Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 23 de julho de 2016

Padrão Elementar I : SAEPE / PE

VAMOS NOS RECICLAR ?

Associe as duas colunas, relacionando as atividades pedagógicas mais adequadas aos padrões de desempenho estabelecidos para o SAEPE.

1. Atividades de recuperação.       2. Atividades desafiadoras.
3. Atividades de reforço.              4. Atividades de aprofundamento.

(  ) Padrão Elementar I.   (  ) Padrão Elementar II.

(  ) Padrão Básico .         (  ) Padrão Desejável.

Escolha uma:
a. 3, 1, 4, 2.     b. 3, 1, 2, 4.     c. 1, 3, 4, 2.     d. 1, 2, 3, 4.
Um item é composto de vários componentes. Associe as duas colunas, relacionando os componentes do item à sua descrição. 

1. Comando.2. Distrator.3. Enunciado.4. Suporte.5. Gabarito.

(   ) Alternativa que apresenta a resposta correta do item.
(   ) Estímulo à mobilização dos recursos cognitivos que serão utilizados para solucionar o problema apresentado.
(  ) Texto, imagem ou outro recurso utilizado para complementar as informações necessárias para a resolução do item.
(   ) Alternativa plausível, mas incorreta para responder o item.
(   ) Explicitação clara da  tarefa a ser realizada.

A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é: Escolha uma:

a. 2, 3, 4, 5, 1.    b. 5, 4, 3, 1, 2.    c. 5, 3, 4, 2, 1.  d.5, 1, 3, 2, 4.

Considerando-se que os resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações em larga escala podem ser agrupados em Padrões de Desempenho, afirma-se que esses padrões proporcionam:

I – uma interpretação pedagógica das habilidades desenvolvidas pelos estudantes. 
II – uma análise dos aspectos cognitivos que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes níveis de desempenho.
III – uma aferição do grau de conhecimento do professor, correlacionando suas dificuldades àquelas apresentadas pelos estudantes.
IV – uma identificação das diferenças de aprendizagem entre os estudantes.
São corretas apenas as afirmativas: Escolha uma:
    
     a. I, II e III.       b. I, II e IV.                 c. II e III.              d. I e IV.


A Matriz de Referência é indispensável para as avaliações externas, porque
I – relaciona todas as competências e habilidades que serão avaliadas em cada área do conhecimento e etapa escolar.

II – aborda todos os objetivos de aprendizagem definidos pela rede de ensino e unidade escolar para compor o currículo.

III – apresenta as habilidades por meio de descritores que definem as tarefas a serem solicitadas nos itens dos testes.

IV – estabelece um padrão de qualidade ao definir quais competências e habilidades são fundamentais para cada disciplina e etapa escolar.

Estão corretas as afirmativas: Escolha uma:
     
       a. II, III e IV, apenas.        b. I, III e IV, apenas    c. I e II, apenas.    d. I, II, III e IV.

Em relação ao conceito de competência, conforme adotado pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), são feitas as seguintes afirmativas:

I – o conceito de competência tem o mesmo significado do conceito de habilidade, sendo utilizados indistintamente.

II – competência envolve a mobilização organizada de conhecimentos, habilidades e atitudes para a realização de tarefas complexas.

III – competência é a capacidade que um indivíduo possui de fazer algo pontualmente, a partir de uma situação-problema.

IV – o conceito de competência, assim como o de habilidade, são utilizados para a elaboração dos itens das avaliações em larga escala.

Estão corretas apenas as afirmativas: Escolha uma: 

a  II e IV.          b. III e IV.        c. I e II.         d. I e III

Relacionando e aprendendo :

(  1  )  Agrupa as habilidades passíveis de avalição em um teste de proficiência
(  2  ) Representa uma subdivisão de acordo com o conteúdo ,competências de área e habilidades .
(  3  ) Descreve cada uma das habilidades da Matriz
(  4  ) Avalia  apenas uma única habilidade


(  3 ) Descritor           (  4 ) Item            (  2 ) Tema Tópico   ( 1 ) Matriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário