Mulher
Rendeira
Olê muié rendera
Olê muié rendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá
Olê muié rendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá
Lampião desceu a serra
Deu um baile em Cajazeira
Botou as moças donzelas
Pra cantá muié rendera
Deu um baile em Cajazeira
Botou as moças donzelas
Pra cantá muié rendera
As moças de Vila Bela
Não têm mais ocupação
Se que fica na janela
Namorando Lampião
Não têm mais ocupação
Se que fica na janela
Namorando Lampião
1ª
Etapa: Apresentação da Música.
- Organização
     de uma grande roda.
 - Canto
     coletivo sob a orientação da professora.
 - Dança
     coletiva da música em forma de samba.
 - Acompanhe
     a apresentação do aspecto histórico da canção feita pela professora. Faça
     registros dos pontos importantes.
 
2ª
Etapa: Agora responda as questões a seguir:
- A
     rendeira é uma personagem nordestina. O que faz uma rendeira? Em quais
     peças podemos visualizar sua arte?
 - Na
     Bahia encontramos rendeiras em Dias D´Ávila, Saubara, Xique-Xique, Ilhas
     de Maré, dentre outros lugares. Por que esta atividade está cada vez mais
     rara?
 - Qual o
     perfil das mulheres rendeiras?
 - Por
     que, normalmente, estas mulheres rendeiras se organizam em Associações?
 - Quais
     são os tipos de renda? Explicite.
 - Você
     conhece alguma rendeira  ou já ouvi falar sobre a mesma? Já adquiriu
     ou teve acesso a alguma produção? Porque as rendas são consideradas
     tradicionais?
 - Nos
     últimos Jogos Olímpicos – Rio 2016, ocorrido no Brasil, as Ganhadeiras de
     Itapuã, retrataram as rendeiras da Bahia com uma belíssima apresentação,
     provocando emoções no público. Qual a importância da visibilidade dada a
     esta atividade artesanal?
 - Vamos
     cantar a música em forma de samba? Que tal colocar o corpo para mexer?!
 - Reescreva
     os versos da canção numa linguagem padrão, atentando para as questões
     regionalistas.
 
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