Conteúdos
para EJA  IV Etapa
Ciências - Planejamento Escolar - 4ª
Etapa - EJA 
Bimestre: 1º
·       
Níveis de Organização do Corpo Humano
·       
As células, tecidos, órgãos e
sistemas
·       
(Tipos e conceitos)
·       
Sistema digestório  
·       
Sistema circulatório
·       
Sistema urinário
Bimestre: 2º
·       
A Reprodução Humana
·       
O sistema genital masculino
·       
O sistema genital feminino
·       
Ovulação, fecundação, menstruação
·       
A gravidez
·       
Métodos contraceptivos 
·       
O aborto
Bimestre: 3º
·       
Unidade química (noções)
·       
Conceito de matéria
·       
Propriedades gerais de matéria
·       
Noções de atomística
·       
Substâncias simples e compostas
·       
Classificação periódica dos elementos
·       
Misturas e combinações
Bimestre: 4º
·       
Cinemática
·       
Dinâmica
·       
Termologia
                   HISTÓRIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA
Bimestre: 1º
Bimestre: 1º
·        
Exploração comercial Européia na
América Latina
·        
O processo de colonização no Brasil
·        
A administração colonial 
·        
Economia canavieira
·        
Sociedade colonial
Bimestre: 2º
·        
A crise do sistema colonial Português
·        
O processo de independência no Brasil
·        
As rebeliões indígenas, negras e
anticolonialista
·        
O primeiro reinado
·        
As regências
·        
A sociedade imperial brasileira
Bimestre: 3º
·        
A transição do Império para a
República
·        
A república brasileira
·        
Os novos donos do poder
·        
No tempo dos cafeicultores
·        
As rebeliões sociais de caráter
messiânico e urbano
·        
A revolução de trinta e a Era Vargas
·        
A república brasileira e o Golpe de
64
·        
O Regime Militar
·        
A nova república
Bimestre: 4º
·        
O Mundo Contemporâneo
·        
Revolução francesa 
·        
Revolução industrial
·        
Conjuntura Européia no início do
século XX
·        
1ª Guerra Mundial 
·        
Revolução Russa
·        
Os regimes totalitários 
·        
Facismos  e nazismos 
·        
A crise de 29
·        
Guerra Fria 
·        
Globalização
 GEOGRAFIA-
Planejamento Escolar - 4ª Etapa – EJA
Bimestre: 1º
§  Paisagem, lugar, espaço e território
§  Sistemas socioeconômicos
§  Feudalismo e Capitalismo
§  Guerra Fria e a origem do 1º,2º e 3º mundo
§  Oposição Norte e Sul
§  Nova Ordem Mundial
§  O surgimento do processo de globalização
Bimestre: 2º
§  América do Norte  
§  América do Sul
§  América Central 
§  América Andina
§  América Platina
Bimestre: 3º
§  A Europa e todos os seus aspectos (naturais,
sociais econômicos e etc.)
§  Região da Europa /População e economia
Bimestre: 4º
·       
Continente Africano e seus aspectos naturais,
culturais e econômicos
·       
Continente Asiático e seus aspectos naturais,
culturais e econômicos
·       
Continente gelados (Antártida e o
Ártico e seus aspectos socioculturais)
ARTE   PLANEJAMENTO ESCOLAR - 4ª ETAPA - EJA
Bimestre: 1º
·       
História da arte Arte moderna: expressionismo,
naturalismo, cubismo
·       
Desenhos: técnicas de pintura, ampliação
e redução de desenhos
·       
A importância da Arte como matéria do
cotidiano
Bimestre: 2º
·       
Arquitetura urbana
·       
Estrutura da cidade
·       
Desenvolvimento da arte no Brasil
·       
Modernismo
·       
Diversidade cultural
·       
Marketing
·       
Logo marca
·       
Logotipo
·       
Slogan
·       
Festas juninas
Bimestre: 3º
·       
Personalidades de pinturas e obras
·       
Personalidades da arquitetura e obras
·       
principais autores e obras Literária
·       
Mural ilustrado
·       
Entrevista
·       
Mural informativo
Bimestre: 4º
·       
Patrimônio cultural
·       
Acervos públicos
·       
Diferentes padrões artísticos
·       
A arte paraense
·       
Ritmos 
·       
Dramatizações
OBJETIVOS GERAIS
No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental,
espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações
comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita,
ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que,
progressivamente, possibilite o aluno:
• Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
• considerar as diferente condições de produção do discurso;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
• Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
• Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação
• Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
• considerar as diferente condições de produção do discurso;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
• Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
• Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Através das atividades sobre o tema Cidadania pretende-se despertar a consciência social e política, dos direitos pré-estabelecidos quando os mesmo não são respeitados, assim promover a dignidade das pessoas e a sua inclusão na sociedade numa relação de igualdade e liberdade entre as pessoas. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• No que se refere ao tema Sexualidade enquanto tema transversal pretende-se despertar a consciência sobre como prevenir as DST”s,transmitir valores, atitudes e comportamento, esclarecer limites, enfim uma visão consciente da sexualidade, sem preconceitos e .
• Considerando que a Tecnologia desempenha um papel importante na vida, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos de forma mais simples, tende- se a orientá-lo cada vez mais nesse sentido, o principal objetivo está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
METODOLOGIA
• Realização de atividades orais e escritas
• Incentivo ao debate
• Atividades de pesquisas
• Exercício dos conteúdos e resoluções
• Socialização de exercícios através de troca de atividades
• Exposição de trabalhos
• Promover a discussão sobre um tema proposto
• Sugestões de leituras
RECURSOS DIDÁTICOS
• Uso do quadro / Textos/ Jornais
• Revistas /Dicionário
• Vídeo /Internet /Livro didático
AVALIAÇÃO
·        
Frequência/ Participação/  Interesse
·        
Testes/Simulado /Redação/LeituraDebates
·        
  
Atividade de Pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário