Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conselho de Classe!"

Estou aqui hoje para falar de um Momento muito importante da Prática Escolar: o tão esperado "Conselho de Classe!"
Alguns Professores e pasmem!Com a Permissividade de seus Coordenadores(as) ! Transformam este "Dia tão peculiar,em um verdadeiro Espetáculo de "Vingança!" Ou seja,o Dia do Conselho de Classe ao meu modo de ver,deveria passar a chamar-se : "Dia do Haloween!" Pois exatamente neste Dia,PROFESSORES,GESTORES E MUITOS COORDENADORES(AS),tiram das NAFTALINAS suas Roupas mais Sinistras ,Sombrias e Assustadoras! Ou Melhor,vestem suas Personalidades de BRUXOS E BRUXAS! É chegado o Dia da Inquisição!O espetáculo inicia-se e os Alunos começam a ser "JULGADOS"!Deste Horrendo Júri poucos escapam ilesos! Absolvição neste momento é algo Surreal! A palavra final sempre fica com o IMPIEDOSO Júri que sem Misericórdia e nenhuma Compaixão quase sempre, lança ao "Mundo doloroso das chamas" os Réus,que neste caso, são representados por alguns "Infortunados alunos!" O VEREDITO quase nunca é diferente! " Culpado!Culpado! Culpado!" Eu particularmente falando, sempre tive a preocupação e cuidados de Alertar o meu grupo de Professores para a real significação deste momento tão Primordial para o Avanço das Relações Escolares, e para o sucesso da Aprendizagem dos Alunos! Sempre levo para a Minha Equipe o seguinte questionamento:__ Como podemos ser Agentes de Transformação e Modelos de Conduta ,se nós mesmos(as) iniciamos o Processo de "Rotulação" dos nossos Alunos? Sim! É ISSO MESMO!
Esta é a Palavra Correta a ser utilizada !! "Rotulação!" É o que fazemos com as coisas sem Vida Própria,com as mercadorias e com tudo mais sem Valor algum! Procuro relembrar aos Meus Professores sempre,que o intuito desta importante "FERRAMENTA" que é o Conselho de Classe,não é a "Troca de Figurinhas" preconceituosas entre Professores e o Grupo Escolar! É inadmíssivel que este momento seja utilizado para "Vinganças e Perseguições" contra alguns Alunos! Nesta oportunidade devemos buscar Soluções,revermos as Nossas Práticas e Posturas também! Sempre oriento os MEUS PROFESSORES a realizarem também as suas Auto-Avaliações,para que analisem até que ponto as suas Práticas Didáticas Cotidianas não foram, ou estão sendo as responsáveis pelos INSUCESSOS OU SUCESSOS dos seus Alunos !Chega de não enxergarmos a Nossa Culpa nunca! Vamos nos analisar também! Será que como Coordenadores(as)Pedagógicos estamos orientando bem o nosso grupo? Será que como Professor(a) estou sendo criativo(a) em Sala de Aula?Será que meus alunos gostam das minhas Aulas, ou sou uma chata(o) que fala sem parar e nunca trago novidades? Pensemos assim,a partir de hoje! Se mudarmos o nosso Olhar em Relação ao Conselho de Classe,muitos Avanços tenho certeza,que Conquistaremos! Vamos relembrar algumas Funções Primordiais do Conselho de Classe? Organizei aqui apenas um Breve Resumo;haja vista,existem muitas outras aplicabilidades importantes,tais como:

Compartilharmos informações procedentes acerca da Classe e alunos em especial.Através destas informações sistematizadas,tomaremos decisões realmente acertadas sobre alguns alunos em questão.Favorecer a integração entre Professores,Análise do Currículo e sobre a eficácia dos Métodos utilizados em sala de aula.Facilitar a compreensão dos fatos,com a exposição de diversos pontos de vista.Ajudar aos alunos que estejam com dificuldades de Aprendizagem,buscando alternativas de apoio e recuperação gradativa destes.
Alguns Lembretes indispensáveis aos Coordenadores(as) e Professores(as):


  • Faça sempre observações concretas e evite "Rotular" seus alunos em grupo!
  • Liste apenas os ítens que realmente pretende comentar e que realmente sejam importantes para o Crescimento dos alunos! Nada de "Futricagens!" Isso é o fim!Todos os Participantes devem ter o direito á palavra!Evite "Monopolizar" a Reunião!Seja democrático(a)!
  • O resultado final deverá ser resultante de um Consenso entre o Grupo!
  • Tome decisões sem desconsiderar os Aspectos Psicognitivos que norteiam a Relação entre os Resultados obtidos, o Processo de Aprendizagem e suas especificidades.
Espero que aproveitem estas DICAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário