terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

REFORÇO DE MATEMATICA PARA 6º,7,º.8º E 9º ANO

REFORÇO DE MATEMATICA PARA 6º,7,º.8º E 9º ANO
PROJETO DE REFORÇO PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
                 
Para aprender é certo que exige esforço, mais vale apenas e para que isso se torne mais fácil é importante ler, e ler bem, para entender, aprender a aprender, daí veio este projeto.“É melhor sofrer agora para estudar, do que sofrer a vida toda por não ter estudado”

OBJETIVO
Ampliar a preparação dos alunos do nono ano para melhorar o resultado da proficiência nas avaliações externas.
MÉDIA DO  IDEB      2009  -    2011
PORTUGUÊS:           
MATEMÁTICA:          

JUSTIFICATIVA

Os resultados matemáticos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica-SPAECE, correspondente ao ano de 2009 e 2011, revela o potencial da escola em crescimento em matemática, mas diminuiu em português.  Sendo necessário permanecer crescendo nas duas frentes. Este projeto será desenvolvido para continuar ampliando a proficiência do resultado matemático nas avaliações externas. Diante do resultado, a conclusão, mais geral, a que se chega é que devemos preparar nossos alunos para que ingressem no ensino médio possuindo as habilidades e competências necessárias para o bom desempenho na sua vida escola e descubra o prazer pelo conhecimento.
Tomada as disciplinas básicas (português e matemática,) como disciplinas eixos que têm relações com as demais, isso significa dizer que o baixo nível de proficiência em- matemática e português – têm consequências na totalidade das demais disciplinas.

IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO HOMEM
A leitura é imprescindível na vida de todos nós. Trata-se de uma atividade mais do que necessária ao desenvolvimento do nosso pensamento, do nosso intelecto, das nossas opiniões, das nossas reflexões, das críticas construtivas, do nosso conhecimento de mundo e enfim do nosso conhecimento acerca da história dos homens, acerca de nós mesmo, que somos parte integrante deste mundo e que tanto, nos últimos tempos está clamando por homens e mulheres ativos e com consciência de que precisamos mudar a nossa maneira de fazer e refazer o que já foi construído até agora. Portanto, saber ler, interpretar é o básico para trilhar este caminho. E a matemática também trabalha com a leitura de dados e não pode ser considerada uma ciência desligada da realidade. Ao contrario, ela é, e deve ser vista como algo presente nas mais variada situações do nosso dia-a-dia, seja quando compramos um produto, olhamos as horas ou subimos em uma balança e etc.
Além disso, a matemática estimula a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a iniciativa pessoal e o trabalho coletivo, bem como fornece ferramentas que nos ajudam a enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados, e desenvolver estratégias. Por isso, quem estuda e usa a matemática no dia-a-dia tem a oportunidade de se tornar uma pessoa mais criativa e crítica em relação ao mundo à sua volta, exercendo, assim, seu papel de cidadão.
Por essas razões, deseja-se que este projeto, além do reforço, venha fazer que o aluno goste de matemática percebendo a presença dela em seu cotidiano, utilizar seus conhecimentos na resolução de diversas situações-problema e analisar e interpretar criticamente as informações e dados  apresentados nos diversos meios de comunicação.
Diante desse quadro, constata-se que se deve a necessidade do desenvolvimento de uma ação específica no nono ano com vista à consolidação de habilidades e competências no ensino matemática como reforço para sanar dificuldades básicas e ajudar o professor titular desenvolver melhor seu trabalho em sala de aula e assim continuar crescendo em conhecimento dentro dos conteúdos ministrado dentro da sala de aula e em avaliações externas. E dessa maneira, trata-se de uma ação focada nas informações, que os alunos talvez já saibam, mas ainda não têm consciência de como as mesmas são tratadas dentro da prova Brasil, por isso irá desenvolver essa ação informando ao aluno o que a questão está testando de suas habilidades, e assim o aluno será capaz de concretizar aquilo que muitas vezes ele já sabe e não tem consciência.

O PAPEL DO PROFESSOR TITULAR NO PROJETO
 Trata-se de uma ação conjunta e articulada com o professor da sala de aula, ficando o professor da sala imbuído também de coordenar os trabalhos em sala de aula mais de uma maneira mais geral, assim, não deixando de ser também um avaliador do projeto, será ele, o que terá a maior possibilidade de avaliar o projeto, percebendo se os alunos estão melhorando as habilidades e competências dentro da sala de aula. Será o professor de sala de aula o nosso maior motivador, engajando nossos alunos a participarem das ações do projeto no contra turno.   Atuando como diagnosticador das dificuldades dos alunos, pois só ele conhece o desempenho de cada aluno em avaliações escrita e rendimentos.

MATERIAL DIDÁTICO DO CURSO
O material didático utilizados será livros didáticos que contenham os conteúdos básicos para o reforço e que façam referência às matrizes do SAEPE e  SAEB e que são requisitos para a aprendizagem efetiva dos conteúdos e que, também, vem sendo trabalhado em sala de aula pelo professor titular. As aulas propostas obedecerão a uma organização. A metodologia partirá do conteúdo mais simples ao mais complexo, tanto em termos de conteúdo e níveis de abstração de raciocínio lógico-analítico, articulação e compreensão quanto às questões e atividades. O mais simples consiste no atual nível em que se encontra a maioria dos alunos e o mais complexo no nível necessário que precisam chegar para continuar a aprender. Sendo que o projeto foi desenvolvido para ser aplicado por qualquer professor com habilidades para interpretação de dados matemáticos. 


PÚBLICO ALVO
Alunos dos últimas séries do Ensino Fundamental II
METODOLOGIA DAS AULAS
Procedimento para a condução das aulas: explicação de cada questão/ atividade, incluindo objetivo, conhecimento/conteúdo envolvidas nas questões. As aulas serão ministradas de forma dialógica, expositiva, leitura, discussão, ilustrativa (analogia com a realidade).
ESTRATÉGIAS
Contextualizar a matemática com o cotidiano do aluno através de aulas analógicas
O curso  será desenvolvido de forma simples, didática, dinâmica e interativa.
MATERIAL SEM CUSTO PARA ESCOLA
Como o conteúdo de matemática é mais individualizado será utilizado apena um livro para revisar o conteúdo no quadro-negro, não havendo a necessidade de material coletivo para o desempenho do curso de reforço.
ESPAÇO E RECURSOS
Professor, sala de aula com carteiras escolar, quadro-negro, dicionários, livros didáticos, jornais e revistas para coletar dados e informações do campo da matemática etc.
DESCRITORES QUE SERÃO EXIGIDO DO ALUNO NA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
Espaço e forma

D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas

D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações

D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos

D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades

D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas

D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos

D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram

D8 Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)

D9 Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas

D10 Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos

D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações

Grandezas e medidas

D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas

D13 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas

D14 Resolver problema envolvendo noções de volume

D15 Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida

Números e operações / Álgebra e funções

D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica

D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica

D18 Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

D19 Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional

D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados

D23 Identificar frações equivalentes

D24 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos

D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

D26 Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

D27 Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais

D28 Resolver problema que envolva porcentagem

D29 Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas

D30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica

D31 Resolver problema que envolva equação de segundo grau

D32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões)

D33 Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema

D34 Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema

D35 Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau

Tratamento da informação

D36 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos

D37 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
 CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO NO DECORRER DO CURSO

PRIMEIRA ETAPA
OBJETIVOS
Com esse módulo deseja-se revisar os seguintes conteúdos:
--revisar a tabuada;

--revisar as quatro operações;

_ Utilizar os sinais =, , e para estabelecer relações entre dois números;
_ Solucionar expressões numéricas simples, envolvendo adição, subtração, Multiplicação e divisão;
_ Determinar o valor de uma parcela desconhecida em adições, subtrações, Multiplicações e divisões;
_ Escrever corretamente a leitura de um número no sistema de numeração decimal;

SEGUNDA ETAPA

Nesta etapa revisão dos seguintes conteúdos
 Você aprenderá um novo conjunto de números para representar
Situações em que apenas os elementos do conjunto N não são suficientes.
Esse conjunto de números é denominado CONJUNTO DE NÚMEROS
INTEIROS.
Identificar Z como o conjunto N ampliado;
Localizar na reta numerada os elementos de Z;
Comparar dois números inteiros, utilizando os sinais , ou =;
Escrever o simétrico de um número inteiro;
Determinar o módulo ou o valor absoluto de um número inteiro;
Adicionar, subtrair, multiplicar e dividir corretamente dois ou mais números Inteiros;
Efetuar corretamente a potência de um número inteiro;
Efetuar a radiciação de um número inteiro.

TERCEIRA ETAPA
Pretende-se revisar os seguintes conteúdos:

- Identificar representações de ponto, reta e plana em situações
Concretas;
- Representar e nomear ponto, reta e plana;
- Identificar as posições das retas em vertical, horizontal e inclinada,
- Identificar as posições de duas retas num plano em paralelas, concorrentes
E coincidentes;
- Identificar segmento de reta, segmentos consecutivos e segmentos
Congruentes;
- Identificar um polígono;
- Distinguir os lados e as diagonais de um polígono e calcular o nº de
Diagonais;
- Calcular o perímetro de um polígono;
- Identificar o uso de ângulos;
- Reconhecer os ângulos: reto, agudo e obtuso;
- Determinar os ângulos complementares e suplementares;
- Reconhecer ângulos congruentes e ângulos opostos pelo vértice;
- Caracterizar um triângulo representando e nomeando seus elementos;
- Verificar a existência de um triângulo formado com três segmentos
Dados;
- Determinar a medida de um dos ângulos internos de um triângulo,
Conhecendo as medidas dos outros ângulos;
- Identificar a mediana, a altura e a bissetriz de um triângulo;
- Classificar triângulos quanto à medida dos lados e quanto à medida dos
Ângulos;
- Identificar triângulos semelhantes;
- Determinar a razão de semelhança em triângulos semelhantes;
- Calcular a medida de lados em triângulos semelhantes.
- Aplicar o Teorema de Talvez;
- Aplicar as relações métricas no triângulo retângulo em resolução de
Situações-problemas.
QUARTA ETAPA
Nesta etapa pretende-se revisar os seguintes conteúdos:

Reconhecer expressões numéricas e expressões algébricas;
Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica;
Identificar o coeficiente e a parte literal de um monômio;
Escrever sentenças matemáticas;
Equacionar problemas do primeiro grau;
Resolver e interpretar problemas do primeiro grau;
Relacionar equações com o dia-a-dia;
Resolver algebricamente um sistema de equações do 1º grau
Pelo método da adição;
Interpretar problemas com duas incógnitas relacionando-os
Com o cotidiano montando um sistema de equações;
Resolver os sistemas e interpretar as respostas;
Conhecer o método geométrico no plano cartesiano para
Resolver sistemas de equações do 1º grau.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este projeto de reforço será flexível, tendo em vista as dificuldades de cada aluno e será ministrado de acordo com a  orientação do professor titular da disciplina de matemática, tendo em vista que ele é o profissional capaz de diagnosticar com mais clareza as dificuldades  de cada aluno. Sendo flexível, ainda, por ter assunto no conteúdo acima especificado que às vezes o aluno já domina e assim o importante é superar as dificuldades e não dar aula de todo o conteúdo, ficando essa tarefa para o professor de sala.


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