Tema: Fábulas
Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Computação.
Temas Transversais: Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.
Procedimentais
• Construir coletivamente as combinações de convivência.
• Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas as fábulas.
• Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
• Confeccionar um varal de textos, mural coletivo com sucata.
• Fazer apresentações teatrais com base nas “fábulas’’.
• Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis.
• Aplicar atividades lúdicas.
• Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos.
• Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
• Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
• Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.
• Realizar a lecto-escrita em várias situações de interação.
• Participar de jogos e brincadeiras.
Atitudinais
• Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
• Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
• Apreciar as fábulas e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.
• Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado.
• Valorizar a leitura e a escrita.
Conceituais
• Identificar os personagens.
• Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nas fábulas.
• Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
• Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
• Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
• Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
• Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
• Reconto de história.
• Linguagem escrita: lecto-escrita, desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Justificativa
A escolha do projeto “Fábulas” se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade.
As obras, associada a um projeto pedagógico que viabilize a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitirá aos educandos e ao mediador que se assumam epistemologicamente curiosos.
Metodologia e procedimentos
• Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
• Produções coletivas e individuais de diferentes textos.
• Interpretação de diferentes linguagens.
• Ampliação do vocabulário oral e escrito.
• Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
• Construção participativa das combinações de convivência.
• Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.
Atividades
• Dinâmica de grupo.
• Pesquisa.
• Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).
• Atividades matemáticas.
• Desenhos dirigidos e espontâneos.
• Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório.
• Dobraduras.
• Máscaras, fantoches.
• Músicas.
• Pinturas.
• Listagens.
• Dramatizações.
• Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
• Escrita espontânea.
• Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.
• Mímicas.
• Sequência de figuras.
• Colagem.
• Informativos.
• Aulas externas.
Materiais didáticos/recursos
• Televisão/filmes.
• Sucatas.
• Internet/softwares.
• Tintas.
• Máquina fotográfica.
Avaliação
A avaliação do projeto pode ser realizada de forma processual, na qual serão analisados os aspectos qualitativos e adotados critérios para viabilizar a utilização dos recursos vivenciados. Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas,
Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Computação.
Temas Transversais: Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.
Procedimentais
• Construir coletivamente as combinações de convivência.
• Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas as fábulas.
• Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
• Confeccionar um varal de textos, mural coletivo com sucata.
• Fazer apresentações teatrais com base nas “fábulas’’.
• Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis.
• Aplicar atividades lúdicas.
• Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos.
• Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
• Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
• Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.
• Realizar a lecto-escrita em várias situações de interação.
• Participar de jogos e brincadeiras.
Atitudinais
• Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
• Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
• Apreciar as fábulas e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.
• Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado.
• Valorizar a leitura e a escrita.
Conceituais
• Identificar os personagens.
• Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nas fábulas.
• Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
• Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
• Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
• Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
• Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
• Reconto de história.
• Linguagem escrita: lecto-escrita, desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Justificativa
A escolha do projeto “Fábulas” se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade.
As obras, associada a um projeto pedagógico que viabilize a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitirá aos educandos e ao mediador que se assumam epistemologicamente curiosos.
Metodologia e procedimentos
• Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
• Produções coletivas e individuais de diferentes textos.
• Interpretação de diferentes linguagens.
• Ampliação do vocabulário oral e escrito.
• Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
• Construção participativa das combinações de convivência.
• Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.
Atividades
• Dinâmica de grupo.
• Pesquisa.
• Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).
• Atividades matemáticas.
• Desenhos dirigidos e espontâneos.
• Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório.
• Dobraduras.
• Máscaras, fantoches.
• Músicas.
• Pinturas.
• Listagens.
• Dramatizações.
• Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
• Escrita espontânea.
• Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.
• Mímicas.
• Sequência de figuras.
• Colagem.
• Informativos.
• Aulas externas.
Materiais didáticos/recursos
• Televisão/filmes.
• Sucatas.
• Internet/softwares.
• Tintas.
• Máquina fotográfica.
Avaliação
A avaliação do projeto pode ser realizada de forma processual, na qual serão analisados os aspectos qualitativos e adotados critérios para viabilizar a utilização dos recursos vivenciados. Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas,
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