PROJETO LIXO
Justificativa:
Esse estudo é de suma importância,
pois trará grandes contribuições para o nosso PLANETA como também para
despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode
ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e
criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para as aulas,
facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.
Objetivo Geral:
Despertar em nossos alunos a consciência
de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, inclusive ser usado na
confecção de materiais didáticos alternativos.
Objetivos Específicos:
Conscientizar os alunos da importância de
selecionar o lixo bem como suas possíveis transformações;
Perceber o lixo como matéria-prima na produção
do artesanato alternativo;
Identificar que o lixo descartável pode
servir de fonte de renda para famílias carentes, desenvolvendo assim a sua
dignidade de pessoa humana capaz de transformar a realidade que a cerca.
Promover educação ambiental
na escola, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a
comunidade;
Despertar a consciência
critica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na
escola e no bairro;
Desenvolver uma visão local
dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo;
Desenvolvimento:
Conversar com os alunos sobre
as agressões que o lixo causa a natureza;
Assistir vídeos sobre
de onde vem a matéria prima para: papéis, vidros, alumínios e plásticos; e a
importância de reciclá-los.
Incentivar os alunos a
conversar com a família, vizinhos e amigos, sobre a coleta seletiva;
Ouvir palestras sobre
reciclagem e destino do lixo na cidade; Visitar o aterro sanitário
da cidade;
Confeccionar
cartazes para expor na escola e na vizinhança;
Confeccionar
brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis;
Avaliação:
O processo avaliativo acontecerá durante
todo o período em que o projeto será desenvolvido, através de mudanças de
comportamento e pela participação e inclusão de novos hábitos na rotina
escolar.
PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO
Ed. Física
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)
Português:
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos do livro Turma do Utilixo e do vídeo sobre reciclagem
- Livro: O menino e o muro (Sonia Junqueira) - poluição visual e higiene ambiental
- Música e poesias
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem)
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frases
Matemática:
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola
História e Geografia
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?
Ciências
- O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo
Ética e cidadania
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto
Meio ambiente
- Preservação da higiene na escola e no meio social em geral
-Reciclagem
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)
Português:
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos do livro Turma do Utilixo e do vídeo sobre reciclagem
- Livro: O menino e o muro (Sonia Junqueira) - poluição visual e higiene ambiental
- Música e poesias
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem)
- Estudo de palavras-chave
- Gramática e ortografia inserida nos textos
- Produção de frases
Matemática:
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais)
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)
- Classificação dos materiais recicláveis
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola
História e Geografia
- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?
Ciências
- O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados
- Campanha da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia)
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo
Ética e cidadania
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo"
- Poluição visual
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto
Meio ambiente
- Preservação da higiene na escola e no meio social em geral
-Reciclagem
Projeto: Meio Ambiente
Tema: Cuidando do Nosso Planeta
JUSTIFICATIVA
O
nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os
alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática
social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que
para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e
criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio
ambiente.
Os
nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental,
social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro
e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato,
isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do
planta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e
cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar,
criar consciência ecológica com a comunidade escolar.
Analisar
e reconhecer o nosso entorno.
Discutir
e criar formas alternativas de ações para cuidar melhor do meio ambiente.
Divulgar
os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
RECURSOS
Diferentes
portadores textuais como livros didáticos e Paradidáticos.
(Livros
sugeridos:Eu protejo a natureza, Seis razões para Diminuir o Lixo, Mini
Larousse da Reciclagem)
Recursos
midiáticos como filmes e pesquisas na internet.
(Sugestões
de filmes- Wall-e e Turma da Mônica : Um Plano Para Salvar o Planeta)
Artistas
que retratam a utilização de materiais reciclável , como Vik Muniz
ATIVIDADE DESENCADEADORA
Os
alunos vão assistir o filme Wall-E.
Organização
do trabalho:
Conversa
com as crianças sobre o assunto.
Levantamento de hipóteses.
Levantamento de hipóteses.
Pesquisa
de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)
Efetivação
das ações concretas das montagens dos materiais.
DESENVOLVIMENTO
Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).
Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental).
Pesquisa
fotográfica.
Entrevista,
enquetes sobre a questão ambiental.
Palestras
com pessoas envolvidas com a questão ambiental.
Vídeos
(assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).
Produção
de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto.
Produção
do Jornal Ecológico.
Vivência
e excursão a locais degradados e preservados.
Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.
Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico.
Produção
e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...
Confecção de cartazes, murais.
Confecção de cartazes, murais.
Montagem
de maquetes;
Elaboração
de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. /Direitos do meio
ambiente.
Trabalhar
textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental. Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.
Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental. Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico.
Montagens
de jogos, como bingos, trilhas, etc...
Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
Desenho sobre a questão ambienta (o real e o ideal).
Pinturas, modelagens etc... Alguns elementos que compõem o meio ambiente: Água,,ar,matas,clima,animais,cidades,terra.
Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.
Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata).
Desenho sobre a questão ambienta (o real e o ideal).
Pinturas, modelagens etc... Alguns elementos que compõem o meio ambiente: Água,,ar,matas,clima,animais,cidades,terra.
Avaliação:
Será feita durante todo o processo
observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.
Culminância
ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO.
Nossa exposição terá como intuito montar
um painel da questão ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos
atingir. Dessa forma, o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da
realidade ambiental em suas vivências e experiências, montando um painel amplo
do meio ambiente como ele está. Assim, a apresentação será no sentido da
realidade até o ideal. Que será através de todas as construções e trabalhos
realizados pelos alunos
Tópicos para exploração:
» Ecologia e qualidade de vida
» A poluição causadas pelo lixo
doméstico nos ecossistemas alagoano.
» século XXI e a saúde pública.
» século XXI e as conquistas
ambientais.
» lixo e a produção artística.
» Plástico: Reutilização e
economia.
» Usinas de reciclagem de lixo.
» Adubos orgânicos a partir do
lixo, uma alternativa viável.
» Coleta seletiva de lixo
urbano e suas implicações ambientais.
» Lixo e saúde pública.
» Característica do lixo
reciclável.
» Uma fonte de desperdícios: A
baixa qualidade dos materiais utilizados na construção civil.
» Num país com fome, o lixo é
abundante em alimentos.
» Os destinos finais do lixo
urbano.
» Aterros sanitários uma
solução duvidosa.
» Educação : uma saída para o
desperdício ?
» Embalagens reciclável ou
reciclada, qual a melhor opção ?
» Reutilização ou Reciclagem:
Qual a diferença ?
» Feira de produtos obsoletos
de nossas casas.
» A dengue e o lixo na cidade
de Maceió.
» O consumo de produtos
supérfluos;
» As religiões e os problemas
ambientais;
» A matemática do Lixo;
» A arte e os produtos
descartáveis.
» O lixo tecnológico (computadores,
impressoras, etc)
» Outros.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
1 – Artes
Confecção
de objetos, utensílios e brinquedos a partir de materiais reciclável, como
latas de alumínios, garrafas PET, papéis, tecidos, etc.
Estudo
das formas;
Estudo
das cores;
Estudo
da matéria
outros.
2 – Ciências
Os conteúdos da disciplina contemplam inúmeras possibilidades da utilização do
Tema do Projeto:
A
produção de Lixo pela população;
A
poluição causada pelo Lixo Urbano;
Os
3 “Rs”;
Os
ecossistemas e os impactos causados pela sociedade de consumo;
outros.
3 – Educação Física
Equipamentos
esportivos a partir de objetos recicláveis.
A
poluição do ar e a prática esportiva.
Campanha
de doação de material esportivo para comunidades carentes.
Outros.
4 – Geografia
O
impacto da poluição no meio ambiente;
As
modificações climáticas causadas pelo acúmulos de lixo.
As
populações carentes que se sustentam nos lixões;
A
consciência da cidadania e da responsabilidade na produção e destino do lixo
doméstico.
Outros
5 – História
A
história do Lixo.
A
vida nas sociedades e a produção de lixo;
A
revolução Industrial e o aumento da produção de objetos e alimentos;
A
cidade de Maceió e a produção de lixo.
Outros;
6 – Lingua
Portuguesa
Comunicação
e expressão;
Verbalização
e escrita das questões que envolvem a reciclagem do lixo;
Produção
de textos, poesia, cordel, etc
Outros.
7 – Matemática
Os
números do Lixo em Maceió e no Brasil;
Gráficos
de demonstração da quantidade de lixo nas cidades;
Calculos
de áreas e volumes;
Outros;
8 – Religião;
A
vida ameaçada!
Como
as religiões trabalham o tema Lixo e Consumo no Brasil.
A
natureza uma criação Divina!
Outros.
Ficha de
atividade I
CiÊNCIAS
1. Pesquise
junto aos seus pais quais os materiais que são mais encontrado no lixo de sua
residência.
1. Façam
entrevistas e descubram quais os materiais que podem ser reciclados e/ou
reutilizados.
1. Pesquise
músicas que falam de ecologia.
1. Relacione
algumas manifestações artísticas e culturais do seu estado que utilizam
materiais reciclado e/ou reutilizado em seus eventos.
1. Fale
sobre os ecossistemas naturais de Alagoas e como estão sendo poluídos.
1. Quais
as entidades, em Alagoas, que trabalham com reciclagem e reutilização
de objetos provenientes do lixo urbano.
Ficha de atividade
II
CiÊNCIAS
1. Como
cidadão qual seria a postura mais correta diante da presença de uma agressão ao
meio ambiente ?
2. Agora
faça todo o esboço de seu projeto ( aborde sobre a questão da preservação,
coletividade, limpeza, etc )
"O ser humano
vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto
do universo que o cerca - uma espécie de ilusão de ótica de sua
consciência, moldado pela cultura. E essa ilusão é um tipo de prisão que
nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por
pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa
prisão, ampliando nosso círculo de compaixão, para que ele abranja
todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Poderá ser
que ninguém consiga atingir plenamente esse objetivo, mas lutar
pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e
o alicerce de nossa segurança interior".
Albert Einstein
SUGESTÕES de
Produtos :
Produção
de vídeos sobre coleta seletiva de lixo, reutilização e reciclagem;
·
Teatro sobre os problemas gerados pelo Lixo;
·
Confecção de murais: um com desenhos e/ou fotos sobre os efeitos da ação humana
sobre o meio ambiente (principalmente em nosso estado); outro com atuações do
homem em prol do meio ambiente para recuperá-lo(a nível de Alagoas, Brasil e
Mundo).
·
Confecção de um videoclipe sobre o lixo;
·
Produção de músicas e danças sobre o tema;
·
Produção de objetos de arte utilizando materiais, normalmente, encontrado no
lixo.
·
Produção de papel reciclado.
·
Palestras para alunos de outras escolas.
·
Cálculos matemáticos e estatísticos sobre a quantidade de lixo produzido.
·
Produção de um horta orgânica;
·
Confecções de maquete utilizando objetos reutilizados.
·
Exposição fotográfica sobre Lixo..
SUGESTÕES DE
PESQUISAS:
a -
Internet:
www.gir.npde.ufrpe.br
www.cnpha.embrapa.br
www.ibama.gov.br
www.josuedecastro.com.br/port/mabient
www.frm.org.br
www.feema.rg.gov.br
www.mibasa.com.br
www.ibase.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário