Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada

terça-feira, 30 de maio de 2017

O que fazer com o lixo ?


Coordenadora
Valdinere Alves dos Santos

INTRODUÇÃO :
Fazemos parte de uma sociedade globalizada, cujos interesses giram em torno do consumo desenfreado de produtos. Somos induzidos de todas as formas possíveis ao desejo de querer e ter e incentivados a comprar e consumir coisas que são completamente supérfluas em nosso dia-a-dia. Dessa forma, a produção aumenta e, consequentemente, o uso irregular de matérias-primas e de fontes de energia. Quaisquer alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, essa atenção deve envolver tanto a teoria quanto a prática consciente. O papel da escola nisso tudo consiste em reformar seu método de educação ambiental, trabalhando de forma conjunta e interdisciplinar, afinal, ela não aborda só questões ambientais, mas também aspectos relacionados à cidadania, direitos e deveres, que são primordiais para a formação cidadã.       

OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS

Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo; Organizar as carteiras na sala; Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a família e comunidade.

Objetivo geral: Levar a comunidade escolar à repensar suas atitudes, em relação ao meio ambiente.
Objetivos específicos:
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente; Zelar pelo ambiente escolar;
Promover ações concretas de atitudes positivas em relação ao meio ambiente; Sensibilizar a comunidade
Identificar os problemas cotidianos decorrentes do impacto ocasionado pela ação do homem no meio ambiente.
Desenvolver um olhar crítico com relação aos resíduos criados pelo próprio homem.
Reconhecer as causas do desequilíbrio ambiental, debatendo coletivamente possíveis soluções.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Por que reciclar? O que é lixo? De onde vem, para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?
Colocando em prática
·         Uso de sobras em culinária.
·         Redução do uso de papel na escola.
·         Oficinas de artesanato.
·         Oficinas de reciclagem.
·         Criação de atividades lúdicas de educação e conscientização.
·         Criação de campanhas internas e externas de divulgação e conscientização.
·         Integração entre equipes.

Coleta seletiva

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em  comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.
Minimizar a geração de lixo
Separar os materiais em casa, escola, trabalho.
Coletar separadamente recicláveis e não recicláveis.
Destinação de local para armazenagem.
Compradores e destinação final do material coletado.
Periodicidade da coleta.
Implantação de coleta seletiva na escola.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA:

·         Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
·         Reduz a extração dos recursos naturais.
·         Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo.
·         Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
·         Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
·         Diminui o desperdício.
·         Melhora a limpeza e higiene da cidade. Previne enchentes.
·         Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
·         Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
·         Reduz a extração dos recursos naturais.
Gincana Ambiental

·         Com uma mistura de tarefas sobre conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre outros, as equipes responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos textos estudados em Sala de Aula.
·         Organizar as tarefas para a gincana
·         Elaborar perguntas de conhecimento sobre questões ambientais..
·         Assuntos : Lixo eletrônico; Reciclagem; Materiais plásticos;  Poluição etc

Os alunos serão divididos em grupos, e cada um dos grupos ficará responsável por escolher um tipo de resíduo ali exposto. A partir dos conhecimentos dos alunos o professor irá expor informações pertinentes ao assunto, como por exemplo:
·         Quanto lixo produzimos?
·         O destino do lixo e suas implicações.
·         O tempo de decomposição e o seu impacto no meio ambiente.
·         Materiais que são e que não são recicláveis.
·         Definição de Reciclagem e Reaproveitamento

Trabalhando de Forma interdisciplinar

Conteúdos a Serem Trabalhados

Artes  :
·         Música, dança e teatro com materiais reciclados). 
·         Reaproveitamento do lixo com a confecção de jogos e brinquedos com recipientes e embalagens de sucata
·         Confeccionar um painel com embalagens e sucatas que causam danos à natureza.

Português: 

·         Interpretação oral, escrita e através de desenhos e textos. 
·         Músicas ,poesias , parlendas, , vídeos;
·         Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem.
·         Estudo de palavras-chave. 
·         Gramática e ortografia inserida nos textos
·         Trabalhar utilizando embalagens de alimentos trazidos pelos alunos e que deveriam estar no lixo, aplicando a gramática trabalhada
·         Exercitar a oralidade com os alunos contando individualmente uma história sobre o lixo ou uma determinada embalagem ou ainda sobre o meio ambiente;
·         Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras
·         Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
·         Acróstico (NATUREZA) –Frases da natureza; ABC da natureza

Matemática:

·         Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais). 
·         Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)). 
·         Classificação dos materiais recicláveis. 
·         Quantos e quais dias da semana acontecem à coleta de lixo que os alunos trazem de casa ate a escola.

História e Geografia 
·         A coleta de lixo na nossa cidade ; Onde os lixos são despejados. 
·          A campanha da reciclagem - como foi elaborada se realmente acontece na nossa cidade. 
·          O que se ganha com a reciclagem. De onde vieram às doenças, em especial a Dengue que vem se alastrando. 
·         Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o aumento e o acúmulo de lixo existente;
·         Confeccionar cartazes com fotos e recortes que mostrem como eram as cidades antes e como estão hoje, montando uma linha de tempo desta evolução; 
·         Montar uma maquete da escola com materiais de sucata (reaproveitamento do lixo).
Analisar a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
·         Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva.
·         Observar o mapa do município e marcar os locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para as autoridades e solicitar providencias necessárias.

     Ciências 

·         Os perigos dos lixos acumulados. Campanha da higiene do meio escolar. 
·         Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia).                 
·         A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo.
·         Pesquisar o tempo que as embalagens demoram para se decompor no solo e o prejuízo que podem causar aos seres humanos e à natureza;
·          Aprender maneiras de acondicionar corretamente o lixo de suas residências e na escola;
·         Saber separar os lixos orgânicos e lixos secos, numa coleta seletiva, na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.
·          Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza e realizar um comentário conclusivo.
·         Como devemos cuidar do meio ambiente ? O que destrói o meio ambiente ? O que é desmatamento? O que é poluição ? Cartaz (O que vai para o lixo – como sucata, rótulos e etc.);
·         Materiais reciclados (confecção de brinquedos com sucata);Separação do lixo;

Ética e cidadania 
·         Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo". 
·         Como a escola e a família têm cuidado deste assunto.
·         Meio ambiente - Preservação da higiene na escola e no meio social em geral. 

Reciclagem: É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados.  Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas. Implantação da prática dos 3 Rs. Chamamos de 3 Rs : Primeiro  Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.






REFERÊNCIAS   :
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais Curriculares Nacionais.
Brasília,1997PERRENOUD,P.As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmed.2002.



VAMOS FALAR HOJE DE RECICLAGEM
Vamos falar hoje de reciclagem! Nunca ouviu falar nesta palavra? Mas agora você vai saber tudo sobre reciclagem.Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tem origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem biológica é considerado material inorgânico.
Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados para serem reaproveitados.
O lixo da nossa cozinha, por exemplo, pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações. Olha que legal! Utilizamos alimentos para fazer mais alimentos! Este é o espírito da reciclagem: transformar, processar o lixo, para ser utilizados novamente.
Os materiais inorgânicos como: garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente:
    Papel :  Azul     Metal : Amarelo    Vidro : Verde  Plástico : Vermelho  Cinza  : Não Reciclável
Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva.
Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem. Veja na tabela abaixo quanto tempo demora a decomposição do vidro!
Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido

1- 1-       Marque X nos possíveis destinos dados ao lixo produzido em nossas casas:

(     ) Aterro sanitário  (     ) Levados para incineradores onde são queimados.
(     ) Jogar nos rios.(     ) Jogar em qualquer terreno baldio.
(     ) Usinas de reciclagem.

2-   São exemplos de materiais orgânicos ________________________________

3-   Marque x na alternativa que só possui materiais inorgânicos:

a)   Latinhas de refrigerante, garrafas pet e cascas de frutas.
b)   Folhas de verduras, restos de madeira e vidro.
c)   Latas de refrigerantes, garrafas pet, vidro.

4-    As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas podem ser transformados em que?
______________________________________________________________

5-   Na reciclagem o lixo é separado em latas de diferentes cores. Relaciona o material a sua lata correspondente:

a)   Metal         b)   Papel             c)   Vidro        d)   Plástico

(     ) azul     (     ) verde     (     ) amarelo    (    ) vermelho

6-   Qual o nome dado ao processo de se recolher o lixo separado e leva-lo para reciclagem?

7-   Marque V para Verdadeiro e F pra Falso
(     ) O lixo hospitalar pode ser jogado em qualquer lugar.
(     ) Quando vamos comprar algum produto devemos dar preferencia a produtos recicláveis.
(     ) O vidro e os pneus se decompõe facilmente na natureza.

8-   Leia o trecho abaixo e responda:

Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem.

a)   Por que é importante a reciclagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

b)   Por que o lixo é um problema mundial?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-   Em nossa cidade para onde o lixo de nossas casas é levado?
________________________________________________________________

10-  O que você faz ou poderia fazer para ajudar na reciclagem do lixo que produzimos?

___________________________________________________________________________________________________________________________
11-  Qual o nome dado ao processo de se colocar restos de cascas de frutas ou verduras em uma caixa com terra para transformar em adubo:

a)   Combustão
b)   Compostagem
c)   Postagem
d)   Reciclagem

Avaliação: lixo e recursos naturais

1. Em sala de aula você conheceu várias formas de dar destino ao lixo:
 lixão, aterro sanitário, incineração e compostagem. Identifique quais delas possuem as características  abaixo ( pode haver mais de uma característica para cada forma).
a) Em altas temperaturas, destrói micróbios que causam doenças _________.
b) Transforma lixo em adubo __________.
c)  O lixo é descarregado diretamente no solo, sem proteção ______________.
d)  São necessários filtros para evitar a poluição do ar ____________.
e) O lixo é compactado e coberto por camadas de terra ___________.

2. Quais são os riscos que os lixões trazem à nossa saúde?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

3. Quais as vantagens  dos aterros  sanitários sobre os lixões?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

4. Como se chama o caldo negro e com mau cheiro produzido pela decomposição do lixo?
_________________________________________________________________

5. Cite uma vantagem e uma desvantagem da incineração do lixo.
Vantagem: ________________________________________________________
_________________________________________________________________
Desvantagem:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

6. Que medidas você mesmo pode tomar para reduzir o volume do lixo que produz?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

7. Marque e copie as afirmativas verdadeiras:

a)  O lixão é a solução mais eficiente para o problema do lixo.
b) O lixão facilita a transmissão de doenças à população.
c) O lixão pode provocar poluição nos lençóis subterrâneos.
d) A decomposição do lixo pode produzir combustíveis.
e) Quanto mais se gasta papel, mais árvores são derrubadas.
f) A reciclagem diminui o volume de lixo nos aterros.
g) Todos os plásticos, papéis e vidros podem ser reciclados.
h) O aterro sanitário diminui contato das pessoas com o lixo.


8. O que são recursos naturais? Dê exemplos.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Você conheceu algumas formas de energia: hidrelétrica, solar, eólica, de biomassa, nuclear e geotérmica. Identifique entre elas as que possuem as características abaixo:
a) energia dos ventos __________________________________.
b) São exemplos dessa fonte  o álcool e o biodiesel _________________________;
c) Originada de elementos radioativos __________________________.
d) Captada por placas metálicas; não está disponível o tempo todo _________________.
e) Gerada por queda d"água ____________________________________.
f) Gerada pelo calor da Terra ____________________________________.

09) Diferencie minério de mineral.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário