seguida, pedir que falem e apresentem sua flor. O professor pode ressaltar alguns tipos de amor: pelo meio ambiente, pelo professor, etc.
2. Outra sugestão é desenhar diversos tipos de flores e dentro delas escrever ou desenhar aquilo que ama. (podemos falar sobre o que é o amor, as formas de amar atuais, como eles agem quando amados, quando agem quando amados, e quando não amam.)
3. Presentes podem ser trocados na forma de desenhos ou recortes, cada um faz um presente e troca com o outro. Orientado pelo professor. Amigo de Ouro, etc.
JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES
1. Podem ser criadas peças de dramatização que falem sobre o AMOR. É bom conversar sobre as formas em que se expressa o AMOR. Muitas vezes o amor se expressa na forma de disciplina. E o desamor, na sua ausência. Mesmo que aparentemente pareça o contrário. Quando a mãe insiste para o filho escovar os dentes antes ir dormir, ir para a escola, respeitar a todos, é uma forma de demonstrar amor pelo filho.
2. Amar não é constantemente agradar, mas é constantemente fazer o que é melhor para o outro.
3. Criar em sala de aula uma caixinha de pensamentos sobre amizade escrito pelos alunos e, como um amigo oculto, cada aluno poderia tirar em um momento propício um pensamento para si, como um presente.
4. Aprendendo a dar e receber: chamar a frente cinco alunos para encenarem um momento em que passam um objeto de mão em mão. Passa o objeto em momento, de forma amorosa e no outro de forma grosseira. Relacionar essa encenação com o empréstimo de material na sala.

ATIVIDADE ESCRITA
PRODUÇÃO TEXTUAL com os temas:
1. Um mundo cheio de amor
2. Amor: uma força que transforma
3. Amar para ser feliz
4. Amar a mim mesmo

ATIVIDADE EXTRA CLASSE
1. Perdoar uma ofensa.
2. Fazer um agrado a uma pessoa com quem s e tem alguma dificuldade
3. Criar novos amigos
ATIVIDADE ESCRITA


1. Inicialmente deve-se explicar aos alunos que a vida dos seres humanos gira em torno do amor, da sua presença ou falta, e que quando aumentamos o nosso grau de amor no que fazemos, tudo se torna mais fácil e deixamos de ser aquele que só quer receber e passamos a ser doadores.
2. Escrever a seguinte atividade para que os alunos reflitam e respondam:

Relacionamento Benefícios para mim se há amor
1. Com a natureza _____________________________________________________
2. Com meus amigos _____________________________________________________
3. Com a escola _____________________________________________________
4. Com meus pais _____________________________________________________
5. Com meus vizinhos _____________________________________________________

Sintomas da falta de amor Como melhorar?
1. ____________________ ____________________________________________________
2. ____________________ ____________________________________________________
3. ____________________ _____________________________________________________

3. Esta atividade levará a criança a perceber que quem mais ganha ao se relacionar de forma amorosa com tudo e todos é ela própria.

4. Produção Textual de uma situação verdadeira em que o amor teve papel de resolução.


5. Complete as frase:
O amor para mim é importante por que ___________________________________________________
___________________________________________________________________________________

As pessoas que tem amor, são mais ______________________________________________________
___________________________________________________________________________________

____________________________________________ é uma forma de amar.

Eu me amo por que _________________________________________________________________

Eu gosto mais de mim quando _________________________________________________________

6. trocar correspondências entre si completando a frase: Eu gosto de você por que_________________

PENSAMENTOS PARA MURAIS
v CRIE UM NOVO AMIGO A CADA DIA
v QUANDO SABEMOS AMAR ALGUÉM DIVIDIMOS O QUE TEMOS DE BOM COM ELE.
v QUEM AMA SEMPRE ESTÁ DISPOSTO AJUDAR
v DAR A VEZ É UMA FORMA DE EXPRESSAR AMOR.
v AMAR A SI MESMO É NÃO FAZER AÇÕES QUE TRAZEM INFELICIDADE
v CONVERSE COM EDUCAÇÃO E FALE PALAVRAS DOCES A TODOS E EM TROCA VOCÊ RECEBERÁ O MESMO
v AS PESSOAS AMOROSAS SÃO AS MAIS AMADAS



 fonte : http://mauramensagens.blogspot.com/2009/12/projeto-vivenciando-valores-na-escola.html


PROJETO DO MÊS JUNHO/04: ORGANIZAÇÃO

OBJETIVO

Deixar clara a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. Entendendo que para haver organização é necessário cumprir etapas e ter atenção na manutenção da ordem.

“Em uma sala de aula organizada as tarefas fluem de forma fácil. Os alunos se sentem seguros e confiantes. Ordem nos materiais, nas atividades e, principalmente nas idéias traz felicidades a todos”.

ATIVIDADE VERBAL

v Um exército, com suas estratégias de combate, é uma forma de compreensão da organização, da obidiência e da união para chegar a vitória almejada. Cada tarefa da vida pode ser vista desta forma. Conseguir concluir uma tarefa escolar em pouco tempo, com precisão, é uma forma de vitória. Um utro exemplo de organização é o time de futebol. E o trabalho na construção de um prédio. Ela se dá em etapas, processos e há um agrande necessidade da união e divisão de tarefas para que a construção fique segura.
v Conversar sobre as diversas responsabilidades dos funcionários da escola e como seria se eles não cumprissem os seus deveres.
v Conversar sobre as profissões e suas devidas responsabilidades.
v Dividir tarefas do dia-a-dia com os alunos, sempre relembrando a importância do amor na execução destas tarefas.
ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS

v Especificar verbalmente detalhes de um desenho e avaliar o cumprimento ou nas orientações. Por ex.: faça uma paisagem em que contenha pássaros, carros e pessoas, etc.
v Construir um painel: desenhos, recortes, colagem com animais que peculiaridades e as suas responsabilidades (João de Barro, Canguru, Abelha, Formiga, etc).

JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES

v O amigo Robô: Forme grupos de 03 alunos, sendo que um fica como condutor do robô. O jogo começa com dois robôs, um de costas para o outro. Eles começam a andar em direções opostas, numa linha reta. Encontrando um obstáculo o robô começa a fazer barulhos até que seja salvo pelo condutor que vira a cabeça do robô para uma nova direção, fazendo com que o robô prossiga. A responsabilidade do condutor é fazer com que os robôs se aproximem para que possam se abraçar.
v Criando uma visão: talvez você queira começar com um ou dois minutos de silêncio nos quais você imagina a sua escola/mundo melhor. Uma forma interessante de estimular idéias é o professor conduzir palavras orientando a visualização(com uma música suave de fundo, se possível).
v Segue um texto exemplo, porém você professor pode criar outros, se preferir. Leia-o vagarosamente: “À medida que você leva os seus pensamentos para o futuro, visualize-se do lado de fora de sua escola ideal... Você entra no pátio... Olha ao redor... O que você vê? ... Como se parecem os prédios? ... Você vê grupos de alunos brincando? ... Observe como eles estão interagindo... Como você se sente? ... Você entra no prédio e se acha numa sala... Você olha para os móveis, observa como eles estão ordenados... Você vê as cores das paredes... Existem quadros? ... Há um grupo de alunos com seu respectivo professor... Você observa o que estão fazendo... Como eles interagem entre si... Você se aproxima e se junta ao grupo... Como você se comporta? ... Como você fala? ... Como eles se comportam e falam? ... Quais as responsabilidades deles? ... Como você se sente? ... Agora vagarosamente volte ao presente, vá abrindo os olhos lentamente e sinta-se satisfeito com a escola ideal que você visualizou em sua mente. 


DIÁLOGO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL:
Ø Como era a escola que você imaginou?
Ø Como você se sentiu naquela escola?
Ø Escreva todas as palavras que vier a sua mente, sobre essa escola.
Ø Forme parágrafos unindo essas palavras.
Ø Elabore agora um texto unindo os parágrafos anteriores.

Ø Responsabilidade gera confiança
Formar duplas, um de olhos fechados com a mão no ombro do outro, que será responsável por conduzí-lo, caminhando pela sala. Em seguida troca-se, o guia vai ser guiado. Depois, pode-se refletir com a turma, as facilidades e dificuldades em ambos os momentos, travando uma relação entre responsabilidade, confiabilidade e chanches.
“O aluno deve perceber que, quanto mais responsável ele for, maior número de oportunidades, receberá”.

ATIVIDADE ESCRITA

“Trabalhar com os outros significa ser capaz de ter idéias e saber como oferecê-las. Também significa ser capaz de receber as idéias dos outros”.

Ø Dividir a turma em grupos de 05 alunos para refletir e escrever sobre as diversas formas de responsabilidades:
o Da pessoa consigo mesmo: (conhecer-se/saber seus limites; cuidar do corpo/saúde, alimentação, vestuário; atenção as boas companhias/fazer boas amizades; cultivar bons hábitos)
o Dos membros da família: (pais com filhos; filhos com pais; irmãos entre si; cuidados com a casa; cada membro com a unidade familiar; evitar fofocas na comunidade, ser prestativo, positivo, etc)
o Dos professores:
o Dos Diretores e Coordenadores da escola:
o Dos funcionários da escola:
o De um Prefeito/Governador/Presidente:
o Dos membros do Conselho Escolar/Grêmio estudantil/ Líderes e vice-líderes de sala:
§ Este trabalho pode ser feito em forma de pesquisa utilizando-se ilustrações, recortes, colagens, etc.
ESCREVER UMA LISTA DE PROFISSÕES, COM SUAS RESPECTIVAS RESPONSABILIDADES

ATIVIDADE EXTRA CLASSE

Propor aos alunos anotarem diariamente, as responsabilidades daquele dia, a noite eles podem verificar se conseguiram cumprí-las.
Propor aos alunos observarem-se e verificarem como vem respondendo as solicitações que recebem de um modo geral. Por exemplo: recebo muitas queixas dos professores em relação a minha aprendizagem e meu comportamento? Tenho sido responsável pelas minhas atitudes? Meus pais foram convidados a vir a escola por conta de minha irresponsabilidade como aluno? Tenho sido responsável, ajudando meus pais nas tarefas caseiras? As pessoas precisam ficar me lembrando dos meus afazeres ou seja das responsabilidades que são minhas, como pessoa.


PROJETO DO MÊS ABRIL/04: LIMPEZA

OBJETIVO

Entender a importância da limpeza para a saúde física e mental e para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza, focando essa limpeza no desenvolvimento de um ambiente escolar mais propício à aprendizagem.

“Limpeza interna tem a ver com honestidade. Aqueles que são limpos no coração também apreciarão a limpeza do corpo.”

ATIVIDADE VERBAL

v “A limpeza da minha cabeça”

O que costumo pensar? (Neste momento ouvir e anotar na lousa os pensamentos criando duas colunas: pensamentos proveitosos e pensamentos “lixo”)

v Depois, apagar o lixo e trabalhar o proveitoso. Explicar aos alunos que a primeira limpeza que temos que fazer é na nossa mente, porque é nela que nascem os pensamentos sujos que vão sujar o mundo e as outras pessoas. E, que limpeza na cabeça é transformar pensamentos “lixo” em pensamentos bons e proveitosos.

v Refletir com eles travando uma relação entre a sujeira mental e a poluição do planeta; a sujeira também pode ser mostrada como uma forma de desamor. Assim como os germes e as bactérias são invisíveis mas podem causar até a morte, da mesma forma, o pensamento também é invisível e se for danoso pode gerar um grande estrago, porque ele é a semente da ação.

v Pode-se explorar detalhes da limpeza física, unhas, cabelos, roupas, etc como importante para manter nosso corpo limpo.

ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS

v Fazer artes com sucatas. Mostrar a analogia entre a reciclagem do lixo e a reciclagem do pensamento. Transformar o pensamento “lixo” em algo proveitoso. Também mostrar a possibilidade do bom uso do seu corpo, por ex.: a boca – usa-la para falar palavras de amor e não de violência. Com o contorno das mãos elas podem construir um painel: Mãos, para que servem?

v Com recorte e colagem: Olhos para observar, apreciar e aprender

vCriar com eles uma vassoura em cujo cabo está escrito EU; no tronco de apoio, LIMPEZA; e nas tiras, os atos que limpam a escola.

“Deve ser valorizada a limpeza nos cadernos e em todos os materiais da escola, mostrando o prazer e a felicidade que vem desta prática.”

JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES

v Invente uma história que tenha um macaco, uma salada e um véu.

v Pensem sobre três objetos para seu grupo e forme uma história sobre limpeza. Encontrem uma forma de contar sua história para o resto da classe. Você pode representa-la.

v Quando o aluno/professor, verbalizar ou agir de forma negativa, o professor poderá sugerir que ele jogue fora àquela atitude negativa em uma lata de lixo especial e em seguida retirar de um depósito bonito um pensamento limpo.

Honestidade e verdade podem ser compreendidas como formas de limpeza de caráter.


v O dia da queima
Pedir aos alunos que escrevam em um pedaço de papel algumas das coisas que eles gostariam de se libertar: sentimentos ruins, tristeza, medo, maus hábitos, qualquer negatividade.
Depois, faz-se um depósito como uma lata; então, em fila cada um vai jogar fora seu lixo (este poderá ser um grande dia na sala de aula). O dia da limpeza de dentro. Todas as crianças devem ser preparadas para que o evento tenha um efeito sobre eles. Depois deste evento pode vir uma festa. O dia de limpar materiais. O professor pede antecipadamente que cada criança traga um paninho de limpeza e cuidadosamente limpar seus lápis, borrachas, réguas, etc.

v A limpeza dos meus brinquedos

Cada aluno deve escolher em casa um brinquedo ou algum material da escola que não use mais, mas que esteja em boas condições. Então, a criança deve limpar aquele brinquedo com amor e cuidado e trazer no dia seguinte embrulhado para haver uma troca de amigo oculto na sala de aula.

Pode haver a cada dia 2 monitores, um da limpeza física e outro da limpeza das palavras.

Representar teatralmente uma limpeza engraçada. Em grupos de 5 crianças dividir:

– A limpeza da casa – A limpeza da escola
– A limpeza da mochila – A limpeza das paredes

v Adivinhe quem sou eu

Sentem num grupo de 5 ou 6 amigos.Em pequenos pedaços de papel escrevam algo de bom sobre cada um do resto do grupo, mas não escrevam o nome deles. Misture todos os papéis no meio e peguem um de cada vez para ler em voz alta.É fácil saber quem é?

“Ver coisas positivas nos outros é uma arte que se desenvolve com a prática. Falar delas enriquece a atmosfera e cria um ambiente onde elas podem crescer.”

Uma outra variação, em vez de escrever a qualidade de cada criança, desenhe um presente que você gostaria de dar-lhes com o nome de quem receberá o presente.
Quando você tiver seus papéis de volta adivinhe quem lhe deu cada presente e pergunte- lhes por que eles deram aquilo a você.

ATIVIDADE ESCRITA


v Descreva tudo que você pode fazer para manter a escola limpa. (Associar limpeza a uma forma de amor pelos seres e pelas coisas também; exemplificar com a mãe que cuida do seu bebê, mantendo-o limpinho. Se você gosta de sua casa, você também a manterá limpa).

v Dê 3 palavras como amor, higiene, cuidado etc. e peça para que façam frases sobre limpeza com elas.

v Limpando as frases

1. Cada criança deve colocar no lugar da negatividade algo de bom, não necessariamente o antônimo da palavra.

Por exemplo: Eu hoje acordei muito aborrecido
Eu hoje acordei muito amoroso
Aninha hoje me deu um tapa
Aninha hoje me deu um abraço

2. Criar 10 frases positivas sobre a limpeza.

3. Criar uma história em quadrinhos com o título “A limpeza da minha rua”.

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE


v Mutirões de limpeza na escola.
v Não jogar nada na rua.
v Observar objetos mal colocados que podem criar dano e colocá-los em lugar apropriado. Ex: tirar uma casca de fruta da calçada.
v Observar e registrar mecanismos próprios de limpeza na natureza por ex: a chuva.

PENSAMENTOS PARA MURAIS

v Limpeza na mente é não pensar mal dos outros.

v Mantenha seu corpo limpinho e você mesmo ficará melhor.

v A sujeira atrai doenças, coopere com a limpeza e fique saudável.

v Aqueles que são honestos e falam a verdade são limpos por dentro.

v Limpeza com o material da escola é uma forma de amor.

v Jogue fora tudo que não serve, começando pelos pensamentos ruins.

v Seja limpo, seja positivo e você estará sempre feliz.




LIMPEZA: AUSÊNCIA DE NEGATIVIDADE

“O silêncio é o melhor remédio, silêncio mental traz a experiência de limpeza; excesso de pensamentos obstruem a clareza mental. Mas, para haver limpeza, é necessário remover as preocupações. E, o que traz preocupações?

1- Depender de outros emocionalmente, financeiramente, etc;
2- Fazer outros dependentes de si;
3- Desejos de posse, ego;
4- Necessidade de receber respeito;
5- Falta de autoconfiança;
6- Imaginação negativa;
7- Ausência de saúde física.

Só através da prática de invocar a felicidade internamente a pessoa pode se libertar das tristezas. Fazendo tudo com a consciência de bondade, honestidade e atenção em si, a felicidade permanecerá. Fazer o que é bom e certo refresca a consciência. Semeie a semente de boas ações. Preste atenção ao ego, porque ele destrói a felicidade.

Se faço uma coisa boa e fico com arrogância de que fui eu que fiz aquilo, haverá peso e expectativa. Por outro lado, também não perca a esperança, quando fizer algo errado.

Ciúmes, inveja e ódio traz estresse e preocupação, mesmo que você more em casa pobre e o outro em um palácio. Seja feliz na sua casa e vice será um milionário. Aprenda a sorrir com o coração feliz. Aquele que é cheio de amor também sabe ser feliz. Existem muitos que riem externamente, mas internamente sofrem. Não pense naquilo que lhe gera dor e medo, mantenha esta limpeza constantemente. Comece a agir agora para sua felicidade. Tenha entusiasmo e confiança. Pense de uma forma positiva e você verá quanta energia você acumulara. Quando sou limpo, sou feliz internamente, consigo transformar situações e fazer outros felizes ao meu redor, através de uma boa atmosfera. A preocupação é um hábito criado e precisa ser removido. Não importa o que aconteça à sua volta; permaneça leve e despreocupado e tudo será mais fácil. Quando os outros entrarem em contato com você, dê-lhes amor e felicidade e naturalmente as tristezas vão embora.

TRANSPARÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS


Existe um grande prazer quando estamos diante de uma paisagem limpa, sem nuvens, com céu azul e claro. Há uma sensação de abertura e conforto. Da mesma forma experimentamos conforto em nosso coração quando estamos diante de alguém que é claro, limpo e transparente nos seus sentimentos. Existe uma sensação de conforto, podemos relaxar e ser nós mesmos, despreocupados. Mas, quando é o contrário, e existem sentimentos obscuros, dúvidas, críticas, maus pensamentos, estas negatividades são como nuvens que embaçam a cena e todo tipo de imaginação e desconforto começam a surgir. Há a sensação de medo e insegurança com relação àquela pessoa e não há conforto no relacionamento. Existe tensão e infelicidade. E podemos dizer que estas nuvens de sentimentos ruins são a base das crises que hoje vivemos na sociedade, por isto precisamos limpar, clarear não nos outros, mas a nós mesmos. Uma pessoa limpa de sentimentos é um bálsamo refrescante que ajuda e inspira outros a mudarem. Assim como a higiene física ajuda a prevenir doenças e até a morte. A higiene da mente também ajuda a manter saúde nela. Assim como banhamos o corpo todos os dias, deveríamos dar a mesma atenção e banhar a nossa mente, removendo tudo que é inútil, negativo. Se todos dias à noite fizermos uma checagem, removendo mágoa, insegurança, rancor e qualquer negatividade de forma honesta, nosso sono será bom e tranqüilo e no outro dia, ao nos encontrarmos com as pessoas com as quais tivemos qualquer problema, 50% de tudo já estará resolvido. Limpeza também significa clarear sentimentos, explicar a intenção dos seus gestos, para evitar a formação das “nuvens” nos outros.
Na sala de aula é bom que o professor se certifique de que seus alunos estejam sentindo-o desta forma limpa, clara e positiva com relação a eles. Tudo deve ser falado, esclarecido e explicado. Quando os alunos sentem limpeza, eles se tornam muito mais dóceis e aceitam bem as orientações. Com limpeza e sentimentos a energia pode circular, há saúde e felicidade no ambiente. A limpeza física também, sem dúvida, deve ser desenvolvida com os alunos. Ela pode até mesmo ajudar no exercício da limpeza interna. Manutenção também é fundamental em ambos os níveis. Algumas pessoas fazem faxina em suas casas, de forma minuciosa, uma vez por semana e no resto do tempo sujeira é acumulada, então não há a sensação de limpeza. Limpeza é uma prática diária. Os alunos podem ser orientados para enquanto no banho, lembrar que os sentimentos também devem ser limpos todos os dias.
A criança é naturalmente mais limpa e honesta internamente que o adulto, isto porque ela está em constante transformação, seu próprio corpo é mutante, a cada momento ele se estrutura. Limpeza tem uma relação estreita com movimento. Estagnação, visões preconceituosas causam doenças. Saúde física também depende de um estado mental saudável e limpo


 fonte : http://mauramensagens.blogspot.com/2009/12/projeto-limpeza-mes-abril.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário