Câncer
As novas frentes de ataque
A ciência chega finalmente à fase de atacar o mal pela raiz
sem efeito colateral.
A luta contra o câncer teve
grandes vitórias nas últimas décadas do século 20, mas deve-se admitir que
houve também muitas esperanças de cura não concretizadas. Após sucessivas
promessas de terapias revolucionárias, o século 21 começou coma notícia de uma
droga comprovadamente capaz de bloquear pela raiz a gênese de células tumorais.
Ela foi anunciada em maio deste ano, na cidade de San Francisco, no EUA, em uma
reunião com a presença de cerca de 26 mil médicos e pesquisadores. A genética,
que já vinha sendo usada contra o câncer em diagnósticos e avaliações de risco,
conseguiu, pela primeira vez, realizar o sonho das drogas “inteligentes”:
impedir a formação de tumores. Com essas drogas, será possível combater a
doença sem debilitar o organismo, como ocorre na radioterapia e na
quimioterapia convencional. O próximo passo é assegurar que as células
cancerosas não se tornem resistentes à medicação. São, portanto, várias frentes
de ataque. Além das mais de 400 drogas em testes, aposta-se no que já vinha
dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce. (Revista
Galileu.Julho de 2001, p. 41.)
Habilidade- Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
07. O conectivo “portanto”, (ℓ. 13), estabelece com
as ideias que o antecedem uma relação de
(A) adversidade.(B) conclusão.(C) causa.(D) comparação.
Leia o texto abaixo.
O homem que espalhou o deserto
E o homem do machado descobriu
que podia ganhar a vida com seu instrumento. Onde quer que precisas sem
derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para
organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu
edifícios para guardar seus machados, abrigar seus operários devastadores.
Importou tratores e máquinas especializados do estrangeiro. Mandou assistente
fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira
linha. E trabalhavam e derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em
pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, machado, um
aparelho eletrônico para arrasar. Enquanto ele ficava milionário, o país se
transformava num deserto, terra calcinada*. E, então, o governo, para remediar,
mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do
deserto. E os homens mandavam plantar árvores. E enquanto as árvores eram
plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão.
* Queimada por completo; incinerada, carbonizada.
(BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Contos. São Paulo: Ground,
1989. )
[Fragmento]
Habilidade- Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos do texto.
09. O trecho “Enquanto ele ficava milionário, o país se
transformava num
deserto, terra calcinada.” indica uma:
(A)
opinião. (B) causa. (C) consequência. (D)
exclusão.
Leia o
texto.
O beija-flor
O
beija-flor é um dos menores pássaros do mundo, chega a medir apenas 5,5 cm de
comprimento...O beija-flor faz seu ninho em forma de taças, de construção
delicada e artística. O beija-flor se alimenta de néctar das flores e insetos.
O voo do beija-flor é típico...
O
beija-flor põe dois ovos minúsculos, arredondados, de cor branca.
(O Estado de S.
Paulo, Estadinho, 30/08/1997.)
Habilidade-
Reconhecer o sentido de palavras, frases ou expressões.
04. No
trecho, “O beija-flor põe dois ovos minúsculos, arredondados, de cor
branca”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentidos,
por
(A) arredondados.(B) achatados.(C) pequenos.(D) pontiagudos.
Habilidade-
Inferir informações implícitas.
05. Do
trecho “O beija-flor faz seu ninho em forma de taças de construção delicada
e artística”, pode ser entender que o beija-flor é
(A) original.(B) habilidoso.(C) emotivo.(D) compreensivo.
Leia o
texto
abaixo.
Cidadezinha
cheia de graça…
Tão
pequenina que até causa
dó!
Com seus
burricos a pastar na praça…
.
Sua
igrejinha de uma torre só.
(Quintana,
Mário. A rua dos cata-ventos.
Porto Alegre: UFRGS, 1992.)
Habilidade- Reconhecer o efeito de
sentido decorrente de recursos fonológicos, morfológicos ou ortográficos.
07. O sentimento de carinho e afeição que o
poeta demonstra ter pela cidade deve-se ao emprego do (A) superlativo.(B) aumentativo.(C) comparativo.(D)
diminutivo.
Leia o texto.
O saber dizer
__ Bom dia, Dona Noêmia!
__ Oh, seu Enéas, o senhor!
Chegou na hora boa. Vem tomar café conosco!
__ Café, inté que aceito. Mas o nosco não, que tô já satisfeito!
(Max de Figueiredo. Conversa
pra dormir. Belo Horizonte; Lê, 1986, p. 27.)
Habilidade- Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor.
09. O texto “O saber dizer” é um
diálogo. A pessoa que inicia a conversa é
(A) dona Noêmia.(B) seu Enéas.(C)
o narrador.(D) o leitor.
Habilidade- Avaliar o
efeito estilístico decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.
10. No texto “O saber dizer” Seu
Enéas recusa o convite em parte por entender que a palavra conosco era alguma
coisa para
(A)
comer. (B) olhar. (C ) beber. (D)
pegar.
Leia o texto a seguir.
O corvo e a raposa
O Senhor Corvo estava empoleirado
num galho de árvore, com um pedaço de queijo no bico. Comadre Raposa
aproximou-se, atraída pelo cheiro. E cumprimentou alegremente o Corvo:
― Bom dia, Mestre Corvo! Como
você está bonito! Acho que nunca vi ave mais bela. Francamente, se a sua
voz é tão formosa como a sua plumagem, você é o rei dos pássaros. Ouvindo esses
elogios, o Corvo quase estourou de satisfação. E, querendo mostrar que nem
mesmo uma bela voz lhe faltava, abriu o bico para cantar. O queijo caiu e mais
do que depressa a raposa apanhou-o. Antes de ir saborear o petisco, disse:
― Caro compadre, aprenda
que todo bajulador vive à custa de quem o escuta. Acho que esta lição vale bem
um pedaço de queijo. (GÄRTNER, Hans. Fábulas de Esopo. Trad. Fernanda L. de
Almeida. São Paulo, Ática, 1995.)
Habilidade- Localizar
informações explícitas em um texto.
04. A raposa aproximou-se atraída
pelo cheiro
(A) da árvore. (B) do corvo. (C)
das flores. (D) do queijo.
Habilidade- Extrair
informações inferenciais possíveis de um texto.
05. A Raposa elogiou o Corvo para
ele
(A) abrir o bico e soltar o
queijo. (C) saber que era admirado por ela.
(B) dar-lhe um pedaço do queijo.
(D) querer ser amigo dela.
Habilidade- Identificar os
elementos que constituem a estrutura da narrativa (narrador, personagem,
espaço, tempo, conflito gerador, solução do conflito etc.)
06. Quem conta a história é
(A) o Corvo.
(B) a Comadre.
(C) a Raposa.
(D) o narrador.
Leia o texto a seguir.
Rap da Felicidade
Eu só quero é ser feliz Andar
tranquilamente na favela Onde eu nasci E poder me orgulhar E ter a consciência
de que o pobre Tem seu lugar. (Rap da Felicidade. MC Cidinho e MC Doce.
Programa Um. Som Livre.)
Habilidade- Identificar a
ideia central de um texto.
07. O texto fala de pessoas
(A) ricas que vivem felizes na
cidade. (B) pobres que querem ser felizes no centro da cidade.
(C) pobres que querem ser felizes
na favela onde nasceram. (D) pobres e ricas que vivem felizes em qualquer
lugar.
Habilidade- Extrair
informações inferenciais possíveis de um texto.
08. O texto
(A) expressa um desejo. (B) dá
uma explicação.
(C) faz um comentário. (D) faz
uma pergunta.
Atividade 10
Leia o texto a seguir.
Musse de chocolate do apressado
Ingredientes: 1 lata de
creme de leite, a mesma lata cheia de achocolatado em pó e 1 pacote pequeno de
chocolate granulado.
Modo de fazer: Bata no
liquidificador o creme de leite com o achocolatado em pó só para misturar.
Derrame a mistura em taças e polvilhe com o chocolate granulado. Leve à
geladeira depois de ficar uns minutos no congelador para endurecer. Rendimento:
5 taças. (ALGRANTI, Márcia. O jogo da comida. Cozinha para adolescentes. Rio
de Janeiro: Imago, 1995.)
Habilidade- Identificar
diferentes gêneros textuais (carta, poesia, notícia, propaganda etc.)
01. A finalidade do texto é
(A) anunciar um produto. (B)
contar um fato. (C) dar uma instrução. (D) fazer um convite.
Leia o texto abaixo.
Livro é demais
O Pedro Elias Lins aniversariou
no último dia 12. Como é um sujeito legal, a turma da firma onde trabalho
resolveu fazer-lhe uma surpresa, naturalmente com o apoio do patrão José Ailton
Torres. Aí, salta dona Elúsia, secretária do chefão:
― O que é que a gente dá de
presente pra ele? Zé Vicente, o contínuo,
sugeriu:
― Dá um livro! Na hora, Zé Aílton
rebateu: __ Livro, não! Ele já tem um!
(Gazeta de Alagoas, Maceió, 14/4/98.)
Habilidade- Identificar a
ideia central de um texto.
02. O assunto do texto é
(A) a compra do presente. (B) a
festa da firma. (C) o aniversário do chefe. (D) o presente do contínuo.
Habilidade-
Identificar os elementos que constituem a estrutura da narrativa (narrador,
personagem, espaço, tempo, conflito gerador, solução do conflito etc.)
03. A fala “─ Dá um livro!” é
dita por
(A) Dona Elúsia. (B) Pedro Elias.
(C) Zé Ailton. (D) Zé Vicente.
O leão, o burro e o rato
Um leão, um
burro e um rato voltavam, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos e
colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes,
três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz
tonitruante que procurava inutilmente suavizar, berrou:
- Bem, agora
que terminamos um magnífico dia de trabalho, descansemos aqui, camaradas, para
a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você,
que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre
burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais.
Vamos, com- padre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso
grande amigo burro em paz para deliberar.Os dois se afastaram, foram até o rio,
beberam água e ficaram um tempo. Voltaram e verificaram que o burro tinha feito
um trabalho extremamente meticuloso, dividindo a caça em três partes
absolutamente iguais. Assim que viu os dois voltando, o burro perguntou ao
leão:
- Pronto, compadre leão, aí está:
que acha da partilha? O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na
nuca do burro, prostando-o no chão, morto.Sorrindo, o leão voltou-se para o
rato e disse:
- Compadre rato, lamento muito,
mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença
de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe eu ter perdido a paciência, mas não
havia outra coisa a fazer. Há muito que eu não suportava mais o compadre burro.
Me faça um favor agora - divida você o bolo da caça, incluindo, por favor, o
corpo do compadre burro. Vou até o rio, novamente, deixando-lhe calma para uma
deliberação sensata.
Mal o leão se afastou, o rato não
teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça,
inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho cinza morto por acaso. O
leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou:
- Compadre leão, está pronta a
partilha! O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar
de cumprimen- tar o rato:- Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como
você chegou tão depressa a uma partilha tão certa?
E o rato respondeu:
- Muito simples. Estabeleci uma
relação matemática entre seu tamanho e o meu - é claro que você precisa comer
muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha - é claro que
você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. Comparei,
ponderadamente, sua posição na floresta com a minha - e, evidentemente, a
partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito!
- Inacreditável, inacreditável!
Que compreensão! Que argúcia! - exclamou o leão, realmente admirado. - Olha,
juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o
tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria? - Na verdade, leão, eu nunca
soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de
aprender tudo agora mesmo, com o burro morto.
Millôr Fernandes
Habilidade- Inferir uma
informação implícita em um texto.
11. A narrativa procura passar a
ideia de que
(A) a justiça é cega.
(B) os fortes não são sábios.
(C) a sabedoria é própria das
criaturas menores.
(D) só um burro tenta ficar com a
parte do leão.
Obrigada! Me ajudaram muito 💕
ResponderExcluirCadê as respostas ???
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