SECRETARIA   DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO 
PRAÇA
29  DE DEZEMBRO Nº 57
                                                 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 
| 
   
                                                        EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM  DE ARTE 
 | 
 
| 
   
Distinguir representando Cartum e Charges através de atividades
  propostas 
 | 
 
| 
   
Reconhecer o Grafite  como
  uma manifestação artística diferenciando de pichação através de atividades  
 | 
 
| 
   
Explorar as diversas modalidades de impressão, como
  monotipo   e xilogravura através de
  atividades diversas  
 | 
 
| 
   
Estabelecer conexão entre a técnica de mosaico  e vitrais através de exercícios  
 | 
 
| 
   
Ampliar o conhecimento sobre a técnica de mosaico, compondo
  quadros com esta técnica através de 
  textos e exercícios  
 | 
 
| 
   
 Identificar os grandes
  artistas pernambucanos, sua produção  e
  a forma de Arte da qual é representante através de  textos e exercícios  
 | 
 
| 
   
Reconhecer as 
  manifestações artísticas da cultura nordestina  através de 
  textos e exercícios 
 | 
 
| 
   
Vivenciar diferentes ritmos e estruturas  melódicas dos estilos musicais presente na
  cultura popular pernambucana  através
  de  textos e exercícios 
 | 
 
| 
   
Identificar as manifestações artísticas locais que tiveram
  origem na cultura popular através de 
  textos e exercícios 
 | 
 
| 
   
Desenvolver as competências básicas de  expressão ,observação ,percepção e
  imaginação  através de  textos e exercícios 
 | 
 
| 
   
Identificar os conteúdos das diversas  formas de arte a partir da realização de
  atividades integradas de expressão 
  através de  textos e exercícios 
 | 
 
| 
   
Valorizar as Artes enquanto linguagem, para comunicação  e interação ,entre indivíduos ,como
  instrumento de compreensão do mundo através de  textos e exercícios 
 | 
 
| 
   
Perceber a partir de análise de obras de arte das diferentes
  culturas a evolução  dos processos  de produção artística através de  textos ,exercícios  orais e escritos 
 | 
 
| 
   
Compreender  que as
  manifestações artísticas atuais são o 
  resultado do processo de construção histórica das diferentes culturas
  através de  textos , exercícios orais e
  escritos  
 | 
 
| 
   
Apreciar a produção 
  artística das  distintas
  culturas que foi realizada ao longo da história de cada povo conforme suas
  condições de possibilidades  através
  de  textos e  exercícios propostos  
 | 
 
| 
   
Identificar nomes e obras de grandes pintores  através de 
  textos e exercícios diversificados  
 | 
 
| 
   
Estabelecer as relações entre texto e ilustrações Integrando o
  desenho com outros materiais  como o
  recorte e  a colagem . 
 | 
 
| 
   
Realizar exercícios para discriminar cores e tons variados
  ,experimentando as misturas das cores . 
 | 
 
| 
   
Apresentar de maneira variada as diferentes formas de
  representar o espaço através de exercícios orais e escritos 
 | 
 
| 
   
Modelar em barro, experimentando várias formas de composição
  utilizando material concreto. 
 | 
 
| 
   
Utilizar a música aquarela para o desenvolvimento da percepção
  de espaço fazendo interpretação e 
  ilustração  
 | 
 
| 
   
Discriminar as cores
  desenhando livremente  
 | 
 
| 
   
Estabelecer  diferença
  entre formas geométricas e formas livres através de atividades propostas  
 | 
 
| 
   
Reconhecer  Arte,enquanto
  linguagem de comunicação e interação   
 | 
 
| 
   
Recortar e colar imagens que ampliem o conhecimento de
  diferentes linguagens artísticas  
 | 
 
| 
   
Compreender a linguagem artística como conhecimento humano,
  conhecimento esse construído ao longo da história  da humanidade através de textos e
  atividades diversificadas . 
 | 
 
| 
   
Definir Arte, enquanto forma de interagir com o outro
  expressando idéias e sentimentos a partir de linguagens artísticas   
 | 
 
| 
   
Identificar diferentes formas de expressões artísticas 
 | 
 
| 
   
Desenhar, completando ideias a partir de imagens problemas para
  resolver. 
 | 
 
| 
   
Relacionar a partir de uma idéia várias formas de expressões
  artísticas  
 | 
 
| 
   
Elaboração  : 
  Valdinere  Alves dos Santos 
Coordenadora da Modalidade EJA 
 | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário