Esta é
uma sugestão de planejamento desenvolvido para trabalhar-se com poesias e
instruções, em uma turma de 4º ano.
Tema do projeto: Gêneros textuais: Poesias e Instruções
Título: Poesias e Instruções – diferentes tipos de textos.
Período de duração: 1 semana
Faixa Etária: 4º ano (9 anos)
1. JUSTIFICATIVA
O trabalho com gêneros textuais é de grande importância para o aprendizado das crianças. Propor atividades contextualizadas e que envolvam diferentes tipos de texto é preciso para que os educandos compreendam essa diversidade e a finalidade de cada um.
Como vimos já no semestre anterior, é necessário apresentarmos aos alunos outros textos que não histórias, contos de fada, gibis, etc. Não que esses sejam desnecessários, pois também servem para muitos objetivos, mas é preciso ensiná-los com poesias e instruções, por exemplo. Esses e outros tipos de textos fazem parte dos objetivos propostos pelo PCN de Língua Portuguesa:
• ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los;
• produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados; (PCN vol. 2, 1997. p.79 e 80)
Partindo desses objetivos escolhemos abordar os seguintes tipos de texto: instruções e poesias. O primeiro refere-se a um gênero denominado ‘prescritivo’ o qual tem a finalidade de explicar como fazer algo. No caso desse planejamento, em específico, trataremos de instruções de jogos e da importância dessas para o bom andamento dos mesmos. Também iremos propor que as próprias crianças elaborem as regras de um jogo criado em sala de aula a fim de que elas exercitem a escrita desse tipo de texto.
O segundo tipo de texto se encontra no gênero ‘literário’ que serve para proporcionar prazer em sua leitura. Nesse planejamento iremos trabalhar com poesias, leitura e interpretação das mesmas, bem como a criação de poesias pelos alunos. Ao trabalharmos com esse tipo de texto queremos proporcionar momentos prazerosos de escuta, leitura e escrita, além de desenvolvermos a criatividade e ampliarmos o vocabulário da turma.
Portanto,
Os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma aos textos. (PCN vol. 2, 1997. p.23)
É isso que buscamos com o nosso planejamento, mostrar para a turma que os textos tem uma função social e que os gêneros escolhidos servem para finalidades diferentes. Além disso, realizaremos atividades contextualizadas para que os objetivos traçados sejam alcançados.
2. ÍNDICE
- Para que servem as regras dos jogos?
- Como elas são elaboradas?
- O que pode ser tema de uma poesia?
- Toda poesia precisa rimar?
3. Objetivo Geral
Conhecer e fazer uso de alguns gêneros textuais (poesia e instruções) para a compreensão das especificidades e diferenças que elas apresentam, bem como ampliar a linguagem oral e escrita.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as características da poesia e das instruções;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita;
- Estimular a criatividade;
- Desenvolver a motricidade fina através da escrita;
- Produzir poesias para desenvolver sentidos e significados relacionados às suas vivências, com base em autores conhecidos;
- Interpretar poesias;
- Construir poesias destacando rimas, dando sonoridade e ritmo ao texto;
- Compreender o uso das metáforas;
- Elaborar as instruções de um jogo criado em sala de aula.
5. CONTEÚDOS
5.1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gêneros textuais: poesia e instruções;
- Leitura e escrita;
- Compreensão leitora;
- Vocabulário;
- Jogos.
5.2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura de poesias;
- Construção de poesias;
- Elaboração de poesias com rimas e metáforas;
- Interpretação de poesias;
- Leitura de imagens;
- Elaboração de instruções e construção de um jogo.
5.3. CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Trabalho em equipe e individualmente;
- Apreciação de poesias;
- Participação nas atividades propostas;
- Interação e socialização com os colegas.
6. METODOLOGIA
- Leitura de poesias;
- Produção de poesias a partir da leitura de imagens;
- Produção de poesias compostas por rimas e metáforas;
- Interpretação de poesias;
- Confecção de um jogo e elaboração de suas instruções;
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, levando em consideração o interesse e a participação do educando. Será feito um registro, contendo as considerações relevantes em relação a cada um dos alunos durante a realização das atividades.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série). Volume 2: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997;
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA.Na Ponta do Lápis;Prol Gráfica; São Paulo,2009.
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA.Poetas da Escola;Prol Gráfica; São Paulo,2010.
Tema do projeto: Gêneros textuais: Poesias e Instruções
Título: Poesias e Instruções – diferentes tipos de textos.
Período de duração: 1 semana
Faixa Etária: 4º ano (9 anos)
1. JUSTIFICATIVA
O trabalho com gêneros textuais é de grande importância para o aprendizado das crianças. Propor atividades contextualizadas e que envolvam diferentes tipos de texto é preciso para que os educandos compreendam essa diversidade e a finalidade de cada um.
Como vimos já no semestre anterior, é necessário apresentarmos aos alunos outros textos que não histórias, contos de fada, gibis, etc. Não que esses sejam desnecessários, pois também servem para muitos objetivos, mas é preciso ensiná-los com poesias e instruções, por exemplo. Esses e outros tipos de textos fazem parte dos objetivos propostos pelo PCN de Língua Portuguesa:
• ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los;
• produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados; (PCN vol. 2, 1997. p.79 e 80)
Partindo desses objetivos escolhemos abordar os seguintes tipos de texto: instruções e poesias. O primeiro refere-se a um gênero denominado ‘prescritivo’ o qual tem a finalidade de explicar como fazer algo. No caso desse planejamento, em específico, trataremos de instruções de jogos e da importância dessas para o bom andamento dos mesmos. Também iremos propor que as próprias crianças elaborem as regras de um jogo criado em sala de aula a fim de que elas exercitem a escrita desse tipo de texto.
O segundo tipo de texto se encontra no gênero ‘literário’ que serve para proporcionar prazer em sua leitura. Nesse planejamento iremos trabalhar com poesias, leitura e interpretação das mesmas, bem como a criação de poesias pelos alunos. Ao trabalharmos com esse tipo de texto queremos proporcionar momentos prazerosos de escuta, leitura e escrita, além de desenvolvermos a criatividade e ampliarmos o vocabulário da turma.
Portanto,
Os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma aos textos. (PCN vol. 2, 1997. p.23)
É isso que buscamos com o nosso planejamento, mostrar para a turma que os textos tem uma função social e que os gêneros escolhidos servem para finalidades diferentes. Além disso, realizaremos atividades contextualizadas para que os objetivos traçados sejam alcançados.
2. ÍNDICE
- Para que servem as regras dos jogos?
- Como elas são elaboradas?
- O que pode ser tema de uma poesia?
- Toda poesia precisa rimar?
3. Objetivo Geral
Conhecer e fazer uso de alguns gêneros textuais (poesia e instruções) para a compreensão das especificidades e diferenças que elas apresentam, bem como ampliar a linguagem oral e escrita.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as características da poesia e das instruções;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita;
- Estimular a criatividade;
- Desenvolver a motricidade fina através da escrita;
- Produzir poesias para desenvolver sentidos e significados relacionados às suas vivências, com base em autores conhecidos;
- Interpretar poesias;
- Construir poesias destacando rimas, dando sonoridade e ritmo ao texto;
- Compreender o uso das metáforas;
- Elaborar as instruções de um jogo criado em sala de aula.
5. CONTEÚDOS
5.1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gêneros textuais: poesia e instruções;
- Leitura e escrita;
- Compreensão leitora;
- Vocabulário;
- Jogos.
5.2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura de poesias;
- Construção de poesias;
- Elaboração de poesias com rimas e metáforas;
- Interpretação de poesias;
- Leitura de imagens;
- Elaboração de instruções e construção de um jogo.
5.3. CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Trabalho em equipe e individualmente;
- Apreciação de poesias;
- Participação nas atividades propostas;
- Interação e socialização com os colegas.
6. METODOLOGIA
- Leitura de poesias;
- Produção de poesias a partir da leitura de imagens;
- Produção de poesias compostas por rimas e metáforas;
- Interpretação de poesias;
- Confecção de um jogo e elaboração de suas instruções;
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, levando em consideração o interesse e a participação do educando. Será feito um registro, contendo as considerações relevantes em relação a cada um dos alunos durante a realização das atividades.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série). Volume 2: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997;
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA.Na Ponta do Lápis;Prol Gráfica; São Paulo,2009.
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA.Poetas da Escola;Prol Gráfica; São Paulo,2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário