sexta-feira, 2 de março de 2018

15 de Março Dia da Escola


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO, 57
DIRETORIA DE ENSINO
15 de Março Dia da Escola



A escola é uma das nossas moradas e deve ser preservada para acolher bem os alunos, no presente e no futuro. O ambiente escolar - como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo - é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve. Queremos levar o aluno a compreender que o zelo pela escola se faz necessário e importante, pois aluno permanece quatro horas diárias. Entendemos assim que a escola é uma extensão da família e quanto mais organizada e limpa maior será o seu bem estar, tendo melhores condições no seu processo de ensino aprendizagem
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Conscientizar toda comunidade escolar da importância da conservação, limpeza e manutenção do bem público.
·         Cuidar da estrutura física, dos materiais, carteiras, bebedouros, banheiros pátios, aparelhos eletrônicos e outros da Unidade Escolar..
·         Trabalhar, junto à turma, as regras de convivência;  Produzir poemas sobre a escola
·         Permitir que as crianças conheçam todos os ambientes da escola;
·         Valorizar os materiais escolares de uso individual e coletivo; Junte a turma e debata sobre (como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor);Debater sobre a importância da escola em uma roda de conversa;
MINHA ESCOLA É ASSIM
Ainda em roda de conversa, perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos sobre as atividades que realizam na escola. Perguntar se eles conhecem a história da escola em que estudam, seu nome, o de seus diretores, sua localização, quais as turmas que mantém, os profissionais que trabalham na escola e suas dependências.
Passear pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Que reproduza, ainda que precariamente, a dependência da escola escolhida. Sugerir que usem o desenho coletivo como fonte de ideias.
Oferecer materiais como sucatas  variadas, cartolinas, cola, caixas de fósforos vazias, tesoura, revistas e folhas de papel colorido e com diferentes texturas. Auxiliar os alunos a reproduzir o mobiliário, decorar os locais e a registrar seus nomes no trabalho.


              Sugestões gerais para a exploração do texto nos diferentes níveis:
 O que você faz na sua escola? O que você mais gosta de fazer na sua escola?
 Que outras coisas você pode fazer na escola? Que brincadeiras são citadas no poema?
 O que você aprende na escola? O que você mais gosta da escola?);
Já sabemos:
Nome de alguns colegas.
Nome de alguns profissionais, inclusive a nossa professora.

Queremos saber:
Quem são os novos amigos? Quem são os profissionais que trabalham em nossa escola e o que fazem?
Quem somos e como somos? (características físicas e sociais )
O que podemos fazer na escola? O que não podemos fazer na escola ?
Fonte (Bibliografia)


Integrando caminhos, 2°serie ensino fundamental: Português, matemática, história, geografia, ciências naturais/ Maria Tereza Marisco... {et al.}.-São Paulo:Scipione,2003.-(Coleção Integrando Caminhos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário