sábado, 18 de junho de 2011

COMO DESENVOLVER UMA NOTÍCIA DE JORNAL

            Os jornais podem ser uma boa inspiração para trabalhar com os alunos a leitura, a compreensão e interpretação do texto, a redação entre outras habilidades. Veja como desenvolver algumas atividades baseadas na noticia abaixo.

NOTÍCIA
NOVA PANELA DE PRESSÃO
         APÓS ANOS DE ESTUDOS TECNOLÓGICOS, FOI CRIADA A SUPER PANELA DE PRESSÃO. ELA É MAIS RESISTENTE QUE AS COMUNS ENCONTRADAS NO MERCADO, É TOTALMENTE SEGURA, DE FÁCIL LIMPEZA E SEU TEMPO DE VIDA ÚTIL É INDETERMINADO. “É A ÚLTIMA PALAVRA EM PANELA DE PRESSÃO. A SOLUÇÃO SEGURA E DEFINITIVA PARA A DONA DE CASA”, DIZ A CHEFE DOS CIENTISTAS QUE CRIARAM ESTA PANELA, A DOUTORA JENESSI.
         O PRODUTO, AINDA SEM NOME DEFINITIVO, CHEGARÁ ÀS MÃOS DOS CONSUMIDORES ANTES DO NATAL, POIS É A MELHOR ÉPOCA PARA O COMÉRCIO.

            Opções de trabalhos com a notícia:
  • O professor deverá ler a notícia para o aluno;
  • Os alunos reescreverão a notícia;
  • Depois da redação do texto, cada aluno receberá uma cópia com o artigo da panela;
  • As crianças irão ler novamente a notícia e criarão uma nova manchete;
Farão atividades específicas baseadas na notícia: escrita, crítica, comentários e sugestões.

      Sugestões de atividades:
1.      Peça para os alunos reescreverem a notícia, cada um a seu modo.
2.      Incentive-os a procurar no texto as informações abaixo:
·         O nome de um objeto doméstico.
·         Três palavras com acento agudo.
·         Duas palavras com cinco sílabas.
·         Uma palavra com 14 letras.
·         Uma palavra com til.
·         Uma qualidade (adjetivo).
·         Uma palavra no plural.
·         Uma frase entre aspas.

“Quadrilha” de macacos é desmantelada

A Polícia Florestal conseguiu desmontar uma “quadrilha” de macacos-prego que vinha atacando residência de Fernandópolis desde 1991. O líder do grupo, sua companheira e mais quatro “ladrões”, porém, continuam soltos.
         O bando, com 55 integrantes, roubava alimentos. “Eles conheciam os horários de saída das pessoas, verificavam se havia um vidro aberto, entravam e levavam frutas, doces e bolachas”, conta Geraldo Pereira de Souza, funcionário municipal. No início de janeiro, os membros da quadrilha começaram a ser capturados. O diretor de planejamento da prefeitura de Fernandópolis, Jeziel Macedo, disse que os seis macacos foragidos estão escondidos em uma reserva florestal e não perturbarão mais os moradores.
         Os macacos viviam até janeiro em uma mata que pertencia ao zoológico desativado em 1991. A partir daí, o bando passou a invadir casas. Organizados, mantinham vigias para observar o movimento. “Eles assoviavam para denunciar a presença de humanos” diz o aposentado Luiz de Souza, uma das vítimas do bando.

1) Releia o texto. Depois responda às questões abaixo:

a)    Quem conseguiu desmontar a quadrilha?

b)   A quadrilha era composta de que espécie de macacos?

c)    O que a quadrilha vinha fazendo em Fernandópolis?

d)   Quantos macacos faziam parte da quadrilha?

e)    A Polícia Florestal conseguiu prender todos os macacos?

f)     Quantos macacos ainda continuam em liberdade?

g)   Que informações temos a respeito desses foragidos?

h)   Quando os macacos começaram a ser presos ( mês e ano)?

i)     Como os macacos conseguiam entrar nas residências?

j)     Em que horário os macacos entravam nas residências?

k)    Onde os macacos viviam antes de começar a invadir as casas?

l)     O que aconteceu com o local onde viviam.

m)  Explique quem são:

·         Geraldo Pereira:
·         Jeziel Macedo:
·         Luiz de Souza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário