segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Benefícios da uva para a saúde

beneficios da uva para a saude
A uva é uma fruta maravilhosa e cheia de nutrientes saudáveis. É uma das frutas mais cultivadas no mundo todo, além de trazer diversos benefícios para o coração. De toda quantidade existente de uvas, somente uma pequena parte é consumida como fruta, a outra é sempre destinada à produção de sucos e bebidas alcoólicas. No Mediterrâneo, as uvas são completamente essenciais na dieta da população e ainda faz parte da cultura das pessoas. Estudos recentes revelaram que a uva é a melhor aliada à boa saúde cardíaca. Existem dois nutrientes que se destacam na composição dessa fruta, que são as vitaminas do complexo B e os açucares. Embora forneça poucas gorduras e proteínas, ainda assim continua sendo excelente o consumo para a saúde. Mesmo em pequena quantidade, as proteínas possuem todos os aminoácidos que são essenciais para a boa saúde. Já os minerais que a uva contém são em quantidades moderadas. Além de vitaminas e proteínas a uva é rica em fibra vegetal do tipo solúvel, a quantidade presente na fruta é importante, relativamente quando se trata da fruta fresca. São inúmeras as substâncias químicas da uva que não fazem parte de nenhum grupo clássico dos nutrientes, mas exercem diversas funções no organismo, mas algumas delas são desconhecidas ainda. Essas substâncias são chamadas e conhecidas como elementos fitoquímicos. A uva sempre é recomendada por especialistas paras todos os problemas cardíacos, pois essa fruta gera energia em forma de açúcares simples, que o músculo do coração utiliza para os movimentos de contração.
A uva é rica em minerais, cálcio, magnésio e potássio que intervêm nas contrações do coração. Essa fruta ainda não possui gorduras saturadas, nem sódio, que são os principais inimigos do coração. Estudos feitos com a uva e seu suco demonstraram que os dois dilatam as artérias e fazem com que o sangue circule mais fluido sem que ocorram as formações de coágulos. Suas propriedades impedem que o colesterol ruim (HDL) se deposite nas paredes das artérias.
Veja como fazer um suco de uva medicinal:
Em um liquidificador triture os gomos da fruta com pele. Por mais que as sementes não deixem o sabor do suco tão agradável, elas também fazem bem para a saúde. Essa receita de suco é indicada para:
- Quando é necessário aproveitar o máximo que puder os benefícios das propriedades medicinais da casca para as artérias e o coração.
- Para aproveitar o efeito anticancerígeno da uva, pois o resveratrol é encontrado na casca, principalmente.
- A uva vermelha ou a preta é a melhor para o coração e para a prevenção do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário