JUSTIFICATIVA: Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por
diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma
constante interação através da ação leitora.A todo instante nos deparamos com a
linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas
de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe
diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes
e, agora, navegantes.
A escola é
um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto,
habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se
venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da
exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade
supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a
gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com
aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em
que as leituras ocorrem.
Com o
propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em
suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e
escrevem, a Secretaria de Educação Cultura
e Desporto , desenvolve o Projeto de Leitura “Lendo e Escrevendo na
Escola”, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras que apresentam
no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa
escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.
Objetivo - Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para
estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo
moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores;
Objetivos
Específicos;
• Desenvolver
estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
• Propor
situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros
diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade
crescente;
• Fazer
parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a
indicação das apreciadas;
• Buscar
informações, selecionar estratégias de leitura conforme os propósitos
específicos;
•
Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de
variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas
capacidades criativas;
• Incentivar
o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua
Portuguesa;
•
Identificar as características dos gêneros estudados;
• Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos
linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com
seu gênero;
• Reconhecer
a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
• Produzir e
revisar textos em diferentes gêneros;
-
Objetivo Geral Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos.
Objetivos Específicos:
Desenvolver
estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no
cotidiano.
Fomentar a
prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e
autores.
Desenvolver
habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
Expressar de
diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
4-
Estratégias/Metodologias
Seleção de
obras, revistas, textos, etc.
Rodas de
leituras.
Poesias,
jograis, parodias, e cordel.
Peças
teatrais.
Pesquisas de
temas variados (meio ambiente, drogas...)
Uso de
músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, etc.
Oficinas de
poesias.
Divulgação
de autores dos livros trabalhados.
Dramatização
de histórias infanto-juvenil.
Reescritas
de fábulas.
Criação de
histórias apoiadas em imagens.
Criação de
histórias em quadrinhos.
Uso de
vídeos.
Conteúdos:
•
Leitura
• Procedimentos
de leitura;
•
Características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel;fábulas;etc
• Produção
de textos;
• Revisão de
textos;
Situações de
aprendizagem:
6º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue com
os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Poema;
• Faça a
leitura de um poema bem interessante para turma;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Faça
leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
• Apresente
a biografia de alguns autores (Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade) e
outros que o professor considera interessante;
• Proponha
que os alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
• Peça que
os alunos façam a reescrita de poemas;
• Desafie os
alunos a declamarem os poemas;
7º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Conto;
• Selecione
vários contos para que os alunos leiam;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Realizar a
oficina do livro O príncipe feliz e outros contos, de Oscar Wilde;
• Proponha a
reescrita de um conto com um novo enfoque;
• Organize
uma coletânea de contos reescritos pelos alunos;
• Prepare
uma peça teatral baseada em um conto que os alunos consideram interessante;
8º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Memória Literárias;
• Selecione
livros e textos de Memórias literárias para que os alunos leiam;
• Leituras
de memórias literárias pelo professor;
• Leitura
pelo professor da produção literária da Clarisse, fazendo as marcações
necessárias;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Proponha a
leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
• Roda de
leitura para socializar o livro lido em casa;
• Incentive
os alunos a escreveram suas memórias e/ou as de outra pessoa;
• Organize
uma coletânea de Memórias Literárias;
9º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Realize
pesquisas sobre a origem do cordel e dos principais cordelistas brasileiros no
Laboratório de Informática e Biblioteca;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Literatura de Cordel;
• Selecione
livros de Literatura de Cordel para que os alunos leiam;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Comente
com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões
com amigos e colegas;
• Proponha a
leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
• Roda de
leitura para socializar o livro lido em casa;
• Comente
com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões
com amigos e colegas;
• Solicite
que em duplas os alunos escrevam um livro de Literatura de Cordel;
• Faça a
reescrita dos textos de cordel;
• Organize
uma coletânea dos livros escritos pelos alunos;
• Incentive
os alunos declamar os textos poéticos para a comunidade escolar.
• Criar um
jornal mural;
Produto
final – Realizar uma amostra de todo o
projeto.
Recursos: Livros literários, livros infanto-juvenil, revistas, jornais, literatura
de cordel, caixinha de leitura, data show, computador, cartaz, televisão, DVD,
quadro de giz.
Avaliação
- Considerar a participação e o interesse
de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na
clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados
nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos
construídos ao longo do projeto.
Bibliografia:
Nova escola
– Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola
– Ed – Especial Planejamento;
Nova escola
– Ed. Especial Produção de texto;
Nova escola
– Ler na escola – Ago/ 2010;
Nova escola
– Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010 ;
Nova escola
– Leitura – as melhores estratégias para ler por prazer, para estudar, para se
informar Ago/ 2006;
Revista
Mundo Jovem – Encarte “Leitura, uma atitude inteligente – Set/ 2010.
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