quarta-feira, 23 de setembro de 2015

D13- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. (9º ano)



D13- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. (9º ano)

MENTE QUIETA, CORPO SAUDÁVEL
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, AIDS, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.
(Revista Superinteressante, outubro de 2003)

O texto tem por finalidade:
(A) criticar.                 (B) conscientizar.                   (C) denunciar.            (D) informar.
Identificar finalidade do texto (Descritor 9)
O menino que mentia

Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia  resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Ovizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para
05  
socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo
nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas.
10
Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém
socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
1. O texto tem a finalidade de
(A) dar uma informação. (B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento. (D) transmitir um ensinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário