quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.



Câncer
As novas frentes de ataque
A ciência chega finalmente à fase de atacar o mal pela raiz sem efeito colateral.
A luta contra o câncer teve grandes vitórias nas últimas décadas do século 20, mas deve-se admitir que houve também muitas esperanças de cura não concretizadas. Após sucessivas promessas de terapias revolucionárias, o século 21 começou coma notícia de uma droga comprovadamente capaz de bloquear pela raiz a gênese de células tumorais. Ela foi anunciada em maio deste ano, na cidade de San Francisco, no EUA, em uma reunião com a presença de cerca de 26 mil médicos e pesquisadores. A genética, que já vinha sendo usada contra o câncer em diagnósticos e avaliações de risco, conseguiu, pela primeira vez, realizar o sonho das drogas “inteligentes”: impedir a formação de tumores. Com essas drogas, será possível combater a doença sem debilitar o organismo, como ocorre na radioterapia e na quimioterapia convencional. O próximo passo é assegurar que as células cancerosas não se tornem resistentes à medicação. São, portanto, várias frentes de ataque. Além das mais de 400 drogas em testes, aposta-se no que já vinha dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce. (Revista Galileu.Julho de 2001, p. 41.)
Habilidade- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
07. O conectivo “portanto”, (ℓ. 13), estabelece com as ideias que o antecedem uma relação de
(A) adversidade.(B) conclusão.(C) causa.(D) comparação.
Leia o texto abaixo.
O homem que espalhou o deserto
E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com seu instrumento. Onde quer que precisas sem derrubar árvores, ele era chamado. Não parava. Contratou uma secretária para organizar uma agenda. Depois, auxiliares. Montou uma companhia, construiu edifícios para guardar seus machados, abrigar seus operários devastadores. Importou tratores e máquinas especializados do estrangeiro. Mandou assistente fazerem cursos nos Estados Unidos e Europa. Eles voltaram peritos de primeira linha. E trabalhavam e derrubavam. Foram do sul ao norte, não deixando nada em pé. Onde quer que houvesse uma folha verde, lá estava uma tesoura, machado, um aparelho eletrônico para arrasar. Enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num deserto, terra calcinada*. E, então, o governo, para remediar, mandou buscar em Israel técnicos especializados em tornar férteis as terras do deserto. E os homens mandavam plantar árvores. E enquanto as árvores eram plantadas, o homem do machado ensinava ao filho a sua profissão.
* Queimada por completo; incinerada, carbonizada.
(BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Contos. São Paulo: Ground, 1989. )
[Fragmento]
Habilidade- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
09. O trecho “Enquanto ele ficava milionário, o país se transformava num
deserto, terra calcinada.” indica uma:
(A)   opinião. (B) causa. (C) consequência. (D) exclusão.

Leia o texto.
O beija-flor

O beija-flor é um dos menores pássaros do mundo, chega a medir apenas 5,5 cm de comprimento...O beija-flor faz seu ninho em forma de taças, de construção delicada e artística. O beija-flor se alimenta de néctar das flores e insetos. O voo do beija-flor é típico...
O beija-flor põe dois ovos minúsculos, arredondados, de cor branca.
(O Estado de S. Paulo, Estadinho, 30/08/1997.)

Habilidade- Reconhecer o sentido de palavras, frases ou expressões.
04. No trecho, “O beija-flor põe dois ovos minúsculos, arredondados, de cor branca”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentidos, por 
   
   (A) arredondados.(B) achatados.(C) pequenos.(D) pontiagudos.

Habilidade- Inferir informações implícitas.
05. Do trecho “O beija-flor faz seu ninho em forma de taças de construção delicada e artística”, pode ser entender que o beija-flor é
      (A) original.(B) habilidoso.(C) emotivo.(D) compreensivo.

Leia o texto abaixo.                                   
Cidadezinha cheia de graça…                                     
Tão pequenina que até causa dó!                                
Com seus burricos a pastar na praça…                        .               
Sua igrejinha de uma torre só.
(Quintana, Mário. A rua dos cata-ventos.
Porto Alegre: UFRGS, 1992.)

Habilidade- Reconhecer o efeito de sentido decorrente de recursos fonológicos, morfológicos ou ortográficos.  
    07. O sentimento de carinho e afeição que o poeta demonstra ter pela cidade deve-se ao emprego do  (A) superlativo.(B) aumentativo.(C) comparativo.(D) diminutivo.

Leia o texto.
O saber dizer
__ Bom dia, Dona Noêmia!
__ Oh, seu Enéas, o senhor!
Chegou na hora boa. Vem tomar café conosco!
__ Café, inté que aceito. Mas o nosco não, que tô já satisfeito!
(Max de Figueiredo. Conversa pra dormir. Belo Horizonte; Lê, 1986, p. 27.)
Habilidade- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor.
09. O texto “O saber dizer” é um diálogo. A pessoa que inicia a conversa é
(A) dona Noêmia.(B) seu Enéas.(C) o narrador.(D) o leitor.
Habilidade- Avaliar o efeito estilístico decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.
10. No texto “O saber dizer” Seu Enéas recusa o convite em parte por entender que a palavra conosco era alguma coisa para
(A) comer.          (B) olhar.        (C ) beber.     (D) pegar.



Leia o texto a seguir.
O corvo e a raposa
O Senhor Corvo estava empoleirado num galho de árvore, com um pedaço de queijo no bico. Comadre Raposa aproximou-se, atraída pelo cheiro. E cumprimentou alegremente o Corvo:
― Bom dia, Mestre Corvo! Como você está bonito!  Acho que nunca vi ave mais bela. Francamente, se a sua voz é tão formosa como a sua plumagem, você é o rei dos pássaros. Ouvindo esses elogios, o Corvo quase estourou de satisfação. E, querendo mostrar que nem mesmo uma bela voz lhe faltava, abriu o bico para cantar. O queijo caiu e mais do que depressa a raposa apanhou-o. Antes de ir saborear o petisco, disse:
 ― Caro compadre, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem o escuta. Acho que esta lição vale bem um pedaço de queijo. (GÄRTNER, Hans. Fábulas de Esopo. Trad. Fernanda L. de Almeida. São Paulo, Ática, 1995.)
Habilidade- Localizar informações explícitas em um texto.
04. A raposa aproximou-se atraída pelo cheiro
(A) da árvore. (B) do corvo. (C) das flores. (D) do queijo.
Habilidade- Extrair informações inferenciais possíveis de um texto.
05. A Raposa elogiou o Corvo para ele
(A) abrir o bico e soltar o queijo.    (C) saber que era admirado por ela.
(B) dar-lhe um pedaço do queijo.   (D) querer ser amigo dela.
Habilidade- Identificar os elementos que constituem a estrutura da narrativa (narrador, personagem, espaço, tempo, conflito gerador, solução do conflito etc.)
06. Quem conta a história é
(A) o Corvo.
(B) a Comadre.
 (C) a Raposa.
(D) o narrador.
Leia o texto a seguir.
Rap da Felicidade
Eu só quero é ser feliz Andar tranquilamente na favela Onde eu nasci E poder me orgulhar E ter a consciência de que o pobre Tem seu lugar. (Rap da Felicidade. MC Cidinho e MC Doce. Programa Um. Som Livre.)
Habilidade- Identificar a ideia central de um texto.
07. O texto fala de pessoas
(A) ricas que vivem felizes na cidade. (B) pobres que querem ser felizes no centro da cidade.
(C) pobres que querem ser felizes na favela onde nasceram. (D) pobres e ricas que vivem felizes em qualquer lugar.
Habilidade- Extrair informações inferenciais possíveis de um texto.
08.  O texto
(A) expressa um desejo. (B) dá uma explicação.
(C) faz um comentário. (D) faz uma pergunta.

Atividade 10
Leia o texto a seguir.
Musse de chocolate do apressado
Ingredientes: 1 lata de creme de leite, a mesma lata cheia de achocolatado em pó e 1 pacote pequeno de chocolate granulado.
Modo de fazer: Bata no liquidificador o creme de leite com o achocolatado em pó só para misturar. Derrame a mistura em taças e polvilhe com o chocolate granulado. Leve à geladeira depois de ficar uns minutos no congelador para endurecer. Rendimento: 5 taças. (ALGRANTI, Márcia. O jogo da comida. Cozinha para adolescentes. Rio de Janeiro: Imago, 1995.)
Habilidade- Identificar diferentes gêneros textuais (carta, poesia, notícia, propaganda etc.)
01. A finalidade do texto é
(A) anunciar um produto. (B) contar um fato. (C) dar uma instrução. (D) fazer um convite.
Leia o texto abaixo.
Livro é demais
O Pedro Elias Lins aniversariou no último dia 12. Como é um sujeito legal, a turma da firma onde trabalho resolveu fazer-lhe uma surpresa, naturalmente com o apoio do patrão José Ailton Torres. Aí, salta dona Elúsia, secretária do chefão:
― O que é que a gente dá de presente pra ele? Zé Vicente, o contínuo, sugeriu:               
― Dá um livro! Na hora, Zé Aílton rebateu:    __ Livro, não! Ele já tem um! 
                     (Gazeta de Alagoas, Maceió, 14/4/98.)
Habilidade- Identificar a ideia central de um texto.
02. O assunto do texto é
(A) a compra do presente. (B) a festa da firma. (C) o aniversário do chefe. (D) o presente do contínuo.
Habilidade-  Identificar os elementos que constituem a estrutura da narrativa (narrador, personagem, espaço, tempo, conflito gerador, solução do conflito etc.)
03. A fala “─ Dá um livro!” é dita por
(A) Dona Elúsia. (B) Pedro Elias. (C) Zé Ailton. (D) Zé Vicente.










O leão, o burro e o rato
Um leão, um burro e um rato voltavam, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos e colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz tonitruante que procurava inutilmente suavizar, berrou:
- Bem, agora que terminamos um magnífico dia de trabalho, descansemos aqui, camaradas, para a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais. Vamos, com- padre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar.Os dois se afastaram, foram até o rio, beberam água e ficaram um tempo. Voltaram e verificaram que o burro tinha feito um trabalho extremamente meticuloso, dividindo a caça em três partes absolutamente iguais. Assim que viu os dois voltando, o burro perguntou ao leão:
- Pronto, compadre leão, aí está: que acha da partilha? O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do burro, prostando-o no chão, morto.Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e disse:
- Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe eu ter perdido a paciência, mas não havia outra coisa a fazer. Há muito que eu não suportava mais o compadre burro. Me faça um favor agora - divida você o bolo da caça, incluindo, por favor, o corpo do compadre burro. Vou até o rio, novamente, deixando-lhe calma para uma deliberação sensata.
Mal o leão se afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro apenas um ratinho cinza morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato chamou:
- Compadre leão, está pronta a partilha! O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar de cumprimen- tar o rato:- Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa a uma partilha tão certa?
E o rato respondeu:
- Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre seu tamanho e o meu - é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha - é claro que você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. Comparei, ponderadamente, sua posição na floresta com a minha - e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito!
- Inacreditável, inacreditável! Que compreensão! Que argúcia! - exclamou o leão, realmente admirado. - Olha, juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria? - Na verdade, leão, eu nunca soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo agora mesmo, com o burro morto.
Millôr Fernandes
Habilidade- Inferir uma informação implícita em um texto.
11. A narrativa procura passar a ideia de que
(A) a justiça é cega.
(B) os fortes não são sábios.
(C) a sabedoria é própria das criaturas menores.
(D) só um burro tenta ficar com a parte do leão.

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