quarta-feira, 5 de abril de 2017

Planejamento de Arte

       Secretaria de Educação Cultura e Desporto
       Praça 29 de Dezembro nº 57


                         Planejamento de Artes

                                          


                                                             
Valdinere Alves dos Santos
   Cortês,2017



         SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CORTÊS
      PRAÇA 29 DE DEZEMBRO  Nº  57
   

                                Planejamento de Artes
       
CONTEÚDOS
                                
INDICADORES
Definição de Arte
Definir Arte reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumentos de interação entre os indivíduos utilizando textos e atividades escritas.
História  da Arte
Discutir sobre a importância de aprender a história da Arte, descrevendo  como elas manifesta em diversos aspectos, utilizando texto  e atividades diversificadas.
Pontilhismo
Diferenciar  distinguindo ponto geométrico de ponto  gráfico utilizando a técnica de pontilhismo  por meio de  atividades  diversificadas.
Linhas
Representar linhas, classificando de acordo com o traçado ,forma e posição  através   de  atividades  propostas.
Arte Abstrata
Identificar  Arte  abstrata  como  aquela que não tem forma definida utilizando desenhos e atividades escritas.
Cores Primárias e Secundárias
Diferenciar cores primárias e secundárias representando-as através de paisagens  e figuras geométricas.
A Arte na  Mesopotâmia
Identificar a importância da Arte mesopotâmica destacando  suas características  através de textos  e atividades escrita. 
A Arte Egípcia
Explorar identificando o que caracterizou a arte egípcia através  de textos   e atividades   escritas
Frisas
Identificar frisas como composição de linhas, curvas ou retas apresentando  em decoração  de mosaico
A Arte Grega
Explorar demonstrando a importância da Arte Grega  observando  suas características  através  de  textos  e  atividades  propostas.
Ampliação e redução de figuras
Ilustrar ampliando e reduzindo desenhos através de outro.
Desenho livre
Criar desenhos articulando  percepção, imaginação e conhecimento, através de desenhos e pinturas.
Artesanato
Criar objetos artísticos com material de sucata estimulando a criatividade pessoal identificando os vários tipos de  artesanato.
Datas Comemorativas
Vivenciar as datas comemorativas  através de recortes, colagens, desenhos e pinturas.

             CONTEÚDOS   DE ARTE  PARA   6º  ANO  (Quinta série
       


         SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CORTÊS
      PRAÇA 29 DE DEZEMBRO  Nº  57
    

                       CONTEÚDOS DE ARTE  PARA  7º  ANO  (sexta série ) 
            CONTEÚDOS

                           INDICADORES
Você sabe  o que é  Arte ?
Definir Arte reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumento de interação entre os indivíduos através de textos e exercícios.
A Arte  Romana
Descrever a importância da Arte Romana ,relatando o que caracterizou a Arte principalmente nas construções através de textos e atividades propostas.
Cores  Terciárias  e Complementares
Identificar distinguindo cores terciárias e complementares utilizando exercícios diversificados.
Cores Quentes  e Cores  Frias
Nomear as cores quentes ,neutras e frias através das atividades propostas.
A   Arte  Paleocristã
Discutir como os homens representavam sua arte na Pré-História, destacando a fase  catatumbária e basilical através de textos e exercício.
Expressões  Faciais
Demonstrar representando  expressões  fisionômicos  através de  desenhos.
Simetria
Representar reconhecendo figuras com simetria identificando seus eixos através de figuras.
História  em  quadrinhos
Representar história em quadrinhos identificando os recursos utilizados para a construção das histórias através de exercícios.
A  Arte Bizantina
Destacar a importância da arte Bizantina em Roma e Grécia,  observando que o mosaico foi uma das características marcantes da arte utilizando textos e exercícios.
A Arte  Islâmica
Destacar a importância da Arte Islâmica apontando suas características  por meio de atividades escritas.
A  Arte na Idade Média
Identificar descrevendo a diversidade artística na Idade Média como também sua evolução  através de textos e exercícios.
Deformando Figuras
Deformar figuras construindo outras utilizando  recortes  de  gravuras.
A  Arte  Gótica
Definir descrevendo os elementos  que caracterizou a arte gótica utilizando texto e atividades diversificadas.
O  Tangram      
Representar  diferentes formas geométricas  e formas livres utilizando o tangram.
        SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CORTÊS
      PRAÇA 29 DE DEZEMBRO  Nº  57
    

                        CONTEÚDOS DE ARTE  PARA   8º  ANO  (sétima série)
        CONTEÚDOS

                                 INDICADORES
A  Arte de ver a arte

Definir representando o que é arte reconhecendo suas funções através de textos desenhos e exercícios.

A Arte  do   Renascimento
Destacar a importância da Arte no Renascimento,identificando como um período de renovação e destaque na pintura,escultura nomeando os principais artistas por meio de atividades  propostas.
Expressões Fisionômicas

Representar explorando expressões faciais utilizando atividades diversificadas.
  Rococó
Identificar as características do estilo rococó utilizando  textos e exercícios.
Caricatura
Estimular o gosto pela arte  criando caricaturas,através de fotos de jornais e revistas.
Você sabe o que é arte?
Definir Arte reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumento de interação entre os indivíduos através de textos e exercícios.
A  arte Bizantina

Destacar a influência da arte bizantina em Roma e Grécia apontando as características marcantes por meio de textos e atividades diversificadas.
A  Arte  Gótica
Descrever reconhecendo os elementos que caracterizou a arte gótica utilizando textos e atividades diversificadas.

Cartum  e  Charges

Identificar diferenciando cartum e charges realizando exercícios.
A Arte  no  Barroco
Identificar onde se originou a arte barroca  apresentando sua característica descrevendo os principais artistas através de exercícios
Pop Arte
Identificar  expressão Pop  arte reconhecendo o significado e os recursos utilizados na Arte por meio  de atividades.
Cubismo
Destacar  representando características da arte no cubismo utilizando textos e exercícios.
Desenho  Livre
Criar desenhos  identificando formas, integrando com o recorte e a colagem por meio de exercícios.
Deformando figuras
Deformar figuras construindo outras utilizando recortes de gravuras.
A Arte Bizantina
Destacar a importância da arte Bizantina em Roma e Grécia,observando que o mosaico foi uma das características marcantes da arte utilizando textos e exercícios.
Ampliação e redução de figuras
Ilustrar ampliando e reduzindo desenhos através de outro.
Grafite

Identificar   grafite  como uma  manifestação artística,diferenciando pichação através de texto e exercícios.

                      
                        


          SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CORTÊS
      PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº  57
      
CONTEÚDOS DE ARTE  PARA   9º  ANO  (oitava  série)
      CONTEÚDOS
                                  INDICADORES

Impressionismo
Destacar o impressionismo como movimento artístico que revolucionou a pintura dando início as grandes tendências na arte no século xx  apontando as principais características da arte através de  textos e exercícios.
Expressionismo
Definir expressionismo, como a arte do instinto,apontando os principais valores que são expressos na arte utilizando textos e exercícios.

Música
Reconhecer a música presente na historicidade humana, em constante transformação junto com o homem diferenciando estilos musicais identificando sua função social e histórica através de textos.
Fovismo
Identificar  definindo os princípios que regem o movimento artístico no  Fovismo apontando suas características e os principais artistas através de textos e exercícios.
Cubismo
Apontar  identificando as formas utilizadas pelos artistas do Cubismo,destacando os principais artistas ,através de textos e exercícios.
Abstracionismo
Identificar observando a diferença da arte abstrata apontando a característica principal da arte utilizando textos e exercícios.
Surrealismo
Descrever apontando as características  principais da arte  no movimento surrealismo utilizando textos e atividades escritas.
A  Arte  Gótica
Definir,descrevendo os  elementos que  caracterizou a arte gótica,por meio de textos  e  atividades escritas.
Grafite

Identificar   grafite  como uma  manifestação artística,diferenciando pichação através de texto e exercícios.
Arte Indígena
Destacar reconhecendo   a  importância da  arte indígena   na cultura  brasileira utilizando  textos cartazes, e exercícios
Caricatura
Estimular o gosto pela arte criando caricaturas através de exercícios.
Neoclassicismo
Identificar as características que a arte do neoclassicismo apresenta,  destacando a nova tendência  que predominou  nas criações dos artistas europeus através de exercícios.
Realismo
Debater sobre a nova tendência estética chamada realismo nas artes européias  sobretudo na pintura francesa, apontando suas  características gerais através de exercícios propostos.
Romantismo
Nomear os principais artistas do romantismo apontando as características principais da arte utilizando textos e exercícios.
A Arte no  Barroco
Identificar onde se originou a arte barroca  apresentando sua característica descrevendo os principais artistas através de exercícios
Cartum  e  Charges

Identificar diferenciando cartum e charges realizando exercícios.
Propaganda   e  publicidade
Diferenciar propaganda e publicidade por meio de  textos
Arte  Abstrata
Representar arte abstrata utilizando exercícios

                                               

                     Elaboração  : Valdinere Alves dos Santos
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário