Viajando No Mundo dos Contos de Fada

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quarta-feira, 3 de maio de 2017

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS


Educação de Jovens  IV Fase de Escolaridade

OBJETIVO: Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais quanto escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem, às situações comunicativas e aos assuntos tratados, utilizando-se de e respeitando as diferentes variedades linguísticas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e percebendo as intenções de quem os produz.
·         Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, para compreender e para fazer uso de informações contidas em diversos gêneros textuais.
·          Atuar como leitor efetivo e crítico dos mais diferentes textos representativos de nossa cultura.
·          Ampliar e articular competências e conhecimentos que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se deparam nas relações familiares, escolares, profissionais etc.

I BIMESTRE

1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação em diferentes situações de comunicação oral que requeiram argumentação, exposição de ideias ou de pontos de vista, explicação,elogio, aviso, entre outros, utilizando-se de planejamento e adequando - se às condições de produção e recepção desses textos;
·         Participação regular em diferentes gêneros orais (seminário, conferência,júri simulado e palestra), escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vistas próprios;
·         Produção de planos de trabalho, roteiros, pautas, slides, a fim de orientar a exposição oral e Adultos

2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos

·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: manifesto, documentário, editorial, artigo de opinião, carta de solicitação, nota de venda/compra, fatura;
·         Construção do significado global do texto, a partir da compreensão da função das partes que o constituem (particular ou geral, relevante ou dispensável, principal ou secundário etc.);
·         Comparação de opiniões/pontos de vista em dois ou mais textos sobre o mesmo tema;
·         Distinção entre argumentos e não argumentos e entre argumentos e contra-argumentos;
·         Análise do efeito de sentido consequente do uso de pontuação (ponto e vírgula, reticências etc.).

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Produção de textos dos gêneros carta de solicitação, artigo de opinião, resenha crítica, entre outros, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (defender, persuadir, fundamentar, expor);
·         Utilização de estratégias de escrita como planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
·          Identificação de inferências ou remissões a outros textos ou a outros autores;
·         Planejamento de estratégias discursivas/textuais para envolver e persuadir o leitor.

4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua

·         Identificação e utilização, em função da orientação argumentativa, de diversos meios para exprimir certeza, probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos verbais, advérbios, orações subordinadas, locuções adverbiais);
·         Compreensão e uso adequado do paradigma verbal de acordo com os contextos de interação, bem como daqueles verbos que não seguem a regularidade (verbos irregulares);
·          Análise e emprego de elementos modalizadores, marcadores argumentativos e verbos indicativos de opinião;
·         Identificação de mecanismos de articulação frasal e seus aspectos sintáticos e semânticos (subordinação e coordenação);
·         Estudo das orações coordenadas e subordinadas substantivas, especialmente na construção de sequências argumentativas.


II BIMESTRE

1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação regular em diferentes gêneros orais, tais como relato pessoal,entrevista de emprego, depoimento, notícia, etc., escutando e analisando a fala do interlocutor, atendendo aos propósitos comunicativos e respeitando as características dos gêneros;
·          Utilização de modalizadores, paráfrases e reformulações a fim de atender aos propósitos comunicativos e às necessidades dos interlocutores.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Distinção entre uma mesma informação divulgada por diferentes fontes (jornal, revista, rádio, televisão);
·         Depreensão de informações implícitas, ou seja, informações não-ditas,mas que podem ser identificadas por outras disponíveis no texto ou derivadas do conhecimento prévio do leitor;
·          Interpretação de elementos e informações não explicitados no texto, recorrendo a conhecimentos prévios, enciclopédicos, linguísticos, entre outros;
·          Articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais para perceber ambiguidade, ironias e expressões figuradas, opiniões e valores implícitos e explícitos, bem como as intenções do autor.

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos dos gêneros notícia, reportagem, ensaio, biografia,crônica social, entre outros, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (relatar, contar, esclarecer, descrever);
·         Transcrição e edição de depoimentos, ajustando o texto às restrições impostas pelo gênero;
·         Seleção do que vai ser dito, ativando os conhecimentos já disponíveis e pesquisando, em fontes diferentes, aqueles que serão necessários para atender às finalidades de produção e aos interlocutores;
·         Organização de um plano geral que oriente a geração de um texto (de acordo com o gênero textual), monitorando as ações, os objetivos discursivos e os possíveis interlocutores;
·          Verificação da articulação entre o que foi planejado e o que foi escrito.

4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua

·         Análise das diferentes funções sintáticas que as palavras podem exercer na construção dos sentidos e das intenções expressas pelos enunciados;
·         Análise de regras ortográficas;
·         Emprego dos pronomes (indefinidos e relativos) de acordo com a norma padrão;
·         Reconhecimento dos aspectos formais e semânticos (restrição e explicação) das orações subordinadas adjetivas;
·         Identificação e utilização de diferentes organizadores enumerativos;
·         Reconhecimento e utilização das diferentes regras de concordância nominal e verbal de acordo com a norma padrão.
III BIMESTRE

1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·         Apreciação de causos, contos e emboladas como fonte de fruição estética e entretenimento;
·         Reconhecimento dos papeis assumidos pelos participantes, ajustando o texto aos propósitos comunicativos estabelecidos e empregando a variedade linguística adequada;
·         Compreensão do sentido nas mensagens orais, identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Valorização da leitura de crônica, peça teatral e romance como fonte de fruição estética e entretenimento;
·         Estabelecimento de relações temáticas ou estilísticas entre textos dediferentes autores, de diferentes épocas ou em diferentes suportes;
·         Desmontagem do texto a fim de compreender a organização de ideias, o plano de construção de suas partes e os elementos responsáveis pela articulação dessas partes;
·         Combinação de estratégias de antecipação e inferência a partir de informações obtidas por meio de pistas, com indícios sugeridos pelo próprio texto.

3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos

·         Produção de textos dos gêneros fábula, conto, tira, história em quadrinhos, biografia etc., considerando o tempo, o espaço, o enredo, as ações dos personagens, entre outros aspectos;
·         Produção de poemas e cordel, explorando o ritmo, a rima, a sonoridade em função das características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·         Construção de formas de representação gráfica do que se propõe escrever;Compreensão, adequação e/ou modificação das diferentes dimensões da textualidade (tema, organização sequencial, vocabulário, estruturação dos períodos, paragrafação etc.) em função da intenção discursiva.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Reflexão sobre as diferentes linguagens (visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e expressar significados;
·         Análise e apropriação do uso de recursos lexicais (jogos metafóricos e metonímicos, repetição, hiperonímia e hiponímia etc.) em função da linguagem estética e simbólica;
·         Análise e utilização de figuras de linguagem (hipérbole, eufemismo,metáforas, comparação, personificação, repetição, gradação etc.) e de recursos prosódicos (rima, aliteração, assonância, onomatopéia, dentre outros) com a finalidade de produzir sentidos em um texto;
·         Identificação e utilização, em função das orientações narrativa e descritiva, de diversos meios para exprimir certeza, probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos verbais,advérbios, pronomes indefinidos);
·         Reconhecimento das características estruturais e semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais;
·          Reconhecimento e utilização das diferentes regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e verbal), de acordo com a norma padrão.
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais

·         Participação regular em diferentes gêneros orais (debate, júri simulado,regra de jogo, comandos, aconselhamentos), escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vista próprios;
·         Cooperação para que haja sucesso na interação com escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de interlocutores e eventos comunicativos.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·         Leitura e compreensão das características próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (artigo de opinião, crônica jornalística, bula de remédio, Estatuto do Idoso, Estatuto do Adolescente etc.);
·         Discernimento quanto às conclusões presentes e autorizadas pelo texto, pressupostos no contexto e que demarcam sinais para apreender conclusões;
·         Análise do uso de estratégias argumentativas para fundamentação da tese ou do ponto de vista;
·         Estabelecimento de relações comparativas entre duas operações argumentativas, considerando as diferenças de sentido decorrentes da opção por uma ou por outra;
·         Identificação de relações entre o uso de determinadas palavras e expressões, a produção de sentido do texto e a construção da textualização (repetições, substituições, nexos coesivos entre palavras, orações e parágrafos).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·         Seleção e produção de textos de um gênero de acordo com uma determinada situação de interação;
·         Formulação de argumentos, sustentando-os com exemplos, ou definição,ou relação causa/consequência, problema ou solução etc.; Utilização de modalizadores, paráfrases e reformulações a fim de atender aos propósitos comunicativos e às necessidades dos interlocutores.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·         Reflexão sobre a adequação da nomenclatura dos fenômenos gramaticais como forma produtiva de se analisar a linguagem;
·         Reconhecimento das características estruturais e semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais.
·         Identificação de mecanismos de coesão referencial (retomada, repetição,substituição lexical, elipse) e sequencial;
·         Reconhecimento e utilização das diferentes regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e verbal), de acordo com a norma padrão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília:MEC/Semtec, 2002.

____________. PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

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