sexta-feira, 2 de março de 2018

Datas Comemorativas de Março


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57


Datas Comemorativas de Março


                                               Diretoria de Ensino
         Março de 2018



DATAS COMEMORATIVAS PRINCIPAIS
MARÇO


19 Dia de São José ( Plantio do milho  )



Dia Internacional da Mulher
Reconhecido internacionalmente, o Dia da Mulher é mais do que uma data comemorativa, mas sim uma forma de manifesto. E você sabe como essa história começou e por que esse dia foi escolhido?
Dia Internacional da Mulher

POR  QUÊ O DIA 8 DE MARÇO ?

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram  queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O Dia Internacional da Mulher foi criado no final do século XIX nos Estados Unidos e na Europa. Ele surgiu em meio às lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, além do direito do voto. Ao longo de 1909, cada nação escolhia uma data entre fevereiro e março para realizar a celebração. Foi só em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhagen, na Dinamarca, que a líder alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma celebração anual pelos direitos das mulheres. A primeira data eleita foi 19 de março por conta de manifestações ocorridas em países como Dinamarca e Alemanha, porém, ela mudou em 1917 após trabalhadoras russas serem duramente reprimidas em seus protestos. Por essa razão, a data principal passou a ser o dia 8 de março. Há teorias de que, na verdade, ela remete às mulheres mortas após um incêndio durante uma greve no setor têxtil em Nova York, em 1985, mas elas nunca foram comprovadas.

QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

JUSTIFICATIVA

Diante a preocupação de que a Mulher em si, tempos passados eram subordinadas pela sociedade, pelos homens, dessa forma sofreram grandes perdas. Uma figura que trabalha no sustento e bem estar familiar, sempre estava por trás, com salários injustos, muitas vezes sem receber nada, através disso que um dia as mulheres se uniram para seu respeito, direito ao seu trabalho e a vida. E esse dia foi 08 de março de 1910, na Dinamarca, data que marca para homenagem as mulheres. Além disso, foi vigorada a Lei Maria da penha, que visa proteger os direitos da Mulher em família, na sociedade. Também em 1932, onde a mulher teve seus direitos trabalhistas garantidos frente à sociedade. Através disso,  nossas escola tem o prazer de trabalhar este tema, que visa informar melhor aos nossos alunos a importância da mulher na sociedade, e seus direitos, como no ambiente familiar ou no profissionalismo.

OBJETIVO GERAL

Informar os direitos e deveres da mulher em sociedade, afim de que se torna cada vez mais a frente lutando pelo seu papel e sintam o prazer de serem homenageadas.

OBJETIVO ESPECÍFICO

·         Informar sobre os direitos e deveres da mulher;
·         Conhecer a Lei Maria da Penha, que visa proteger a mulher;
·         Fazer homenagens nesta data importante, 8 de Março;
·         Relacionar o conteúdo curricular com a data comemorativa. Confecção de cartazes, painéis e cartões.
·         Estudar os direitos e deveres da mulher em sociedade, afim de que se torna cada vez mais a frente lutando pelo seu papel e sintam o prazer de serem homenageadas.
·         Valorizar a mulher por suas conquistas ao longo dos anos;
·         Entender a figura da mulher na sociedade;
·         Refletir sobre o que ainda falta para a mulher alcançar a igualdade na sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Em princípio, irá trabalhar a história do dia da mulher, envolvendo leitura, discussões em sala de aula, conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e o direito trabalhista. Ao mesmo tempo em língua portuguesa será trabalhado textos escritos como leitura de noticiários, informações, redações, poesias e mensagens. Em seguida serão trabalhadas confecções de painéis, cartazes, cartões, na disciplina de artes. E ao mesmo tempo na sala de tecnologia, será suporte para todas estas atividades propostas, dessa forma serão preparados de vídeos e mensagens para devidas homenagens.

DISCIPLINAS:

Língua Portuguesa: Leitura, escrita, poesias, noticiários.
História: A história do dia da Mulher, Lei Maria da Penha.
Artes: Confecção de cartazes, cartões, mensagens e músicas.
Música: "Mulher" de Erasmo Carlos.

REFERÊNCIAS

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-mulher.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário