Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUAL A COR?

Em certa ocasião, as cores começaram uma disputa entre si. Cada uma delas queria ser a mais importante.
O verde alegava que era a cor da vida, da esperança e estava presente em toda a natureza. Por isso, ele seria o mais importante.
O azul reivindicava ser a cor da água, do céu e do mar. Portanto, o mais importante seria ele.
O amarelo, dizia ser a cor da alegria, do sol, da vitalidade e do ouro, não haveria ninguém mais importante que ele.
Já o alaranjado, pretendia ser a cor da saúde, da vitamina, da força. É só lembrar das cenouras, mangas, mamões...
O vermelho com todo aquele fogo sublinhava a sua força e seu poder, pois sua cor era paixão.
A cor púrpura dizia ser a cor da nobreza.
O anil, fazia notar que era a cor do silêncio, da reflexão profunda.
A chuva observando tudo isto, resolveu dar um basta nesta discussão, intervindo com toda sua força. Pediu ajuda aos raios e trovões, inundando tudo, fazendo as cores fundirem-se umas nas outras,para formar um lindo arco-íris.
Cada uma delas  fez brilhar toda sua beleza e todas se deram conta da beleza do conjunto







ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO

1 - Ache no diagrama o significado de cada cor e escreva-os ao lado:


Q
E
R
T
U
H
G
F
S
D
F
R
E
S
X
G
V
F
G
Y
#
V
I
D
A
W
Y
L
R
E
F
L
E
X
Ã
O
T
U
N
J
E
O
A
A
W
E
R
R
I
D
W
G
D
F
G
H
J
K
O
U
R
B
D
W
A
S
E
E
Q
S
Y
D
P
D
S
Y
R
T
B
T
Y
P
A
I
X
Ã
O
Y
U
C
A
E
O
A
A
W
E
R
R
R
E
O
A
A
W
E
R
R
E
F
L
R
B
D
W
A
S
E
E
D
R
B
D
W
A
S
E
E
Z
G
E
T
R
S
E
U
D
W
Z
S
Y
T
E
W
Q
#
A
#
A
B
G
Y
E
D
R
G
F
Q
A
E
W
Ó
D
I
O
C
Ç
I
U
T
R
U
Z
F
Y
Á
G
A
T
Q
S
D
E
R
T
G
R
Y
F
R
I
O
A
G
H
E
H
S
R
A
A
E
R
T
X
Y
O
Y
U
I
A
U
Y
H
J
T
J
D
E
X
S
X
C
A
W
A
F
E
R
T
Y
K
J
H
G
F
D
S
A
N

Verde _________________ 
Azul ___________________ 
Amarelo ________________
Anil  ___________________
Alaranjado ______________
Púrpura ________________
Vermelho _______________
2 – Preencha a cruzadinha e descubra outros valores.






4























3




1
V








12







2




A










5










L










11








6

O
















7




R


















8


E
















9




S









10















































































































1 – O contrário de mentira   2 – É namoro ou é ...    3 – sentimento de segurança         
4 – não correr no corredor, ficar em silêncio faz parte da ....
5 – Faço as tarefas, não esqueço o material, portanto eu tenho...
6 – Se sou compreensivo,  tenho...  7 – Ajuda e doação, significam...    8 – Gostar muito, é ter...                  9 – Não querer nada que não seja meu, é...       10 – Ser tolerante e compreensivo é ter....
11- Não responder os mais velhos e tratar bem os outros é ter ...
12 – O maior de todos os sentimentos.

 3 – De todos estes valores, escolha um que você ache importante e justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Compreensão do texto:

1 – Qual foi a causa da discussão realizada entre as cores?
2 – Descreva com uma só palavra a alegação de cada cor. Exemplo:  verde – VIDA
3 – Na sua opinião o que aconteceu quando a chuva inundou tudo, com o auxílio dos raios e travões?
4 – O texto nos transmite alguns valores. Você saberia dizer quais são eles?
5 – A partir da palavra cooperação, monte em uma folha de papel sulfite um acróstico descobrindo outros valores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário