REFORÇO DE MATEMATICA PARA 6º,7,º.8º E 9º ANO
PROJETO DE REFORÇO PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Para
aprender é certo que exige esforço, mais vale apenas e para que isso se
torne mais fácil é importante ler, e ler bem, para entender, aprender
a aprender, daí veio este projeto.“É melhor sofrer agora para estudar, do que
sofrer a vida toda por não ter estudado”
OBJETIVO
Ampliar a
preparação dos alunos do nono ano para melhorar o resultado da proficiência nas
avaliações externas.
MÉDIA
DO IDEB 2009 - 2011
PORTUGUÊS:
MATEMÁTICA:
JUSTIFICATIVA
Os resultados matemáticos do Sistema Permanente de Avaliação da
Educação Básica-SPAECE, correspondente ao ano de 2009 e 2011, revela o
potencial da escola em crescimento em matemática, mas diminuiu em
português. Sendo necessário permanecer crescendo nas duas frentes.
Este projeto será desenvolvido para continuar ampliando a proficiência do
resultado matemático nas avaliações externas. Diante do resultado, a conclusão,
mais geral, a que se chega é que devemos preparar nossos alunos para que
ingressem no ensino médio possuindo as habilidades e
competências necessárias para o bom desempenho na sua vida escola e
descubra o prazer pelo conhecimento.
Tomada as
disciplinas básicas (português e matemática,) como disciplinas eixos que
têm relações com as demais, isso significa dizer que o baixo nível de
proficiência em- matemática e português – têm consequências na totalidade das
demais disciplinas.
IMPORTÂNCIA
DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO HOMEM
A leitura é
imprescindível na vida de todos nós. Trata-se de uma atividade mais do que
necessária ao desenvolvimento do nosso pensamento, do nosso intelecto, das
nossas opiniões, das nossas reflexões, das críticas construtivas, do nosso
conhecimento de mundo e enfim do nosso conhecimento acerca da história dos
homens, acerca de nós mesmo, que somos parte integrante deste mundo e que
tanto, nos últimos tempos está clamando por homens e mulheres ativos e com
consciência de que precisamos mudar a nossa maneira de fazer e refazer o que já
foi construído até agora. Portanto, saber ler, interpretar é o básico para
trilhar este caminho. E a matemática também trabalha com a leitura de
dados e não pode ser considerada uma ciência desligada da realidade. Ao
contrario, ela é, e deve ser vista como algo presente nas mais variada
situações do nosso dia-a-dia, seja quando compramos um produto, olhamos as
horas ou subimos em uma balança e etc.
Além disso,
a matemática estimula a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a
iniciativa pessoal e o trabalho coletivo, bem como fornece ferramentas que nos
ajudam a enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados, e desenvolver
estratégias. Por isso, quem estuda e usa a matemática no dia-a-dia tem a
oportunidade de se tornar uma pessoa mais criativa e crítica em relação ao
mundo à sua volta, exercendo, assim, seu papel de cidadão.
Por essas
razões, deseja-se que este projeto, além do reforço, venha fazer que o aluno
goste de matemática percebendo a presença dela em seu cotidiano, utilizar seus
conhecimentos na resolução de diversas situações-problema e analisar e
interpretar criticamente as informações e dados apresentados nos
diversos meios de comunicação.
Diante desse
quadro, constata-se que se deve a necessidade do desenvolvimento de uma ação
específica no nono ano com vista à consolidação de habilidades e competências
no ensino matemática como reforço para sanar dificuldades básicas e ajudar o
professor titular desenvolver melhor seu trabalho em sala de aula e assim
continuar crescendo em conhecimento dentro dos conteúdos ministrado dentro da
sala de aula e em avaliações externas. E dessa maneira, trata-se de uma ação
focada nas informações, que os alunos talvez já saibam, mas ainda não têm
consciência de como as mesmas são tratadas dentro da prova Brasil, por isso irá
desenvolver essa ação informando ao aluno o que a questão está testando de suas
habilidades, e assim o aluno será capaz de concretizar aquilo que muitas vezes
ele já sabe e não tem consciência.
O PAPEL DO
PROFESSOR TITULAR NO PROJETO
Trata-se
de uma ação conjunta e articulada com o professor da sala de aula, ficando o
professor da sala imbuído também de coordenar os trabalhos em sala de aula mais
de uma maneira mais geral, assim, não deixando de ser também um avaliador do
projeto, será ele, o que terá a maior possibilidade de avaliar o projeto, percebendo
se os alunos estão melhorando as habilidades e competências dentro da sala de
aula. Será o professor de sala de aula o nosso maior motivador, engajando
nossos alunos a participarem das ações do projeto no contra
turno. Atuando como diagnosticador das dificuldades dos
alunos, pois só ele conhece o desempenho de cada aluno em avaliações escrita e
rendimentos.
MATERIAL
DIDÁTICO DO CURSO
O material
didático utilizados será livros didáticos que contenham os conteúdos básicos
para o reforço e que façam referência às matrizes do SAEPE e SAEB e que
são requisitos para a aprendizagem efetiva dos conteúdos e que, também, vem
sendo trabalhado em sala de aula pelo professor titular. As aulas propostas
obedecerão a uma organização. A metodologia partirá do conteúdo mais simples ao
mais complexo, tanto em termos de conteúdo e níveis de abstração de raciocínio
lógico-analítico, articulação e compreensão quanto às questões e atividades. O
mais simples consiste no atual nível em que se encontra a maioria dos alunos e
o mais complexo no nível necessário que precisam chegar para continuar a
aprender. Sendo que o projeto foi desenvolvido para ser aplicado por qualquer
professor com habilidades para interpretação de dados matemáticos.
PÚBLICO ALVO
Alunos dos
últimas séries do Ensino Fundamental II
METODOLOGIA
DAS AULAS
Procedimento
para a condução das aulas: explicação de cada questão/ atividade, incluindo
objetivo, conhecimento/conteúdo envolvidas nas questões. As aulas serão
ministradas de forma dialógica, expositiva, leitura, discussão, ilustrativa
(analogia com a realidade).
ESTRATÉGIAS
Contextualizar
a matemática com o cotidiano do aluno através de aulas analógicas
O
curso será desenvolvido de forma simples, didática, dinâmica e
interativa.
MATERIAL SEM
CUSTO PARA ESCOLA
Como o
conteúdo de matemática é mais individualizado será utilizado apena um livro
para revisar o conteúdo no quadro-negro, não havendo a necessidade de material coletivo
para o desempenho do curso de reforço.
ESPAÇO E
RECURSOS
Professor,
sala de aula com carteiras escolar, quadro-negro, dicionários, livros
didáticos, jornais e revistas para coletar dados e informações do campo da
matemática etc.
DESCRITORES
QUE SERÃO EXIGIDO DO ALUNO NA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
Espaço e
forma
D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações
D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos
D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas
D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos
D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram
D8 Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)
D9 Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas
D10 Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos
D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações
Grandezas e medidas
D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas
D13 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas
D14 Resolver problema envolvendo noções de volume
D15 Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida
Números e operações / Álgebra e funções
D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica
D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica
D18 Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D19 Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional
D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D23 Identificar frações equivalentes
D24 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos
D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D26 Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D27 Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais
D28 Resolver problema que envolva porcentagem
D29 Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas
D30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica
D31 Resolver problema que envolva equação de segundo grau
D32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões)
D33 Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema
D34 Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema
D35 Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau
Tratamento da informação
D36 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos
D37 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações
D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos
D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas
D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos
D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram
D8 Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)
D9 Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas
D10 Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos
D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações
Grandezas e medidas
D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas
D13 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas
D14 Resolver problema envolvendo noções de volume
D15 Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida
Números e operações / Álgebra e funções
D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica
D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica
D18 Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D19 Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional
D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D23 Identificar frações equivalentes
D24 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos
D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D26 Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D27 Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais
D28 Resolver problema que envolva porcentagem
D29 Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas
D30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica
D31 Resolver problema que envolva equação de segundo grau
D32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões)
D33 Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema
D34 Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema
D35 Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau
Tratamento da informação
D36 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos
D37 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
CONTEÚDO
A SER DESENVOLVIDO NO DECORRER DO CURSO
PRIMEIRA
ETAPA
OBJETIVOS
Com esse
módulo deseja-se revisar os seguintes conteúdos:
--revisar a
tabuada;
--revisar as
quatro operações;
_ Utilizar
os sinais =, , e para estabelecer relações entre dois
números;
_ Solucionar
expressões numéricas simples, envolvendo adição, subtração, Multiplicação e
divisão;
_ Determinar
o valor de uma parcela desconhecida em adições, subtrações, Multiplicações e
divisões;
_ Escrever
corretamente a leitura de um número no sistema de numeração decimal;
SEGUNDA
ETAPA
Nesta etapa
revisão dos seguintes conteúdos
Você
aprenderá um novo conjunto de números para representar
Situações em
que apenas os elementos do conjunto N não são suficientes.
Esse
conjunto de números é denominado CONJUNTO DE NÚMEROS
INTEIROS.
Identificar Z como
o conjunto N ampliado;
Localizar
na reta numerada os elementos de Z;
Comparar
dois números inteiros, utilizando os sinais , ou =;
Escrever o
simétrico de um número inteiro;
Determinar
o módulo ou o valor absoluto de um número inteiro;
Adicionar,
subtrair, multiplicar e dividir corretamente dois ou mais números Inteiros;
Efetuar
corretamente a potência de um número inteiro;
Efetuar a
radiciação de um número inteiro.
TERCEIRA
ETAPA
Pretende-se
revisar os seguintes conteúdos:
- Identificar
representações de ponto, reta e plana em situações
Concretas;
- Representar
e nomear ponto, reta e plana;
- Identificar
as posições das retas em vertical, horizontal e inclinada,
- Identificar
as posições de duas retas num plano em paralelas, concorrentes
E
coincidentes;
- Identificar
segmento de reta, segmentos consecutivos e segmentos
Congruentes;
- Identificar
um polígono;
- Distinguir
os lados e as diagonais de um polígono e calcular o nº de
Diagonais;
- Calcular
o perímetro de um polígono;
- Identificar
o uso de ângulos;
- Reconhecer
os ângulos: reto, agudo e obtuso;
- Determinar
os ângulos complementares e suplementares;
- Reconhecer
ângulos congruentes e ângulos opostos pelo vértice;
-
Caracterizar um triângulo representando e nomeando seus elementos;
- Verificar
a existência de um triângulo formado com três segmentos
Dados;
- Determinar
a medida de um dos ângulos internos de um triângulo,
Conhecendo
as medidas dos outros ângulos;
-
Identificar a mediana, a altura e a bissetriz de um triângulo;
-
Classificar triângulos quanto à medida dos lados e quanto à medida dos
Ângulos;
-
Identificar triângulos semelhantes;
- Determinar
a razão de semelhança em triângulos semelhantes;
- Calcular a
medida de lados em triângulos semelhantes.
- Aplicar o
Teorema de Talvez;
- Aplicar as
relações métricas no triângulo retângulo em resolução de
Situações-problemas.
QUARTA ETAPA
Nesta etapa
pretende-se revisar os seguintes conteúdos:
Reconhecer
expressões numéricas e expressões algébricas;
Calcular o
valor numérico de uma expressão algébrica;
Identificar
o coeficiente e a parte literal de um monômio;
Escrever
sentenças matemáticas;
Equacionar
problemas do primeiro grau;
Resolver e
interpretar problemas do primeiro grau;
Relacionar
equações com o dia-a-dia;
Resolver
algebricamente um sistema de equações do 1º grau
Pelo método
da adição;
Interpretar
problemas com duas incógnitas relacionando-os
Com o
cotidiano montando um sistema de equações;
Resolver
os sistemas e interpretar as respostas;
Conhecer o
método geométrico no plano cartesiano para
Resolver
sistemas de equações do 1º grau.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Este projeto
de reforço será flexível, tendo em vista as dificuldades de cada aluno e será
ministrado de acordo com a orientação do professor titular da
disciplina de matemática, tendo em vista que ele é o profissional capaz de
diagnosticar com mais clareza as dificuldades de cada aluno. Sendo
flexível, ainda, por ter assunto no conteúdo acima especificado que às vezes o
aluno já domina e assim o importante é superar as dificuldades e não dar aula
de todo o conteúdo, ficando essa tarefa para o professor de sala.
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