Educar é Semear

Educar é Semear

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Projeto Meio Ambiente :Preservando Para Vida

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO



Meio Ambiente:
Preservando Para a vida

Secretária de Educação :
Maria Eterilda de Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino :Valdinere Alves dos Santos
Cortês -2016


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

MEIO AMBIENTE : PRESERVANDO PARA A VIDA



Elaboração do Projeto : Valdinere Alves
        Escolas 
       Gestores
            Coordenadores
Andrea Aguiar C.Leão
Jaelsom José
Rosemere  ,Cibele e Marcos
Senador Antônio Farias
Gilda Lima
Lígia Pereira
Padre Antônio Borges
Sueli Borba
Gerlane Maria
Mário Domingues
Sueli Borba
Emanuela Cândido
Santa Teresinha
Rosenilda Souza
Evanice Paixão
Francisca Rocha
Dulce Jaidê
Adirlene Rocha
Carlos de Lima
Valdênia Cláudia
Maria Auxicleide
Creche Sonho de Criança
Maria Lira
Elaine Maria
Creche São Francisco
Ione Barbosa
Érica Carla
Escolas Campesinas
Jovenita Maria
Inalda Fabrício
Escola Santo Antônio
Márcia Belarmino
Maria Madeleine













Apoio Geral :
                            Secretária de Educação: Maria Eterilda de Amorim Borba  Assis
Diretora  De Ensino : Valdinere  Alves dos Santos
                                               Diretores ,coordenadores, professores  e alunos
Equipe de Coordenadores da Secretaria :
Educação Infantil: Regina Célia
Alfabetizar Com Sucesso: Diana Carla
Educação de Jovens e Adultos : Vilma Gomes
Escola  da Terra :  Inalda Fabricio


MEIO AMBIENTE : PRESERVANDO PARA A VIDA
Justificativa:
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da Terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).

Objetivo geral :

       Sensibilizar os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.

Objetivos Específicos :

·        Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;
·        Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;
·        Utilizar a leitura como meio de transformação;
·        Utilizar a arte como elemento sensibilizador;
·        Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
·        Reconhecer a importância de materiais recicláveis.
·        Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue.
·        Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
·        Trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.Realizar a caminhada pelo Meio Ambiente, onde cada aluno anda pelas ruas do distribuindo uma mensagem de conscientização para as pessoas colaborarem com a preservação da natureza.

METODOLOGIA :

Trabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude. A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.


A ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTO DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO INFANTIL : Construirá com as crianças as primeiras visões em relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e ações em relação à questão ambiental.
ENSINO FUNDAMENTAL ( 1º ANO AO 5º ANO ) : Ampliará e discutirá com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação para todos. As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).E produzirão materiais para exposição.


ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO  : Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como ele está. Trabalhará com o ideal de planeta que queremos. ( Cenário construído com sucata).As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa entre homem – ambiente ).  O ideal que queremos. E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e deem uma visão geral do trabalho realizado.

RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos atingir nossos objetivos propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro. Para ser considerado eficaz, é necessário que o projeto tenha sequência no espaço escolar e seja constante a conscientização da criança desde o inicio da vida escolar para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida. 

E ainda, se o educando aprender a perceber que na escola tem-se a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, desenvolver a comunicação aprendendo a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito pelos semelhantes e pelo Meio Ambiente, que serão importante e fundamental por toda a sua vida.

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, através de produções individuais e em grupo, relatório sobre as atividades, auto avaliação e questionamentos orais sobre o que entenderam durante a realização do projeto.
         

CRONOGRAMA DE AÇÃO  :  Mês de Junho a julho
CULMINÂNCIA :  _________________________
LOCAL DE APRESENTAÇÃO :__________________
PÚBLICO-ALVO :
*    Comunidade escolar /Comunidade externa /Familiares dos alunos
*    Autoridades / Secretaria de educação

          CONTEÚDOS A SEREM EXPLORADOS DENTRO DO PROJETO :
Todos os professores trabalharão a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:

LÍNGUA PORTUGUESA :

Na disciplina de Língua Portuguesa deverá ser priorizada a leitura, interpretação e produção de textos dentro deste tema (meio ambiente, lixo, reciclagem) nos diferentes gêneros textuais,
·        Histórias em quadrinhos
·        Charges
·        Paródias
·        Textos musicais
·        Poemas Ecológicos

A partir das charges ou contos mostrando Chapeuzinho Vermelho em meio a uma floresta devastada, produzir charges a partir de histórias/ contos infantis ilustrando as consequências da devastação da natureza pelo homem; Confecção de Folder de propaganda de entidades que protegem o Meio Ambiente. Pesquisa na internet para elencar algumas entidades, coletar informações e imagens sobre elas, conhecer o que é um Folder e confeccionar um a partir da pesquisa
Lixo na Idade Média e os Contos de Fadas: trabalho integrando Língua Portuguesa e História, onde os alunos estudam como eram os castelos e aldeias na Idade Média na realidade (lixo falta de higiene pessoal, pestes, etc) e a imagem da época que é passada pelos contos de fadas (brilho, glamour, beleza, etc). Criação de contos de fadas que retratem a realidade da Idade Média

EDUCAÇÃO FÍSICA :
Gincana de combate ao lixo, na qual vence a equipe que juntar maior quantidade de lixo e souber acondicionar e reciclar devidamente;


MATEMÁTICA :
·        Gráficos;
·         Porcentagem;
·        Leitura e interpretação de problemas envolvendo as quatro operações;
·        Estatística.

CIÊNCIAS :
·        O homem e o meio ambiente,
·        Poluição, 
·        Extinção de espécies, 
·        Cadeia alimentar, 
·        Desequilíbrio ecológico, 
·        Assoreamento dos rios,
·        Ecologia.
·        Dengue

HISTÓRIA :

Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.
Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o aumento e o acúmulo de lixo existente; Confeccionar cartazes com fotos e recortes que mostrem como eram as cidades antes e como estão hoje, montando uma linha de tempo desta evolução; montar uma maquete da escola com materiais de sucata (reaproveitamento do lixo).

ÉTICA E CIDADANIA :
·        Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
·        Poluição visual
·        Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto

ARTES
·        Oficina de reutilização em que os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
·        Desenhos variados sobre o tema Reciclagem.
·        Oficina de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção de obras de arte.
·        Reaproveitamento do lixo com a confecção de jogos e brinquedos com recipientes e embalagens de sucata como: peteca com jornal picado;
·        Jogo de boliche com garrafas pets  cheias de papel  colorido e a bolinha com jornal e sacolas plásticas;
·        Confeccionar um painel com embalagens e sucatas que causam danos à natureza.


GEOGRAFIA :

Analisar a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva. Observar o mapa do município e marcar os locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para as autoridades e solicitar providencias necessárias.

·        O problema do lixo no mundo.
·        Passos básicos para reciclar
·        Percurso dos recicláveis.
·        O que reciclar

INGLÊS :

Canção “Reduce, Reuse e Recycle” As atividades mencionadas acima têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões ambientais e principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.

ESTRATÉGIAS : 6º ao 9º ano

Sensibilizar os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância de sua prevenção; Identificar os aspectos do mosquito da Dengue; Alertando as crianças sobre os principais sintomas da Dengue;

Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças. Ter cuidado com o armazenamento do lixo. Aprender a selecionar o armazenamento do lixo: material reutilizável e lixo orgânico.

Pesquisar o tempo que as embalagens demoram para se decompor no solo e o prejuízo que podem causar aos seres humanos e à natureza; Aprender maneiras de acondicionar corretamente o lixo de suas residências e na escola;

Saber separar os lixos orgânicos e lixos secos, numa coleta seletiva, na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza e realizar um comentário conclusivo.

Pesquisar  e discutir a ação do homem como único animal racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem).


·        Localizar  Cortês dentre deste processo: Como Cortês sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo?
·         Como o poder público trabalha com isso? O que é lixo na verdade? Os perigos dos lixos acumulados .Campanha da higiene do meio escolar   ; Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia) 
·         A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo .Os alunos desenvolverão atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco.
·        Atividades em grupo sobre doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este item, os alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto; Confecção de trabalhos com materiais recicláveis; Passeio ecológico com observação da realidade ambiental.
·        Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, paródias letras de músicas como: Planeta azul ( Chitãozinho e Xororó) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes); Amazônia  (  Roberto Carlos )
·        Leitura do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a rua fosse sua, Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;
·        Procurar em jornais notícias que mostrem problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a classe.
·        Elaborar cartazes para serem expostos nas dependências da escola; Produção de textos sobre o tema: Reciclagem. Gramática e ortografia inserida nos textos 
·         Discutir e apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de questionamentos como, O que tem no seu lixo em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
·        Trabalhar utilizando embalagens de alimentos trazidos pelos alunos e que deveriam estar no lixo, distinguindo as letras iniciais, as vogais e as consoantes, separando sílabas, etc.

Ano Título - Água: Ontem, abundância; hoje, escassa; amanhã, talvez.
Todo dia é dia de índio. Uso de slides e vídeos informativos; Leitura e interpretação de textos, mapas e imagens; Representação das situações apontadas por meio de desenhos, mosaicos de figuras, cartazes ilustrativos; Elaboração de maquetes, destacando a vida dos povos indígenas ontem e hoje. Exposição oral das maquetes; paródias; produção de poemas;

Título: Água é vida. Os 5Rs,
·        Aula expositiva dialogada com uso de slides  
·        Criação de slogans de conscientização e preservação da água;
·        Produção de folders, destacando a fauna e a flora brasileira;
·        Criação de mural de conscientização sobre os 5Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Repensar.


Título - Água: conscientizar para economizar
Consumista, eu?
·        Sensibilização dos alunos quanto a importância da água para o Planeta Terra;
·        Confecção de cartazes com dicas de economia;
·        Vídeos sobre consumo e consumismo;
·        Leitura e interpretação de textos fazendo comparações;
·         Elaboração de esquemas,

Título: Salvar o Ambiente Depende de Nós
A sociedade de consumo e sua influência no meio natural.
- Leitura de textos e debate;
- Elaboração de cartazes com imagens e legenda retratando o meio ambiente bem cuidado;
- Problematização: Será que consumismo o necessário ou compramos mais do precisamos?
- Elaboração de cartazes e montagem de mural

ESTRATÉGIAS  : 1º ao 5º ano

·        Utilizando, garrafa pet, tampinhas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
·        Agrupamentos de embalagens, por tamanho, cores, formatos, etc.
·        Estudo das formas geométricas com materiais reciclados.
·        Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
·        Análise de dados, baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados.
·        Resolução de problemas (achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...
·        Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais) 
·        Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO

ORGÂNICO) 

·        Classificação dos materiais recicláveis 
·        Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças.
·        Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola
- 1º ano (alfabetização) – texto imagético (desenhos);
- 2º ano – texto imagético (desenhos) e produção de frases;
- 3º e 4º anos texto imagético (desenhos) e produção de pequenos textos;
-  5º ano produção de poemas; paródias;


SUGESTÕES DE MÚSICAS QUE RETRATAM O MEIO AMBIENTE :
                                      SELEÇÃO DE MÚSICAS    FONTE:  4 SHARED
01
Amazônia (Roberto Carlos)
02
Amigo Planeta (Balão Mágico)
03
Planeta Azul(Chitãozinho e Xororó)
04
É preciso saber viver (Roberto Carlos)
05
Planeta Água (Guilherme Arantes)
06
Planeta Água(Vários Artistas)
07
Queimadas
08
Rap Planeta Terra ( Rítmo Verdade)
09
Xote Ecológico   ( Luíz Gonzaga
10
Como pode um ser vivo (Babado Novo)
11
Por um mundo melhor
12
O lixo no Lixo     (Criança Feliz)
13
Quem te ensinou preservar (Babado Novo)
14
Nesta casa não esbanjo (  Babado Novo)
15
O lixo que você joga
16
A Terra é nosso abrigo
17
O Dia do Meio Ambiente
18
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
19
É preciso reciclar(Turma da Mônica)
20
A água  é vida    (Turma da Mônica)
21
Água vamos economizar (Turma da Mônica)
22
Animais(Turma da Mônica)
23
Seja amigo de uma árvore (Turma da Mônica)
24
Xuá ,xuá   (Turma da Mônica)
25
Deus salve a América  : Zezé de Camargo e Luciano
26
Planetinha :Padre Zezinho
27
Herdeiros do futuro : Leandro e Leonardo 
28
Música Tema Mundial do Meio ambiente
29
Um mundo melhor : Cristina Mel
30
Os defensores da Natureza : Xuxa






















SUGESTÕES  DE  TEMAS PARA  OS STANDS E  APRESENTAÇÕES

1.      Água (  Falta de  Água  ) Energia
2.     
Animais em extinção
3.      Aquecimento Global
4.      Biodiversidade (perda da biodiversidade )
5.      Desmatamento
6.      Dengue
7.      Ecossistema
8.      Higiene
9.      Lixo (Tipos de lixo)
10.  Poluição ( Tipos de poluição )
11.  Queimadas
12.  Reciclagem 
13.  Solo ( Contaminação do Solo )
14.  Lixo eletrônico;
15.  Epidemias
16.  Invasões Biológicas
17.  Reciclagem
18.  Saneamento Básico
19.  Alimentação Saudável




RECURSOS UTILIZADOS
ITENS
DESCRIÇÃO
01
Fantasias
02             
Palco
03
Filmagem
04
Locutor
05
Serviços de som
06
Painel
07
Materiais didáticos
08
Stands
09
Palco

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :

·       Livro paradidático “O saci e a Reciclagem do Lixo” de Samuel Murgel Branco
·       Músicas – letras, retiradas do site http://www.vagalume.com.br/ : Chovendo na roseira
·       NOVA ESCOLA, Meio Ambiente: conhecer para preservar, 2003.
·       (Tom Jobim), Planeta Água (Guilherme Arantes) Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
·        O DIA-A-DIA DO PROFESSOR ,vol. 5, ed. FAPI, 2003.
·       Poemas - Paraíso (José Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
·       Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde, 
·        Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação.   Secretaria da Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001



·        SELEÇÃO DE MÚSICAS FONTE: 4SHARED
 


 


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
                       
   SUGESTÕES DE TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
   TEMAS PARA STANDS
         TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
              ESCOLAS
O Lixo e a coleta seletiva
Tipos de lixo
Dramatização sobre o lixo e a reciclagem
Os super-limpos enfrentam o  Dr. Sujão
 Escola Santo Antônio
Animais Em Extinção
Fauna
Xote Ecológico ( cartazes, máscaras de animais)
Creche São Francisco das Chagas
Higiene é Saúde 
Chuveiro, chuveiro ( Patati e Patata )
Carlos de Lima Cavalcante
Alimentação Saudável
Música: Salada de Frutas  ( Xuxa  )
Creche Sonho de Criança
Aquecimento global
Dramatização :Teatro "Sob o olhar verde da coruja"
Escola  Senador Antônio Farias
Terra ,água ,ar e fogo
Dramatização :  Os Quatro Elementos da Natureza ; O Julgamento  da Natureza
Escola Padre Antônio Borges

Dengue Zica e chikungunya
Dramatização Sobre a Dengue
Herdeiros do futuro : Leandro e Leonardo 
Escola Andréa Aguiar

 Tipos de Poluição
Música de Chitãozinho e Xororó
(  Planeta Azul )
Escola Francisca Rocha
A Água
Música de  Sandy (  Planeta Água )
Dramatização : o Ciclo da Água
Escola Santa Teresinha


Música Tema Mundial do Meio ambiente ou  Amazônia  de Roberto Carlos
Escola Mário Domingues
 Meio Ambiente
Paródia  é preciso saber cuidar
Música :  Deus salve a América  : Zezé de Camargo e Luciano 

Escolas da Terra



 








Um comentário: