Essa
dinâmica pode ser trabalhado numa acolhida. As crianças irão adorar! A medida que elas
forem pegando o ritmo ir acelerando a história.
PASSEIO
DE CARRUAGEM
Esta atividade desenvolve atenção, memória,
discriminação auditiva, coordenação motora ampla e rapidez.
Comece
dizendo para a turma que vai contar uma história. Organize as cadeiras em
círculo e peça para as crianças sentarem. Escale nove crianças e atribua a cada
uma os nomes seguintes: o primeiro será o cocheiro, outro será roda, outro
passageiro magro, e depois, a cada um, sucessivamente: menininho, cavalo,
passageira, porta, banco, mola. Informe que todos são, além dos nomes
recebidos, também CARRUAGEM, junto com os outros colegas do círculo.
A seguir, apresente as regras do jogo:
1.
Explique que a história será contada várias vezes, primeiro devagar, depois
sempre mais depressa. E diga que ao ouvir a palavra chave o aluno
correspondente deve levantar-se, bater palmas duas vezes e sentar-se.
2. Ao
ouvir a palavra chave carruagem a turma toda deve levantar-se, bater palmas só
uma vez e sentar-se.
HISTÓRIA:
A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava
consertando a roda da carruagem. O atraso deixava cada vez mais irritado o
passageiro magro, que andava de um lado para o outro, enquanto que a passageira
acalmava o menininho chorão. Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro
apressou-se em fechar a porta e tirar o capim de diante do cavalo para iniciar
a viagem. O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho, que,
agora, todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria
para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo se assustou, obrigando a
carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia soltado
novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário