sábado, 28 de março de 2015

RESGATANDO O PRAZER DE LER E ESCREVER ATRAVÉS DE FÁBULAS.

PROJETO: RESGATANDO O PRAZER DE LER E ESCREVER ATRAVÉS DE FÁBULAS.
Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo”
Ruth Rocha

Identificação:

-Alunos do 5º ano do período matutino.
-Disciplina: Português

Tempo estimado:

Duas semanas aproximadamente.
Justificativa:

Este projeto justifica-se pela necessidade de promover a leitura em todos os segmentos da escola, de modo que, também, o aprendizado da língua escrita aconteça prazerosamente. Torna-se relevante investigar, entender e discutir assuntos relacionados aos diversos gêneros textuais fazendo uso da língua portuguesa culta e auxiliar na construção e aprimoramento textual.
O ambiente escolar é o lugar onde a criança tem a possibilidade de se apropriar do conhecimento científico através de diferentes metodologias. Sendo assim, esse projeto dará a oportunidade ao aluno de trabalhar com tecnologias inovadoras: a informação digital e a internet.
Pretende-se direcionar a criança a gostar de “ler” e entender as várias formas de interpretações que um texto pode transmitir e assim, conscientizá-la de que a leitura não se faz só de palavras. Dentre os variados tipos de textos existentes na sociedade, é possível formar opiniões, as quais constroem e solidificam a base do conhecimento do aluno.
É por acreditarmos que, através da leitura e escrita, formamos homens de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, desenvolveremos este projeto, também na expectativa de propiciar a criança, as superações de suas dificuldades promovendo subsídios para ampliação da leitura do mundo.

Objetivo Geral:

  • Proporcionar de maneira lúdica o gosto pela leitura facilitando a interpretação e a compreensão de diversos tipos de textos que circulam na sociedade.


Objetivos específicos:

- Promover o gosto pela leitura;
- Incentivar o uso do recurso tecnológico para fins de aprendizagem;
- Desenvolver estratégias de leitura/produção de texto e hipertexto;
- Estimular a leitura prazerosa através das atividades lúdicas;
- Oferecer novos subsídios na leitura de textos diversificados;
- Produzir textos a partir das leituras e discussões promovidas na sala de aula;
- Incentivar o prazer pela leitura auxiliando os alunos na interpretação textual;
- Inserir o aluno no conhecimento da comunicação em rede social através da internet, apropriando dos meios tecnológicos;
- Desenvolver atividades que proporcionem o despertar do gosto pela leitura de forma agradável tendo a informática como suporte;
- Possibilitar uma forma prazerosa de explorar em sala de aula as narrativas por meio do gênero história em quadrinhos e dramatizações;
- Despertar a curiosidade pela leitura em sites recomendados e aprender a criar blog;

Desenvolvimento Metodológico:

- Na primeira aula os alunos serão levados no laboratório de informática e a professora lhes apresentará o projeto solicitando que acessem o site:www.youtube.com para que assistam aos vídeos “A menina que odiava os livros” e “A importância da leitura”.
- Após, todos farão leitura silenciosa e coletiva da fábula: “A cigarra e a formiga” em slide-multimídia. Essa história foi escolhida para o projeto por ser uma fábula escrita em várias adaptações por diferentes autores.


- No termino da leitura a professora fará uma breve abordagem sobre as atividades que podem ser desenvolvidas nesse site, instigando assim, a curiosidade dos alunos.
- Depois das orientações, a professora solicitará aos alunos que pesquisem vídeos e imagens da cigarra e da formiga utilizando o google ou o site:

http://criança.uol.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

- Fazer a releitura coletiva da história “A cigarra e a formiga”.
- Pedir aos alunos que reescrevam a história da cigarra e da formiga utilizando o editor de texto writer ou word, ou word editor de texto writer,ter, a partir de um asom.jhtm olvidas nesse site, intrigandoa partir de uma das imagens pesquisadas por eles na internet para ressaltar seu trabalho.
- Durante a realização do projeto, os alunos farão algumas atividades em sala de aula relacionadas ao tema proposto. Uma delas é a leitura da fábula encontrada em diferentes adaptações: narrativo, poesia, notícia... E farão à interpretação escrita de cada texto lido.
- Os alunos farão à leitura da versão narrativa da fábula e farão à reprodução da história através de uma história em quadrinhos.
- Em uma das atividades, a professora pedirá aos alunos para ilustrar e colorir a fábula.
- O professor pedirá aos alunos que se dividam em grupos e que cada equipe faça uma dramatização da fábula ou de uma das adaptações da mesma.
- Finalizadas as atividades propostas, a professora pode coordenar uma socialização entre os alunos, usando a história “A cigarra e a formiga” para debater questões sobre valores morais.
- Exposição oral e visual sobre o que é, e qual a finalidade de se usar um blog.
- Criar um blog para postar os trabalhos da turma.
- Pesquisar na internet (Google) imagens, escolher uma e postar no blog da turma;
- Dar um título para a imagem e postar uma reflexão sobre ela, e se for necessário fazer as configurações necessárias: fonte, cor da fonte...;
- Visualizar o blog e ver as imagens postadas;
- Escolher uma imagem postada pelos colegas e postar um comentário;
- Visualizar o blog e ler os comentários postados.

Materiais utilizados:

_ Computador com acesso a internet;
_ Data –show;
_ Impressora;
_ Máquina fotográfica;
_ Livros;
_ Folhas de sulfite;
_ Lápis de cor;

Avaliação

- O processo avaliativo será feito através da participação diária e interesse dos alunos pela leitura e pelo desenvolvimento das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário