terça-feira, 7 de junho de 2011

Avaliação

                        Avaliação de Língua Portuguesa

                                                  Deus existe! E me visitou!

  O presente que eu recebi hoje só pode ter vindo do céu! Foi quase um milagre. Quase não. Foi um milagre mesmo  Eu fui atendido depois de pedir tanto. Desejar com toda a força do meu coração. E valeu a pena! Valeu a pena esperar, acreditar. Começa hoje a minha vida nova e feliz. Hoje é o meu grande dia!“Às cinco horas”, tia Elza falou. Às cinco horas é que eles vão chegar. Vai ser o dia mais longo da minha vida. Sabe que agora, enquanto estou aqui esperando por eles, eu acabei pensando numa coisa? É sempre a mãe que espera o filho. Não vê a hora que ele nasça. O pai também fica super ansioso.
   Mas comigo foi diferente. Pode até ser que a minha mãe tenha esperado por mim com carinho, com alguma alegria. Mas não tem jeito de eu saber disso, não. Coitada, ela morreu no dia em que eu nasci. E o meu pai, esse sim, não ligou a mínima para o meu nascimento, nem para a morte da minha mãe. . Então eu fui crescendo assim, sem mãe, sem pai. A favela foi um inferno. O meu primeiro lar.Depois veio a rua. Eu achava que Ana rua eu poderia encontrar alguma coisa melhor. Só que eu acabei encontrando mais violência, mais fome, mais frio, mais medo. Outro inferno. O meu segundo lar.
  Ainda bem que logo apareceu um anjo do céu pra me tirar de lá. Foi a tia Elza quem me viu na rua e me trouxe para o orfanato. Meu terceiro lar.E também foi esse anjo, a tia Elza, quem me levou pela primeira vez à escola. Que bom poder estudar poder conhecer outro mundo. Queria tanto aprender a ler, a escrever. Poder entender melhor as coisas, as pessoas... E a escola era, e ainda é, a minha grande esperança.
    Mas mesmo assim, podendo estudar e morando num orfanato, longe das surras, da fome, do medo, eu ainda não estava completamente feliz. Eu ainda tinha um sonho. Queria uma família. Queria ser um filho desejado, amado, como tantas crianças por ai. Queria tanto.E é exatamente nisso que eu estou pensando agora. Não tive pais esperando por mim, mas acho que é quase a mesma coisa o que está acontecendo comigo hoje. A sensação de felicidade deve ser a mesma. Só que é o filho esperando os pais. É o nascimento de um menino de quase 13 anos! Mãe e pai, só meus! Filho, de verdade! Um lar! Uma família!Obrigado, meu Deus! Vai ser o Natal mais feliz desses anos todos. Vai ser finalmente, o meu Natal!
Sonia Barros. Diário ao contrário. São Paulo, 2007.


1)Leia o texto e responda: (1,0 ponto cada)

a) O menino disse que teve três lares. Quais foram eles? ___________________________________________________________
b) Qual será o quarto lar do menino? ____________________________________________________________
c) Quem é a tia Elza? ____________________________________________________________
d) Que importância teve essa pessoa na vida do menino? ___________________________________________________________
e) Explique por que, em sua opinião, o menino disse que o dia 24 de dezembro seria o dia mais longo da vida dele. ____________________________________________________________
____________________________________________________________
2) Retire do 2º parágrafo 5 verbos. (1, 0 ponto )
____________________________________________________________
3) Passe o 1º parágrafo para o futuro.( 1,0 ponto )

___________________________________________________________
4) Coloque nos parênteses, (1ª) para primeira conjugação, (2ª0 para segunda conjugação 3 (3ª) para terceira conjugação. (1,0 ponto )

a) (           ) queria           b) (        ) pensando      c) (            ) achava      d) (      ) morreu
  e)  (                ) veio         f) (          ) estou            g) (           ) nasci         h) (           ) é        
 i) (     ) recebi       j) (           ) partimos

5) complete as frases com o verbo e o tempo pedido nos parênteses. (1,0 ponto )
a) A chuva _______________fortemente. (cair/ passado)
b) Eles _________________ cedo. (chegar/ futuro).
c) Tu _________________ muito? (estudar/ presente)
d) João _______________ a porta assustado. (abrir/ passado)
e) Mamãe ___________ a mesa. (por/passado)



6)Faça a correspondência (1,0 ponto)

(a) cheguei ( ) 3ª pessoa do singular/passado
(b) comprarás ( ) 3ª pessoa do singular/passado
(c) levantaram ( ) 3ª pessoa do plural/passado
(d) anda ( ) 2ª pessoa do singular/futuro
( e) riu ( ) 1ª pessoa do singular/passado









Nenhum comentário:

Postar um comentário