quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Habilidade- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.



Mãos à água!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes. (Revista CHC 176 :: Janeiro/ Fevereiro de 2007 Adriana Bonomo e José Marcos Cunha).
HABILIDADE– Estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
03. No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elas refere-se a
      (A) águas.         (B) bocas.         (C) mãos.           (D) refeições.

Leia o texto.
Todo ponto de vista é à vista de um ponto

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. (Boff, Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999.)

Habilidade- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
03. A expressão “com os olhos que tem”(ℓ.1), no texto, tem o sentido de
(A) enfatizar a leitura.(B) incentivar a leitura.(C) individualizar a leitura.(D) priorizar a leitura.

Leia o texto a seguir.
Não se perca na rede

A Internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer  assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca.
Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem às centenas também. Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de busca. Há vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo (Google, por exemplo). Use esse site para pesquisar temas universais. Outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil (Cadê, Yahoo e Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”.
(Paulo D’Amaro) Disponível em: http://galileu.globo.com/edic/116/rep_internet.htm>. Acesso em Julho /2008.

Habilidade- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
      04. O artigo foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele misturou informações e análises do fato. O período que apresenta uma opinião do autor
    (A) “foram criados sistemas de busca.” (B) “essa avalanche de informações pode atrapalhar.”
    (C) “sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.”
    (D) “A internet é o maior arquivo público do mundo.”

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