sexta-feira, 14 de outubro de 2011

                                
                             
                               GÊNEROS TEXTUAIS
 

 Vamos pensar em textos que utilizamos em nossa vida diária: lista de compras, email, receita culinária, carta, notícia de jornal, conversa de telefone são exemplos de textos que, salvo algumas variações, mantém certas características (padrões) que nos permitem identificá-los. Não precisamos ler uma carta de outra pessoa, nem saber o assunto ali tratado para afirmamos que se trata de uma carta, pois a estrutura de texto é inconfundível: lugar e data; vocativo inicial; cumprimento, desenvolvimento; despedida, assinatura, Assim, também ocorre com uma receita culinária, basta que identifiquemos a lista de ingredientes e modo de preparo para sabermos que se trata de uma receita.
   Os gêneros textuais são os enunciados, escritos ou orais, produzidos no nosso cotidiano com características gerais comuns (modelo) – tema, formato, estrutura e estiloque são facilmente identificáveis. Os gêneros são relativamente estáveis, tão estáveis quanto as práticas sociais a que servem. Contudo, enquanto a prática social estiver em vigor, o gênero textual a ela associado continuará a circular. Assim, como a vida em sociedade está sempre mudando e evoluindo, novos gêneros nascem, outros desaparecem, e outros se mantêm. São também exemplos de gêneros textuais: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.
  É importante salientar que todos nós, falantes /ouvintes,escritores/ leitores, construímos, ao longo de nossa vida, uma habilidade que diz respeito ao conhecimento de gêneros textuais, caracterização e função. É essa habilidade que nos propicia a escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas de que participamos. É por isso que não contamos piada em velório nem cantamos o hino do nosso time de futebol em conferências científicas; nem  fazemos preleções filosóficas atrás de um  trio elétrico no carnaval. São também exemplos de gêneros orais: a discussão em grupo, o debate regrado, o debate deliberativo, a entrevista, o seminário a palestra, a mesa-redonda, normalmente utilizados em escolas, programas de rádio e televisão, em empresas, sindicatos, sociedades de bairros, etc.
                                           
                    
     


            DEFINIÇÕES DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS

História em quadrinhos – é uma produção composta por imagens e, geralmente, palavras, as quais aparecem dentro de balões. É formada por quadros organizados em   sequência.
Cartum – é um gênero textual humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente, retrata situações que poderiam acontecer em qualquer tempo ou lugar.
Anedota – é um gênero oral que tem como objetivo produzir humor. Normalmente, resume-se a uma narrativa curta com um final surpreendente.
E-mail – é uma mensagem enviada e recebida através de um sistema de correio eletrônico. Como é  usado  em diversas situações comunicativas, formais e informais, a linguagem pode variar. Tem a  estrutura-padrão de carta e, em geral os parágrafos são curtos.
Cartão-postal – é uma breve correspondência, em geral, sobre impressões de viagem. Na frente do postal, há normalmente a imagem do lugar visitado e, no verso, espaço para a mensagem e endereço do destinatário.
Carta aberta – é um texto argumentativo, utilizado por uma pessoa ou um grupo de pessoas para manifestar publicamente sua opinião, ou fazer uma reivindicação. Em geral, é veiculada nos órgão de  imprensa.
Carta de solicitação – é um gênero textual que apresenta uma solicitação, justificando-a com  argumentos. Sua intenção é persuadir o destinatário a tomar determinada atitude.
Carta do leitor – é um gênero textual em que o leitor expressa sua opinião sobre textos publicados em jornais ou revistas, com intenção argumentativa.
Abaixo- assinado – é um gênero textual com características argumentativas, em que um grupo de pessoas faz uma reivindicação de caráter coletivo.
Cartaz – é um gênero textual que serve para informar ou convencer as pessoas sobre determinado assunto. È produzido para ser fixado em paredes ou outros suportes. Apresenta, em geral, imagem, título, texto, e uma linguagem simples e atraente.
Fábula – é uma narrativa cujos personagens são animais. Encerra uma mensagem moralizante, que pode vir expressa no final.



Contos maravilhosos – são narrativas em que algo mágico, sobrenatural, interfere no rumo dos  acontecimentos. Nascem da tradição popular e, em geral, retratam a luta de um herói ou heroína (o protagonista) contra um vilão  ou vilã  (o antagonista).
Lenda – é  uma narrativa popular cujos personagens são seres fantásticos, irreais. Em geral, tenta explicar a origem de um povo, de um fenômeno da natureza ou de uma criatura imaginária.
Texto teatral ou dramático – é escrito para ser representado. O desenvolvimento do enredo e a  descrição dos personagens são transmitidos por seus diálogos e ações, pois normalmente não há narrador.
Campanha comunitária – é uma situação comunicativa em que são usados textos argumentativos para convencer a população a participar da campanha, para colaborar numa ação coletiva.
Anúncio publicitário – é uma produção composta, em geral, de imagem e texto cuja finalidade é promover um produto e estimular sua venda ou aceitação.
Reportagem – é o texto jornalístico que enfoca de forma abrangente determinado assunto. Normalmente recorre a várias fontes, traz depoimentos de especialistas e apresenta gráficos, tabelas e outros recursos visuais.
Notícia – é um gênero textual do cotidiano jornalístico cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão.
Entrevista – é um gênero textual cuja finalidade é obter opiniões de uma pessoa a respeito de um assunto e divulgar informações sobre a vida pessoal ou profissional dela.
Poema – é um texto construído em versos que apresenta a finalidade de levar o leitor a possibilidade  de "viajar", de sentir as metáforas, a musicalidade, o ritmo de palavras ou versos.
Resumo – é a representação concisa e organizada das ideias de um texto.
Crônica – é uma narrativa  curta e leve, normalmente inspirada em fatos do cotidiano ou do noticiário, cujo objetivo é divertir o leitor e fazê-lo refletir.
Crítica – é um tipo de texto argumentativo que visa informar o lançamento de uma obra (livro, disco, filme, show, etc.) e avaliar seus pontos positivos e/ou negativos, fornecendo subsídios ao leitor para que este decida se quer ou não conhecer a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário