SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO
DEPARTAMENTO DE ENSINO
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
TEMA
CENTRAL: INTERDISCIPLINARIDADE E DIREITOS DE APRENDIZAGEM
1 - Currículo na perspectiva da
inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Básica e o Ciclo de Alfabetização
2 - A criança no ciclo de alfabetização
2 - A criança no ciclo de alfabetização
3 - Interdisciplinaridade no ciclo de
alfabetização
4 - A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
5 - Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização
6 - Organização da ação docente: Arte no Ciclo de Alfabetização
7 - Organização da ação docente: Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento
8 - Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização
9 - Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização
10 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes
4 - A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
5 - Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização
6 - Organização da ação docente: Arte no Ciclo de Alfabetização
7 - Organização da ação docente: Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento
8 - Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização
9 - Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização
10 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes
RECURSOS DIDÁTICOS PARA SALA DE AULA - 2015
- Livros didáticos;
- Livros de literatura (PNBE);
- Obras Complementares (PNLD);
- Jogos de alfabetização (caixa 2);
- Caixa de aprendizagem.
CARGA HORÁRIA DAS
FORMAÇÕES
I - 200 (duzentas) horas anuais,
incluindo atividades extraclasse, para os orientadores de estudo;
Seminário Inicial - 40h
Encontros – 4 x 24h
Seminário Final – 24h
Outras atividades – 40h
II - 160 (cento e sessenta) horas
anuais, incluindo atividades extraclasse, para os professores alfabetizadores.
Seminário Inicial - 16h
Encontros – 10 x 8h
Seminário Final – 24h
Outras atividades – 40h
III - 64 (sessenta e quatro) horas
anuais, incluindo atividades extraclasse, para os coordenadores das ações do
Pacto nos estados, Distrito Federal e municípios.
Seminário
Inicial - 16h
Encontros – 4 x 8h
Seminário Final – 16h
PROPOSTAS DE TRABALHO PARA 2015 -
COORDENADOR LOCAL
Seminário
de apresentação do resultado de avaliação das atividades de práticas docentes
estimuladas pelo Sispacto
|
Seminário
com participantes da formação para planejamento, execução e avaliação das
atividades (articulações e mobilização local, Sispacto, ANA e avaliações da
prática docente)
|
Reuniões
com Gestores Escolares (diretores das escolas e Coordenadores Pedagógicos)
|
Reunião
Conselho Estadual ou Municipal de Educação para ações de mobilização e gestão
educacional do sistema e das redes em prol da alfabetização
|
Reunião
com Conselheiros Escolares para ações de mobilização e gestão escolar do
Pacto
|
Reunião de
Mobilização e Avaliação do Programa com as famílias das crianças em processo
de alfabetização
|
Seminário
de Avaliação do programa no âmbito do Estado e ou Município
|
ABORDAGEM NA FORMAÇÃO
DE TEMAS PROPOSTOS PELOS COORDENADORES LOCAIS
·
Educação
inclusiva
·
Avaliações
externas (ANA, Provinha Brasil) e avaliação da aprendizagem das crianças
·
Interdisciplinaridade
·
Projetos
e sequencias didáticas
·
Oficinas
de contação de histórias e leitura
·
Produção
de texto e gêneros textuais
·
Educação
no campo
·
Oficinas
com reciclagem
·
Jogos
e atividades lúdicas (em todas as áreas)
·
Ciências
na perspectiva do letramento
·
Meio
ambiente
CRONOGRAMA
|
|
Curso inicial dos orientadores de estudo (40 horas)
|
06 a 10 de abril de 2015
|
Primeiro Seminário de Formação de orientadores de
estudo (24 horas)
|
13 a 15 de maio de 2015
|
Segundo Seminário de Formação de orientadores de
estudo (24 horas)
|
01 a 03 de julho de 2015
|
Terceiro Seminário de Formação de orientadores de
estudo (24 horas)
|
31 de agosto a 02 de setembro de 2015
|
Quarto Seminário de Formação de orientadores de
estudo (24 horas)
|
02 a 04 de
novembro de 2015
|
Seminário de Encerramento 2015
|
Fevereiro 2016
(Centro de Convenções)
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Ações por adesão complementar
Formação para coordenadores locais
Mediação de leitura / formação de
leitores
Educação inclusiva: alfabetização de
crianças com deficiência
Educação do Campo
Jogos e brincadeiras na alfabetização
Pesquisa
Ações junto às equipes gestoras das
secretarias e secretários de educação
Caderno para Gestores 2015
Retomada do Caderno de Apresentação 2013
Encontros para avaliação e monitoramento do
Programa
Assessoria às secretarias para discussão de
temas relacionados ao ciclo de alfabetização
Temas tratados no Caderno para Gestores
1 - A
Importância dos Processos de Gestão e Mobilização no Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa
2 -
Organização do trabalho pedagógico dentro e fora da sala de aula: o ciclo de
alfabetização e as implicações para a gestão de sistemas e de escolas.
3 - O PNAIC
nos municípios: o que muda na gestão municipal e escolar?
4 -
Possibilidades, Limites e Desafios da Política das Avaliações em Larga Escala
na Alfabetização.
5 - Ciclo de
Alfabetização e avaliação: Progressão escolar e das aprendizagens
6 - Os
desafios para a gestão local: O papel da coordenação local na mobilização
do PNAIC
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