Educar é Semear

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quarta-feira, 3 de maio de 2017

Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos I Segmento I Fase de Escolaridade

ORIENTAÇÕES TEÓRICO – METODOLÓGICAS
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos  I Segmento  I Fase de Escolaridade

OBJETIVO: Expandir o uso da linguagem já usada em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a
seus destinatários, aos objetivos a que se propõem, às situações comunicativas e aos assuntos tratados, utilizando-se de e respeitando as diferentes variedades linguísticas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Compreender os textos orais e escritos com os quais têm contato em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
·         Valorizar a leitura como fonte de informação e via de acesso ao mundo, inclusive criado pela linguagem simbólica, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função das diferentes finalidades.
·         Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, para compreender e para fazer uso de informações contidas em diversos gêneros textuais.
·         Identificar aspectos relevantes, organizar notas, elaborar roteiros, compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes, fazer resumos, índices, esquemas, entre outros.

I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
 Participação em diferentes situações de comunicação oral (roda de conversas, apresentação pessoal, discussão, recital de poema, contação de histórias etc.), acolhendo e considerando as opiniões alheias, as ideias, os enredos e os diferentes modos de falar;Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram escuta atenta, intervenção sem sair do assunto tratado, formulação e respostas às perguntas, explicação, manifestação e acolhimento de opiniões, adequação às colocações aos temas;
ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Compreensão do sentido nas mensagens orais, identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Apreciação de contos, crônicas, poemas, canções, filmes etc. como fonte de fruição estética e entretenimento;
·         Reconhecimento quanto à forma, ao conteúdo e à função sociocomunicativa dos gêneros textuais conto, poema, cordel, bilhete,aviso, levando em consideração o suporte, o autor, a temática etc.;
·         Compreensão de um texto a partir de seus elementos verbais e não verbais;
·          Identificação dos recursos prosódicos (rimas, trocadilhos, aliterações,assonâncias etc.) como recursos expressivos e estéticos em textos poéticos ou não, contribuindo, significativamente, para o entendimento
               do texto;
·         Estabelecimento de relações, em um texto poético, entre os aspectos formais (verso, estrofe, exploração gráfica do espaço) e temáticos (lirismoamoroso, descrição de objeto ou cena, retrato do cotidiano, narrativa dramática).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos quanto aos gêneros selecionados, considerando a intenção do autor, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (divulgar, explicar, ironizar, divertir, emocionar);
·         Produção de poema e cordel, explorando o ritmo, a rima, a sonoridade em função das características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·         Adequação aos modos típicos de organização, sequência e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros de texto;Construção de formas de representação gráfica do que se propõe escrever;
·         Estabelecimento das correspondências grafofônicas, respeitando as formas ortográficas mais frequentes e as regras da norma padrão (uso de RR, QU, GU, NH, M/N, CH, LH, SS e vogais nasais);
·         Desenvolvimento da produção escrita, transcrevendo e editando textos orais.

4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Compreensão do sistema de escrita, suas características, normas e natureza. Conhecimento dos símbolos convencionais (as letras), suas formas e utilização, adequação aos instrumentos de registro (papel, máquina de escrever ou computador) e a ordem como aparecem nas palavras; correspondências grafofônicas e suas representações;
·         Análise do fato de que, além de se sujeitar a normas internas (gramaticais e lexicais), as línguas também se sujeitam às normas e convenções sociais (o que dizer, a quem dizer, como dizer, quando dizer);
·         Reflexão sobre as diferentes linguagens (visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas do homem criar e expressar significados.
·         Compreensão do fenômeno da variação linguística, e da legitimidade das variedades da língua;
·         Reconhecimento do preconceito contra os falares característicos dos grupos menos favorecidos.
II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Produção de textos dos gêneros crônica esportiva, reportagem televisiva,testemunho, relato de experiência, que requeiram o relato sobre temas estudados, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação de interação e os objetivos estabelecidos;

·         Emissão de juízo de valor a partir da comparação de fenômenos linguísticos em texto tanto na modalidade oral quanto na escrita da língua,compreendendo sua similaridade e diferença;
·         Identificação das expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez;
·         Reconhecimento do papel da entonação e de outros recursos suprassegmentais (silêncio) e paralinguísticos (expressões fisionômicas,gestos, dentre outros) na construção de sentido e das intenções pretendidos em um determinado evento comunicativo.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Apreciação de contos, narrativas de aventura, crônica literária, lendas populares ou mitos, cordel como fonte de fruição estética eentretenimento;
·          Reconhecimento quanto à forma, ao conteúdo e à função sociocomunicativa de textos dos gêneros carta pessoal, notícia, folheto, reportagem, em função das características do gênero, do suporte, do autor, da temática etc.;
·         Estabelecimento de relações entre aquilo que se lê e as experiências vividas;
·          Reconhecimento dos efeitos de sentido do uso de marcas típicas da modalidade oral em um texto, bem como do registro formal e informal;
·         Desenvolvimento da habilidade de leitura de textos verbais, não verbais e mistos e suas influências mútuas.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos dos gêneros carta pessoal, notícia, folheto, cartão postal, autobiografia, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·         Segmentação do texto em parágrafos e frases com pontuação, de acordo com as convenções do gênero;
·         Adequação aos modos típicos de organização, sequência e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros trabalhados;
·         Utilização de desenhos, fotos e ilustrações para a produção de textos em linguagem não verbal;
·         Reflexão sobre a variedade padrão e as variedades não padrão da língua, vivenciadas em situações concretas de interação.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Reflexão sobre a nomenclatura das categorias gramaticais como forma produtiva de se analisar a linguagem;
              Análise das sequência textuais (narrativa, descritiva e conversacional) predominantes no texto e dos recursos                      expressivos presentes no interior de cada gênero;
·         Reconhecimento e utilização de padrões da escrita de dígrafos (BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR E BL, CL, outros.) e de encontros consonantais com a letra R ou L, respeitando as regras da norma padrão;
·         Exame das facilidades e restrições das características e adaptações que diferentes suportes e espaços de circulação impõem na organização do texto;
·          Descrição dos fenômenos linguísticos por meio de agrupamento,aplicação, comparações e análises das formas linguísticas: processos de concordância regulares (plural, tempos e pessoas verbais); morfologia (classes e flexões de palavras) e estruturação de palavras, sentenças e períodos;
·          Ampliação do vocabulário por intermédio de escolhas de palavras apropriadas e relacionadas à modalidade falada ou escrita ou em nível de formalidade e finalidade social dos textos.
III BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Narração de diferentes situações de comunicação oral (piada, fábula, nconto, sketch, história engraçada etc.), considerando o tempo, o espaço, o enredo, as ações dos personagens, entre outros aspectos;
·         Organização e exposição das ideias de maneira clara, coerente e criativa na produção de textos orais espontâneos e/ou com temas propostos;
·          Preparação prévia e monitoramento simultâneo da fala para os gêneros marcados por maior formalidade e que se referem aos usos públicos da linguagem, estabelecendo a progressão temática coerente;
·         Reconhecimento das regularidades próprias do discurso formal e público.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Reconhecimento quanto à forma, ao conteúdo e à função sociocomunicativa dos gêneros textuais conto, narrativa de aventura, crônica literária, lenda popular e cordel, considerando o suporte, o autor,
              a temática etc.;
·         Estabelecimento de relações, em função das marcas de segmentação textual, mudança de capítulo ou parágrafo, títulos e subtítulos, para textos em prosa; colocação em estrofes e versos, para textos em versos;
·         Reconhecimento dos elementos fundamentais de uma narrativa ficcional (cenário, tempo, espaço, personagens, conflito gerador e desfecho);
·          Identificação do foco narrativo, frente aos acontecimentos narrados que constitui um elemento decisivo para a organização linguística do texto;
·          Relação entre o narrador e o foco narrativo.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos dos gêneros contos, narrativas de aventura, crônica literária, lendas populares e cordel, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·         Utilização de recursos gráficos e padrões da escrita, em função do projeto textual e das condições de produção (título e subtítulo, paragrafação, pontuação e outros sinais gráficos);
·         Emprego dos diferentes recursos de coesão textual (encadeamento de palavras, períodos e parágrafos), de forma a assegurar a continuidade do texto.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Comparação entre diferentes registros utilizados em diferentes situações comunicativas;
·         Emprego do verbo nos tempos (presente e pretéritos) do modo indicativo,de acordo com o gênero textual e os propósitos comunicativos;
·         Utilização dos conhecimentos gramaticais sobre substantivos e adjetivos para a compreensão dos textos;
·         Análise de regras ortográficas;
·         Incentivo à utilização de bibliotecas, centros de documentação e redes de informação, bem como o conhecimento das regras de utilização de tais espaços;
·         Estabelecimento de regularidades ortográficas (inferências de regras de acentuação) e constatação de irregularidades (ausência de regras).
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Produção de textos dos gêneros (aviso, explicação, exposição, regras de jogo e instruções), que requeiram a exposição sobre temas estudados, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor,as exigências da situação de interação e os objetivos estabelecidos;

·         Participação em atividade de interação com escuta atenta e respeitosa dos diferentes tipos de interlocutores;
·         Compreensão de comandos e instruções em geral;
·         Emissão de julgamento de valor sobre aquilo que se escuta, apresentando argumentos de modo respeitoso e ético.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (lista, receita, regra de jogo, placa, instrução de montagem, bula de remédio), bem como de sua função sociocomunicativa;
·         Identificação do sentido das palavras de acordo com o contexto;
·          Identificação dos sentidos ou informações dos textos com base em gráficos, tabelas, imagens e outros recursos visuais/não verbais;
·          Reconhecimento da finalidade ou do objetivo pretendido pelo texto;
·         Reconhecimento dos efeitos de sentido consequente do uso dos sinais de pontuação, notações e outros recursos gráficos.
·          Análise do efeito de sentido consequente da utilização de recursos gráficos (diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de listas, receitas, placas, regras de jogo, ajustados às necessidades das situações comunicativas;
·         Utilização de estratégias de escrita, como planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação a partir de um roteiro;
·         Utilização de anotações durante atividades de escuta de textos como recurso possível para a compreensão e interpretação de textos;
·          Estabelecimento das relações entre partes de um texto a partir das concordâncias nominal e verbal;
·         Emprego de sinais de pontuação adequados na produção de listas e enumerações nos textos.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Reflexão sobre a conveniência de se conhecer as regras padrão como forma de ampliar o domínio de diferentes formas de expressão da língua;
·         Análise das sequências textuais (narrativa, descritiva e expositiva), predominantes no texto e dos recursos expressivos presentes no interior de cada gênero;
·         Utilização de convenções gráficas (margens, distribuição no espaço do suporte textual, segmentação em parágrafos e estruturação em estrofes e versos) próprias da apresentação dos diferentes gêneros de texto;
·         Emprego do verbo no modo imperativo de acordo com o gênero textual e os propósitos comunicativos.

Educação de Jovens  I Segmento | II Fase de Escolaridade

OBJETIVO: Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, fatos, histórias etc., bem como de acolher, interpretar e considerar
os dos outros, contrapondo-os quando necessário.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Conhecer e analisar, criticamente, os usos da língua como instrumento de poder veiculador de valores e de preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
·         Produzir textos opinativos com propostas articuladas e pertinentes à sua visão de mundo, com a construção de argumentos que fundamentem seus pontos de vista.
·         Compreender os elementos inter e intratextuais presentes nos diferentes textos.
·         Reconhecer como o discurso foi organizado para produzir determinados efeitos de sentido e intenções comunicativas.
·         Apreciar e valorizar determinados procedimentos de ordem estética, a sonoridade e os efeitos de sentido em diferentes textos da cultura de uma comunidade e Adultos

I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação regular em diferentes situações de comunicação oral (comentário, crítica, elogio e opinião pessoal), em que se expressem sentimentos, opiniões e pontos de vista, escutando e analisando a fala e as intenções do interlocutor, os propósitos comunicativos e as exigências da situação de interação;
·         Emissão de opinião com um mínimo de sustentação, adequando a fala ao interlocutor e ao assunto tratado;
·         Organização da expressão oral com consistência argumentativa em defesa  de pontos de vista próprios;
·         Articulação adequada entre a seleção e a ordenação de argumentos e a tese defendida.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos

·         Reconhecimento da forma, do conteúdo e da função sociocomunicativa de textos dos gêneros carta do leitor, carta de reclamação, editorial,anúncio, em função das características próprias do gênero, do suporte, do autor etc.;
·         Identificação da ideia central do texto ou do ponto de vista que constitui o eixo em torno do qual o texto se organiza;
·          Articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais para perceber ambiguidade, ironias e expressões figuradas, opiniões e valores implícitos e explícitos, bem como as intenções do autor;
·         Formulação de hipóteses, validação ou reformulação a respeito do conteúdo do texto, antes ou durante a leitura.
·         Estabelecimento de relações entre o ponto de vista do autor e o argumento oferecido para sustentá-lo, em função da coerência;
·         Busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopédias etc.).

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos de gêneros selecionados, considerando a intenção do autor, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (defender, opinar, persuadir, entre outros);
·         Produção de textos dos gêneros carta de reclamação, carta do leitor, carta de solicitação, crítica, entre outros, observando as características e a função sociocomunicativa do gênero;
·         Utilização de recursos gráficos e padrões da escrita, em função do projeto textual e das condições de produção (título e subtítulo, paragrafação, pontuação e outros sinais gráficos);
·         Adequação aos modos típicos de organização, sequência e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros de texto.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Análise da produção de texto nas modalidades oral e escrita quanto à linguagem e à organização do conteúdo;
·         Reconhecimento do diálogo entre textos, das vozes discursivas presentes,com a finalidade de ampliar o repertório no exercício da interpretação;
·          Observação dos diferentes componentes do sistema linguísticos,presentes na fala e na escrita em diferentes variedades da língua;
·          Reflexão sobre as diferentes linguagens (visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e expressar significados;
·          Estabelecimento de correspondências grafofônicas, respeitando as formas ortográficas mais frequentes e a regras da norma padrão (uso de RR, QU, GU, NH, M/N, CH, LH, SS e vogais nasais).

II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação efetiva em diferentes situações comunicativas (exposição oral, Seminário, comunicação oral, entrevista etc.), escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vistas próprios;
·         Reconhecimento do papel de marcadores conversacionais (né, então, aí, hum, ahan etc.) e repetições na construção textual-discursiva e da progressão temática.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Comparação de textos, buscando o estabelecimento de semelhanças e diferenças quanto às ideias e formas;
·         Reconhecimento da estrutura composicional e do conteúdo em textos expositivos, verbete, resumo, nota explicativa, em função das características do gênero, do suporte, do autor, da temática etc.;
·         Diferenciação das informações principais e informações secundárias na compreensão do texto;
·         Reconhecimento da finalidade ou do objetivo pretendido pelo texto;
·          Identificação da relação causa e efeito;
·         Reconhecimento dos efeitos de sentido do uso de marcas típicas da modalidade oral em um texto, bem como do registro formal e informal.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de glossário, resumo, tabela, verbete, considerando as características do gênero, do suporte, do autor etc.;Utilização de desenhos, fotos e ilustrações para a produção de textos em linguagem não verbal;
·         Emprego de convenções gráficas (margens, distribuição no espaço do suporte textual, segmentação em parágrafos e estruturação em estrofes e versos) próprias da apresentação dos diferentes gêneros de texto;
·          Reflexão sobre o sentido pessoal e social em que se montam os textos,como forma de se promover o intercâmbio e o acesso a outras realidades históricas e culturais.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua

·         Análise das sequência textuais predominantes no texto (descritiva,expositiva) e dos recursos expressivos presentes no interior de cada gênero;
·         Reflexão sobre as relações entre linguagem e ideologia, reforçando ou revendo as crenças e as percepções que as pessoas têm acerca de si mesmas, dos outros e da realidade.
III BIMESTRE
1.       Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Narração de diferentes situações utilizando-se da língua oral (contação de história, causos, narrativa de aventura e embolada), considerando os aspectos da narrativa, a sequência dos acontecimentos e relacionando o enredo com a ação dos personagens;
·         Reconhecimento dos recursos prosódicos utilizados em um texto poético (rima, ritmo, assonância, aliteração, onomatopeia etc.).
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Reconhecimento das características próprias do gênero a que pertencem os textos em estudo (conto, tira, história em quadrinhos, narrativa fantástica, narrativa mítica, etc.);
·          Compreensão da complexidade do núcleo dramático de uma narrativa e das ações dele decorrentes;
·         Avaliação da propriedade de incorporar fatos da realidade na construção da narrativa ficcional;
·         Comparação de textos, buscando o estabelecimento de semelhanças e diferenças quanto às ideias e aos recursos formais utilizados;
·         Identificação das características próprias do locutor e do interlocutor a partir das marcas textuais ou de outras autorizadas pelo contexto;
·         Combinação de estratégias de antecipação e inferência a partir de informações obtidas no contexto por meio de pistas e outros recursos permitidos pelo próprio texto;
·          Identificação do locutor e do interlocutor a partir de marcas lingüísticas presentes no texto (gírias, expressões típicas, jargões, marcas fonéticas etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de lenda, narrativa de aventura, história engraçada, conto, considerando os elementos próprios da narrativa, ajustando às necessidades das situações comunicativas (tema, autor, suporte);
·         Produção de texto, buscando conferir a ele aspectos de criatividade e de originalidade;
·         Atribuição de um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos domesmo;
·         l Substituição de termos vagos ou imprecisos por palavras ou expressões mais específicas relativas ao vocabulário técnico e ao assunto abordado.

4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Análise das sequências textuais predominantes no texto (narrativa,descritiva e conversacional) e dos recursos expressivos presentes no interior de cada gênero;
·         Compreensão e utilização de elementos linguísticos que especificam o tempo e o espaço na narrativa (advérbios, locuções adverbiais, verbo);
·         Estudo e utilização de adjetivos e locuções adjetivas na caracterização de personagens e ambientes;
·         Verificação da articulação entre o que foi planejado e a escrita do texto;
·          Emprego dos pronomes pessoais, de acordo com a norma padrão.
IV BIMESTRE
1.       Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Produção de textos dos gêneros relato de viagem, relato de experiência,testemunho etc., que requeiram relatos de fatos importantes do cotidiano, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·          Utilização de elementos reiterativos ou conectores (repetições,substituições, referenciação, associações semânticas, conjunções,advérbios etc.) a fim de orientar a articulação entre os diferentes tópicos da interação;
·         Identificação das marcas linguísticas que caracterizam o locutor e o interlocutor na interação comunicativa.
·         Produção de textos orais espontâneos e/ou com temas propostos,organizando e expondo as ideias de maneira clara, coerente e criativa.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos

·         Reconhecimento quanto à forma e ao conteúdo de textos dos gêneros carta pessoal, relato de experiência, relato histórico, biografia, em função das características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·         Busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais,revistas, enciclopédias etc.);
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (reportagem, relato de experiência, entrevista,propaganda, anúncios);
·          Comparação das diferenças de uma mesma informação em diversos veículos informativos e/ou suportes;
·         Identificação de inferências ou remissões a outros textos ou a outros autores.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos dos gêneros relato de experiência, relato de viagem,testemunho, autobiografia, entre outros, considerando as características do gênero, a intenção do autor, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (explicar, ironizar, divertir, emocionar);
·          Articulação entre as ideias do texto e aquilo que já se sabe;
·          Organização das ideias globais em um esquema coerente, concebendo o texto como uma resposta a um problema.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Análise e formulação de títulos e subtítulos com um grupo nominal;
·         Utilização de elementos linguísticos para a construção da coesãoreferencial (retomada pronominal, repetição, substituição lexical, elipse);
·         Reconhecimento e utilização de padrões da escrita de palavras usuais com S com som de /z/; X com som de /z/; palavras com JE, JI, ou GE, GI; CE, CI ou SE, SI; ou SS; H inicial, respeitando as regras da norma padrão;
·          Emprego de pronomes pessoais e de tratamento, de acordo com a norma padrão;
·         Incentivo à utilização de bibliotecas, centros de documentação e redes de informação e conhecimento das regras de utilização de tais espaços.

Educação de Jovens  II Segmento  III Fase de Escolaridade
OBJETIVO: Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais, na leitura e produção de textos escritos, em instâncias públicas e privadas, de modo a atender a múltiplas demandas sociais e a responder a diferentes
propósitos comunicativos e expressivos, considerando as mais variadas condições de produção do discurso.
e Adultos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Assumir a palavra e produzir textos – sejam eles orais ou escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
·         Compreender as especificidades das modalidades da língua oral e da língua escrita;
·         Compreender os distintos discursos subjacentes aos textos orais e escritos.
·         Utilizar a linguagem como meio para produzir, expressar e comunicar ideias, ponto de vista, opiniões, relatos.
·         Interpretar e usufruir de diferentes produções culturais, em contextos públicos, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Produção de textos dos gêneros jingle, paródia, anúncio, debate, comandos diversos, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·         Utilização, de acordo com a intenção comunicativa, de diferentes relações– fato ou opinião, anterioridade e posterioridade, comparação, causa e consequência etc.;
·         Formulação de argumentos, sustentando-os com exemplos, definições,relações de causa/consequência, problema/solução etc.;
·         Participação efetiva em diferentes gêneros orais (comentários, opiniões pessoais, crítica, denúncia), escutando e analisando a fala do interlocutor,confrontando ideias e defendendo pontos de vistas próprios;
·         Compreensão do sentido nas mensagens orais, identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: parecer médico, rótulo, tabela nutricional,crítica, editorial etc.;
·         Reconhecimento daquilo que é novo e daquilo que já está dado em um texto e a conexão desses elementos entre si;
·          Distinção entre o fato e uma opinião relativa a esse fato;
·          Reconhecimento em um texto de marcas decorrentes de identificações políticas, ideológicas e socioeconômicas dos interlocutores.
·          Identificação de referências ou remissões a outros textos;
·         Discernimento quanto às conclusões autorizadas pelo texto, presentes no texto e autorizados pelo contexto e que demarcam sinais e pistas para formulação de conclusões.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos de gêneros selecionados (carta do leitor, comentário, regras de jogo, resenha crítica, gráficos, entre outros); considerando a intenção do autor, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·         Elaboração de argumentos e contra-argumentos para defender uma tese ou um ponto de vista;
·         Utilização de recursos como foto, tabelas, gráficos, ilustrações etc. enquanto elementos construtores do sentido no texto;
·         Produção de uma conclusão coerente com os argumentos precedentes;
·         Organização das ideias globais em um esquema coerente, utilizando-se do recurso explicativo para defender uma tese.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua

·         Reflexão sobre as diferentes linguagens (visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e expressar significados;
·          Reflexão sobre as relações entre linguagem e ideologia, reforçando ou revendo as crenças e as percepções que as pessoas têm acerca de si mesmas, dos outros e da realidade;
·          Percepção quanto ao papel das palavras ou expressões como recursos de coesão e coerência necessários para o encadeamento entre os segmentos do texto, tais como conjunção e advérbio a fim de demarcar temporalidade, oposição, causa/consequência, conclusão, comparação, exemplificação etc.;
·          Utilização de organizadores argumentativos, marcando refutação,concessão, oposição, adição etc.;
·          Utilização de verbos declarativos, apreciativos, opinativos, de acordo com os propósitos comunicativos;
·          Análise de regras ortográficas.

II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Apreciação das realizações estéticas da produção dos cantadores, repentistas, funkeiros, com forma particular da cultura de uma comunidade, ressaltando aspectos da vida e dos valores dos diferentes grupos sociais
·          Participação efetiva em diferentes gêneros orais (depoimento, causo, piada, autobiografia, testemunho, anedota etc.), escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vista
               próprios;
·         Preparação prévia e monitoramento simultâneo da fala em gêneros marcados por maior formalidade e que se referem aos usos públicos da linguagem, estabelecendo a progressão temática coerente;
·         Escuta de diferentes textos orais, observando os usos, os níveis de formalidade, os propósitos comunicativos, a relação com a escrita, entre outros.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: curriculum vitae, classificado, memórias,biografia, carta comercial;
·          Reconhecimento do registro formal em determinadas situações que exigem um tratamento protocolar definido, como Majestade, Excelência,Santidade etc., e registro informal na indicação de proximidade e
              familiaridade;
·         Relação entre as marcas de intencionalidade do texto e o lugar social do autor (homem X mulher; pai X filho, trabalhador X patrão), observando as diferenças de sentido decorrentes;
·         Compreensão da função das marcas de segmentação textual: mudança de capítulo ou parágrafo, títulos e subtítulos, para textos em prosa;colocação em estrofes e versos, para textos em versos;
·         Identificação das diferenças em textos decorrentes da época em que foram produzidos.

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos dos gêneros (classificados, memórias, biografia, carta comercial, relato pessoal, notícia), considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e
                os objetivos estabelecidos;
·         Organização das ideias globais em um esquema coerente, concebendo o texto como uma descrição e uma sequência de acontecimentos;
·          Utilização de relações, tais como: causa e consequência, fato ou opinião,definição ou exemplo, conflito e solução, comparação, oposição,progressão argumentativa etc., de acordo com o projeto textual.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Utilização de recursos coesivos estabelecidos pelos sinais de pontuação e por expressões que marcam temporalidade e causalidade, além da manutenção do tempo verbal;
·         Identificação e utilização de recursos linguísticos para a construção dos diálogos (travessão, aspas, verbos de elocução etc.);
·          Análise e compreensão de diferentes relações sintático-semânticas(gradação, disjunção, explicação ou estabelecimento de relação causal,conclusão) em diferentes gêneros textuais;
·         Compreensão e utilização dos diferentes tipos de discurso (direto,indireto, indireto livre), considerando os propósitos comunicativos;
·         Reflexão sobre a importância da linguagem na produção e na circulação das representações simbólicas e dos bens interculturais.

III BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Produção de textos dos gêneros exposição oral, palestra, entrevista,seminário, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·         Organização e exposição das ideias de maneira clara, coerente e criativa na produção de textos orais espontâneos e/ou com temas propostos;
·         Compreensão dos elementos/aspectos que constituem a fala e a sua relação com a escrita, percebendo suas similaridades e diferenças.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos

·         Reconhecimento da estrutura composicional e do conteúdo de textos publicitários e textos científicos, em função das características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·          Identificação de elementos que constituem os textos informativos e expositivos (tópico frasal, hierarquia de informação, exemplificação, analogia, comparação);
·         Análise da importância de um texto em outro na construção do sentido (intertextualidade explícita e implícita);
·          Reconhecimento quanto à forma e ao conteúdo dos textos: tabela, mapa, planta, maquete, portfólio etc. em função das características do gênero,do suporte, do autor etc.;
·          Percepção da variação linguística, compreendendo os valores sociais nela implicados e, consequentemente, o preconceito contra os falares populares em oposição às formas empregadas pelos grupos socialmente
               favorecidos.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos dos gêneros resenha, relatório, texto explicativo,sinopse, resumo, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·         Utilização de resumos com os quais se reformula um texto a fim de sintetizá-lo em seus aspectos mais relevantes, procurando manter fidelidade ao plano, ao conteúdo e ao ponto de vista de seu autor.
·         Utilização de estratégias de escrita como planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Estudo das vozes verbais;
·         Descrição e compreensão dos fenômenos linguísticos por meio de agrupamento, aplicação, comparações e análises de formas linguísticas:processos de concordância regulares morfológicos (número, tempos e pessoas verbais, classes e flexões de palavras);
·         Identificação dos efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas, parênteses,entre outras);
·         Análise de regras ortográficas;
·          Reconhecimento e construção das diferentes formas de discurso reportado.
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação efetiva em diferentes gêneros orais (debate deliberativo,debate regrado, mesa redonda, reclamação), escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vista próprios;
·         Antecipação e refutação de posições contrárias;
·         Elaboração de contra-argumentos;
·         Reconhecimento das características próprias de um texto de análise/opinião nos mais variados gêneros, como relato pessoal,entrevista, reportagem e notícia televisiva/radiofônica;
·          Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram escuta atenta, intervenção sem sair do assunto tratado, formulação de perguntas e elaboração de respostas, explicação, manifestação e acolhimento de opiniões, e adequação às colocações do interlocutor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos

·         Associação das características e estratégias de um texto ao suporte, ao gênero (ficcional ou não ficcional) ao locutor e ao interlocutor,reconhecendo índices que permitam a identificação;
·         Reconhecimento da estrutura composicional e do conteúdo de textos dos gêneros propaganda, anúncio publicitário, editorial, jingle, carta de reclamação, em função das características do gênero, do suporte, do autor, da temática etc.;
·         Correlação, em um texto, de termos, expressões ou ideias que tenham o mesmo referente;
·          Comparação entre as opiniões e os pontos de vista presentes em textos de mesma temática;
·         Avaliação da função argumentativa da escolha lexical, das formas de tratamento e das relações de co-referência: sinônimos (palavras com mesmo significado que agregam diversas categorias); hiperônimos (substantivos que agregam diversas categorias) e expressões nominais definidas (expressões usadas no lugar do nome ou do pronome que legitimam uma afirmação feita ao personagem) no texto.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos jornalísticos e publicitários, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (opinar, defender, persuadir, convencer);
·         Estabelecimento das relações entre partes de um texto a partir das concordâncias nominal e verbal;
·         Utilização de elementos reiterativos ou conectores (repetições, substituições, referenciação, associações semânticas, conjunções,advérbios etc.) a fim de orientar a articulação entre os diferentes tópicos do texto;
·          Emprego de argumentos de autoridade e de senso comum, considerando o gênero textual a ser produzido e o propósito comunicativo.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua

·         Reconhecimento e utilização das diferentes regras de concordância nominal e verbal de acordo com a variedade padrão;
·         Utilização de verbos nos tempos pretéritos do modo indicativo de acordo com o gênero textual e com os propósitos comunicativos;
·         Identificação do papel argumentativo exercido por certos conectivos (já que, se, além disso, mas, e, ou, porque, entre outros);
·         Estabelecimento da relação entre a estratégia argumentativa do autor e os operadores argumentativos e recursos coesivos utilizados por ele;
·         Análise e compreensão de diferentes relações sintático-semânticas (comparação, contraposição, exemplificação, retificação, explicitação) em diferentes gêneros textuais.

Educação de Jovens | II Segmento | IV Fase de Escolaridade
OBJETIVO: Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais quanto escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem, às situações comunicativas e aos assuntos tratados, utilizando-se de e respeitando as diferentes variedades linguísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e percebendo as intenções de quem os produz.
·         Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, para compreender e para fazer uso de informações contidas em diversos gêneros textuais.
·          Atuar como leitor efetivo e crítico dos mais diferentes textos representativos de nossa cultura.
·          Ampliar e articular competências e conhecimentos que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se deparam nas relações familiares, escolares, profissionais etc.
I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação em diferentes situações de comunicação oral que requeiram argumentação, exposição de ideias ou de pontos de vista, explicação,elogio, aviso, entre outros, utilizando-se de planejamento e adequando - se às condições de produção e recepção desses textos;
·         Participação regular em diferentes gêneros orais (seminário, conferência,júri simulado e palestra), escutando e analisando a fala do interlocutor,confrontando ideias e defendendo pontos de vistas próprios;
·         Produção de planos de trabalho, roteiros, pautas, slides, a fim de orientar a exposição oral e Adultos

2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: manifesto, documentário, editorial, artigo de opinião, carta de solicitação, nota de venda/compra, fatura;
·         Construção do significado global do texto, a partir da compreensão da função das partes que o constituem (particular ou geral, relevante ou dispensável, principal ou secundário etc.);
·         Comparação de opiniões/pontos de vista em dois ou mais textos sobre o mesmo tema;
·         Distinção entre argumentos e não argumentos e entre argumentos e contra-argumentos;
·         Análise do efeito de sentido consequente do uso de pontuação (ponto e vírgula, reticências etc.).

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos dos gêneros carta de solicitação, artigo de opinião, resenha crítica, entre outros, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (defender, persuadir, fundamentar, expor);
·         Utilização de estratégias de escrita como planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
·          Identificação de inferências ou remissões a outros textos ou a outros autores;
·         Planejamento de estratégias discursivas/textuais para envolver e persuadir o leitor.

4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua

·         Identificação e utilização, em função da orientação argumentativa, de diversos meios para exprimir certeza, probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos verbais, advérbios, orações subordinadas, locuções adverbiais);
·         Compreensão e uso adequado do paradigma verbal de acordo com os contextos de interação, bem como daqueles verbos que não seguem a regularidade (verbos irregulares);
·          Análise e emprego de elementos modalizadores, marcadores argumentativos e verbos indicativos de opinião;
·         Identificação de mecanismos de articulação frasal e seus aspectos sintáticos e semânticos (subordinação e coordenação);
·         Estudo das orações coordenadas e subordinadas substantivas, especialmente na construção de sequências argumentativas.
II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Participação regular em diferentes gêneros orais, tais como relato pessoal,entrevista de emprego, depoimento, notícia, etc., escutando e analisando a fala do interlocutor, atendendo aos propósitos comunicativos e respeitando as características dos gêneros;
·          Utilização de modalizadores, paráfrases e reformulações a fim de atender aos propósitos comunicativos e às necessidades dos interlocutores.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Distinção entre uma mesma informação divulgada por diferentes fontes (jornal, revista, rádio, televisão);
·         Depreensão de informações implícitas, ou seja, informações não-ditas,mas que podem ser identificadas por outras disponíveis no texto ou derivadas do conhecimento prévio do leitor;
·          Interpretação de elementos e informações não explicitados no texto, recorrendo a conhecimentos prévios, enciclopédicos, linguísticos, entre outros;
·          Articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais para perceber ambiguidade, ironias e expressões figuradas, opiniões e valores implícitos e explícitos, bem como as intenções do autor.

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos dos gêneros notícia, reportagem, ensaio, biografia,crônica social, entre outros, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (relatar, contar, esclarecer, descrever);
·         Transcrição e edição de depoimentos, ajustando o texto às restrições impostas pelo gênero;
·         Seleção do que vai ser dito, ativando os conhecimentos já disponíveis e pesquisando, em fontes diferentes, aqueles que serão necessários para atender às finalidades de produção e aos interlocutores;
·         Organização de um plano geral que oriente a geração de um texto (de acordo com o gênero textual), monitorando as ações, os objetivos discursivos e os possíveis interlocutores;
·          Verificação da articulação entre o que foi planejado e o que foi escrito.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Análise das diferentes funções sintáticas que as palavras podem exercer na construção dos sentidos e das intenções expressas pelos enunciados;
·         Análise de regras ortográficas;
·         Emprego dos pronomes (indefinidos e relativos) de acordo com a norma padrão;
·         Reconhecimento dos aspectos formais e semânticos (restrição e explicação) das orações subordinadas adjetivas;
·         Identificação e utilização de diferentes organizadores enumerativos;
·         Reconhecimento e utilização das diferentes regras de concordância nominal e verbal de acordo com a norma padrão.
III BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Apreciação de causos, contos e emboladas como fonte de fruição estética e entretenimento;
·         Reconhecimento dos papeis assumidos pelos participantes, ajustando o texto aos propósitos comunicativos estabelecidos e empregando a variedade linguística adequada;
·         Compreensão do sentido nas mensagens orais, identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Valorização da leitura de crônica, peça teatral e romance como fonte de fruição estética e entretenimento;
·         Estabelecimento de relações temáticas ou estilísticas entre textos dediferentes autores, de diferentes épocas ou em diferentes suportes;
·         Desmontagem do texto a fim de compreender a organização de ideias, o plano de construção de suas partes e os elementos responsáveis pela articulação dessas partes;
·         Combinação de estratégias de antecipação e inferência a partir de informações obtidas por meio de pistas, com indícios sugeridos pelo próprio texto.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos dos gêneros fábula, conto, tira, história em quadrinhos, biografia etc., considerando o tempo, o espaço, o enredo, as ações dos personagens, entre outros aspectos;
·         Produção de poemas e cordel, explorando o ritmo, a rima, a sonoridade em função das características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·         Construção de formas de representação gráfica do que se propõe escrever;Compreensão, adequação e/ou modificação das diferentes dimensões da textualidade (tema, organização sequencial, vocabulário, estruturação dos períodos, paragrafação etc.) em função da intenção discursiva.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Reflexão sobre as diferentes linguagens (visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e expressar significados;
·         Análise e apropriação do uso de recursos lexicais (jogos metafóricos e metonímicos, repetição, hiperonímia e hiponímia etc.) em função da linguagem estética e simbólica;
·         Análise e utilização de figuras de linguagem (hipérbole, eufemismo,metáforas, comparação, personificação, repetição, gradação etc.) e de recursos prosódicos (rima, aliteração, assonância, onomatopéia, dentre outros) com a finalidade de produzir sentidos em um texto;
·         Identificação e utilização, em função das orientações narrativa e descritiva, de diversos meios para exprimir certeza, probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos verbais,advérbios, pronomes indefinidos);
·         Reconhecimento das características estruturais e semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais;
·          Reconhecimento e utilização das diferentes regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e verbal), de acordo com a norma padrão.
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação regular em diferentes gêneros orais (debate, júri simulado,regra de jogo, comandos, aconselhamentos), escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vista próprios;
·         Cooperação para que haja sucesso na interação com escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de interlocutores e eventos comunicativos.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (artigo de opinião, crônica jornalística, bula de remédio, Estatuto do Idoso, Estatuto do Adolescente etc.);
·         Discernimento quanto às conclusões presentes e autorizadas pelo texto, pressupostos no contexto e que demarcam sinais para apreender conclusões;
·         Análise do uso de estratégias argumentativas para fundamentação da tese ou do ponto de vista;
·         Estabelecimento de relações comparativas entre duas operações argumentativas, considerando as diferenças de sentido decorrentes da opção por uma ou por outra;
·         Identificação de relações entre o uso de determinadas palavras e expressões, a produção de sentido do texto e a construção da textualização (repetições, substituições, nexos coesivos entre palavras, orações e parágrafos).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Seleção e produção de textos de um gênero de acordo com uma determinada situação de interação;
·         Formulação de argumentos, sustentando-os com exemplos, ou definição,ou relação causa/consequência, problema ou solução etc.; Utilização de modalizadores, paráfrases e reformulações a fim de atender aos propósitos comunicativos e às necessidades dos interlocutores.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Reflexão sobre a adequação da nomenclatura dos fenômenos gramaticais como forma produtiva de se analisar a linguagem;
·         Reconhecimento das características estruturais e semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais.
·         Identificação de mecanismos de coesão referencial (retomada, repetição,substituição lexical, elipse) e sequencial;
·         Reconhecimento e utilização das diferentes regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e verbal), de acordo com a norma padrão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo:
Parábola, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZERMAN, Charles. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. 2. ed. São
Paulo: Cortez, 2006a.
____________. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília:
MEC/Semtec, 2002.
____________. PCN Ensino Médio: orientações educacionais
complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
____________. Orientações Curriculares para o Ensino Médio.


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