Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Conteúdos para EJA IV Etapa

Conteúdos para EJA  IV Etapa

Ciências - Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA 

Bimestre: 1º

·        Níveis de Organização do Corpo Humano
·        As células, tecidos, órgãos e sistemas
·        (Tipos e conceitos)
·        Sistema digestório 
·        Sistema circulatório
·        Sistema urinário

Bimestre: 2º

·        A Reprodução Humana
·        O sistema genital masculino
·        O sistema genital feminino
·        Ovulação, fecundação, menstruação
·        A gravidez
·        Métodos contraceptivos
·        O aborto

Bimestre: 3º

·        Unidade química (noções)
·        Conceito de matéria
·        Propriedades gerais de matéria
·        Noções de atomística
·        Substâncias simples e compostas
·        Classificação periódica dos elementos
·        Misturas e combinações

Bimestre: 4º

·        Cinemática
·        Dinâmica
·        Termologia










                   HISTÓRIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA

Bimestre: 1º

·         Exploração comercial Européia na América Latina
·         O processo de colonização no Brasil
·         A administração colonial 
·         Economia canavieira
·         Sociedade colonial

Bimestre: 2º

·         A crise do sistema colonial Português
·         O processo de independência no Brasil
·         As rebeliões indígenas, negras e anticolonialista
·         O primeiro reinado
·         As regências
·         A sociedade imperial brasileira


Bimestre: 3º

·         A transição do Império para a República
·         A república brasileira
·         Os novos donos do poder
·         No tempo dos cafeicultores
·         As rebeliões sociais de caráter messiânico e urbano
·         A revolução de trinta e a Era Vargas
·         A república brasileira e o Golpe de 64
·         O Regime Militar
·         A nova república

Bimestre: 4º

·         O Mundo Contemporâneo
·         Revolução francesa
·         Revolução industrial
·         Conjuntura Européia no início do século XX
·         1ª Guerra Mundial
·         Revolução Russa
·         Os regimes totalitários 
·         Facismos  e nazismos
·         A crise de 29
·         Guerra Fria
·         Globalização

 GEOGRAFIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa – EJA


Bimestre: 1º


§  Paisagem, lugar, espaço e território
§  Sistemas socioeconômicos
§  Feudalismo e Capitalismo
§  Guerra Fria e a origem do 1º,2º e 3º mundo
§  Oposição Norte e Sul
§  Nova Ordem Mundial
§  O surgimento do processo de globalização



Bimestre: 2º

§  América do Norte 
§  América do Sul
§  América Central
§  América Andina
§  América Platina



Bimestre: 3º

§  A Europa e todos os seus aspectos (naturais, sociais econômicos e etc.)
§  Região da Europa /População e economia


Bimestre: 4º

·        Continente Africano e seus aspectos naturais, culturais e econômicos
·        Continente Asiático e seus aspectos naturais, culturais e econômicos
·        Continente gelados (Antártida e o Ártico e seus aspectos socioculturais)



ARTE   PLANEJAMENTO ESCOLAR - 4ª ETAPA - EJA

Bimestre: 1º

·        História da arte Arte moderna: expressionismo, naturalismo, cubismo
·        Desenhos: técnicas de pintura, ampliação e redução de desenhos
·        A importância da Arte como matéria do cotidiano

Bimestre: 2º

·        Arquitetura urbana
·        Estrutura da cidade
·        Desenvolvimento da arte no Brasil
·        Modernismo
·        Diversidade cultural
·        Marketing
·        Logo marca
·        Logotipo
·        Slogan
·        Festas juninas

Bimestre: 3º

·        Personalidades de pinturas e obras
·        Personalidades da arquitetura e obras
·        principais autores e obras Literária
·        Mural ilustrado
·        Entrevista
·        Mural informativo


Bimestre: 4º

·        Patrimônio cultural
·        Acervos públicos
·        Diferentes padrões artísticos
·        A arte paraense
·        Ritmos 
·        Dramatizações


OBJETIVOS GERAIS
No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite o aluno:
•    Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
•    considerar as diferente condições de produção do discurso;
•    Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
•    Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
•    Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
•    Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
•    Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
•    Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•    Através das atividades sobre o tema Cidadania pretende-se despertar a consciência social e política, dos direitos pré-estabelecidos quando os mesmo não são respeitados, assim promover a dignidade das pessoas e a sua inclusão na sociedade numa relação de igualdade e liberdade entre as pessoas. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
•    No que se refere ao tema Sexualidade enquanto tema transversal pretende-se despertar a consciência sobre como prevenir as DST”s,transmitir valores, atitudes e comportamento, esclarecer limites, enfim uma visão consciente da sexualidade, sem preconceitos e .
•    Considerando que a Tecnologia desempenha um papel importante na vida, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos de forma mais simples, tende- se a orientá-lo cada vez mais nesse sentido, o principal objetivo está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

METODOLOGIA
•    Realização de atividades orais e escritas
•    Incentivo ao debate
•    Atividades de pesquisas
•    Exercício dos conteúdos e resoluções
•    Socialização de exercícios através de troca de atividades
•    Exposição de trabalhos
•    Promover a discussão sobre um tema proposto
•    Sugestões de leituras

RECURSOS DIDÁTICOS

•    Uso do quadro / Textos/  Jornais
•    Revistas /Dicionário
•    Vídeo /Internet /Livro didático

AVALIAÇÃO
·         Frequência/ Participação/  Interesse
·         Testes/Simulado /Redação/LeituraDebates
·          

Atividade de Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário