Objetivos
- Estimular o respeito à diversidade.
- Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
Tempo estimado
O ano todo.
Materiais necessários
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera.
Desenvolvimento
Atividade 1
Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem
da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos
comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais
conflitos gerados por preconceitos.
Atividade 2
Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário.
Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou
organize um revezamento para que as crianças possam levá-los para casa.
Os pequenos criam laços com esses objetos e se reconhecem neles.
Atividade 3
Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado
aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los
lisos.
Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper
possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo
ruim, só estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os
diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.
Atividade 4
Peça pesquisas sobre a história de alimentos e músicas de diversas
origens. Planeje momentos de degustação e de escuta. As aulas de
culinária são momentos ricos para enfocar heranças culturais dos vários
grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em
diferentes línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos
diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.
Avaliação
Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.
Lucimar Rosa Dias
Do Ministério da Educação.
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