PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO (4º SÉRIE)!!!
PORTUGUÊS
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
Apreciar textos literários;
Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Texto instrucional
Texto jornalístico
Texto científico
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Leitura silenciosa, oral, em grupos.
Ficha de leitura: oral e escrita.
Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.
Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
MATEMÁTICA
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
Origem dos números;
Numeração egípcia;
Numeração romana;
Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
Números pares e ímpares;
Ordem crescente e decrescente;
Antecessor e sucessor;
Valor posicional;
Idéia de número e numeral;
Leitura e escrita de numerais;
Composição e decomposição de números;
Números ordinais;
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
Prova real;
Expressões numéricas;
Sentenças matemáticas;
Situações problema envolvendo as 4 operações;
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
Múltiplos e divisores;
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
Formas de uso do dinheiro;
Números irracionais;
Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Porcentagem;
Sistema de medidas:
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
GEOGRAFIA
Objetivo Geral
Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdo
O espaço urbano e o espaço rural;
Os transportes e as comunicações;
A dinâmica da natureza;
A população e as regiões do Brasil.
Mapas
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
HISTÓRIA
Objetivo Geral
Reconhecer relações sociais
Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais
Conteúdo
A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
Descobrimento;
Colonização;
Mineração;
Trabalho escravo;
Café;
Independência
República;
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação
CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Geral
Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
Universo e Sistema Solar;
Planeta Terra;
Solo, ar e água;
Meio ambiente e preservação ambiental;
Poluição;
Corpo humano e seus sistemas.
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário